Xaréus da praia de Boa Viagem

Esta matéria é um complemento da “Camurins e Camuripins da praia de Boa Viagem“, pois vamos falar do mesmo local, mas de um peixe que considero fantástico e extremamente esportivo: O Xaréu

Recentemente com a ajuda do Rafael Monteiro fui apresentado aos Xaréus de Boa Viagem, confesso que até então não tinha tido sucesso na pescaria deste peixe nesta praia e, como dito na matéria anterior, fiquei sempre bitolado aos Camurins (Robalos) e Camurupins (Tarpons). Mas, vivendo e aprendendo!

Os horários e marés para a pesca do Xaréu são bem diferentes das utilizadas para os Camurins/Camurupins, temos mais ações no amanhecer e entardecer, sendo este último o que tem tido mais resultados. As marés mais indicadas são as de luas de quarto, conhecidas como marés mortas e, preferencialmente, na enchente, o que torna a pescaria além de emocionante nas ações, perigosas, pois ficamos tomando pancada de ondas em cima dos arrecifes encobertos e bem próximos dos locais de ataques dos famosos tubarões de Boa Viagem.

No final da primavera e verão é possível ver os Xaréus nadando nas ondas caçando as Saúnas e Tainhas, além dos ataques cinematográficos na superfície da água, tornando a ansiedade e expectativa da captura de um exemplar mais excitante. Não é raro ter ataques bem próximo de você (2m), pois os Xaréus vem acompanhando a isca, dando as famosas “rabadas” e quando sentem que o arrecife está próximo decidem o ataque final e fulminante.

As varas mais indicadas são de ação rápida e de 6’6” a 8′ (1,98m a 2,40m), pois os arremessos devem ser longos. Carretilhas ou Molinetes que suportem no mínimo 150m de linha 0,35 ou 0,40mm. As iscas mais eficientes são as de superfície como as Litte/Big Bob, Atracker, Dr Spock, Xavantes, Gladiador, entre outras.

Aconselho utilizar um colete salva-vidas, pois em caso de queda você não afundará e baterá contra os arrecifes. Também é importante levar uma luva para não se furar nos espinhos do rabo do Xaréu.

Considero hoje o Rafael Monteiro como um dos pescadores com mais conhecimento sobre a pesca do Xaréu e Boa Viagem como o local mais propício para a pesca deste peixe com iscas artificiais.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Chrony Joseph

Idealizador do Pesca Nordeste 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram