Pesca Esportiva, seu e-mail fará a diferença!

Pescadores,

É prudente neste momento termos cuidado com as ações, pois há muitos interesses envolvidos. Uns não querem largar a comodidade de exercer uma pesca arcaica, mesmo que com isso comprometa o estoque de peixes de nossos rios e lagos.
O mundo mudou e o Brasil mudou junto, hoje somos muitos, e estamos alojados em grandes comunidades onde a busca desenfreada pelo consumo atropela os recursos naturais.
É prioridade modernizar o sistema de produção de alimentos, tanto no campo como na água, é inaceitável hoje no Brasil um Ministério fomentar o extrativismo como alternativa na obtenção de alimentos.
Tenho acompanhado de perto o que vem acontecendo dentro e fora do Ministério da Pesca e Aquicultura, uma parte significativa de técnicos ligados a pesca “artesanal” vem BOICOTANDO todas as atividades exercidas no sentido de propagar e desenvolver a Pesca Esportiva. Esse grupo é tão forte politicamente que tem acesso a todos os textos e deliberações envolvendo a pesca amadora e, simplesmente INTERFEREM de forma aviltante nos textos onde há por menor que seja a possibilidade de avanço da Pesca Esportiva. Desenvolver a Pesca Esportiva como CATEGORIA significa reconhecer uma atividade PROFISSIONAL dentro da pesca amadora, profissional sim, pois, há muitos que hoje vivem da Pesca Esportiva e outros que poderiam transformar esta atividade em um negócio rentável. Então? Qual é o problema? Porque isso não é “aceitável”pelos defensores do extrativismo? Explico: Para exercermos uma atividade comercial dentro da Pesca Esportiva, precisaremos de algumas condicionantes imprescindíveis, tais como: Áreas exclusivas para exercermos nosso negócio, livres de redes e da pesca comercial. Isso é claro, diminuiria as áreas hoje usadas pela pesca comercial. Como TUDO já está degradado, diminuir essas áreas é inconcebível para esses “tecnicopoliticos” infiltrados no MPA.
Outra condicionante, seria a adoção de tamanhos mínimos e MÁXIMOS para várias espécies de peixes. Ora, se há uma restrição para o tamanho máximo, fica explicito que não poderiam os profissionais exercer sua atividade em determinadas áreas com redes, pois é sabido que rede não escolhe tamanho, mata tudo.

Toda essa trama, envolvendo a Pesca Esportiva e pesca extrativista é uma questão POLITICA, aí eu digo! Somente politicamente nós PESCADORES ESPORTIVOS AMBIENTALISTAS teremos alguma chance. Precisamos urgentemente, solicitar ao CONAPE e ao MPA que o texto final alicerçado pela última Normativa da Pesca Amadora editada pelo MPA não seja publicado à revelia de nós pescadores esportivos.

Vamos enviar emails para as pessoas que detêm o poder de decidir.

Copiem o texto abaixo e passe para esses emails, isso poderá ser decisivo para a Pesca Esportiva. Nós poderemos ser a diferença.

Coloquem no assunto: Pela Pesca Esportiva Nacional

“Aos
Secretário Executivo do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca – Conape
Francisco Veríssimo
francisco.verissimo@mpa.gov.br

Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca
Eloy de Souza Araujo
eloy.araujo@mpa.gov.br

Prezados Srs.

Nós amantes da Pesca Esportiva, estamos ansiosos por notícias sobre a proposta de Instruções Normativas que tratam das normas gerais e dos procedimentos de registro da pesca amadora brasileira que está por vir. Devido a essa expectativa nos manifestamos por entender que:

É necessário uma política voltada para manutenção do peixe vivo nos rios e lagos para o desenvolvimento de um negócio sustentável que é a Pesca Esportiva. Uma atividade capaz de criar empregos dignos e gerar renda, que o maior beneficiado desta cadeia ecológica, será o meio ambiente.

Para que tudo o que almejamos seja viável, será necessário determinar por lei o tamanho mínimo e MÁXIMO das espécies capturadas, assegurando principalmente, uma genética de grandes peixes para as gerações futuras. Também, será necessário áreas de pesca amadora e esportiva livres de redes e da pesca comercial, para que o negócio da Pesca Esportiva se desenvolva forte cumprindo seu papel social.

Despedimos-nos lembrando que:

A Pesca Esportiva é a atividade maior aliada do meio ambiente.

Pescadores Esportivos do Nordeste do Brasil.
www.pescanordeste.com.br

Comentários fechados.

Sobre o autor

Marlúcio Ferreira

 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram