Peixe amazônico dizima espécies do Pantanal

O embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/17  Mensagempor Alexandre Cardoso » 17/08/2008 - 09:55:36

A introdução do Tucunaré é realmente altamente prejudicial em águas paradas tipo lagoas, represas e lagos, estou tentando lembrar o nome do maior estudioso do Tucunaré, que é um europeu, estou tentando inclusive pesquisar no google sobre o assunto mas até o momento não consegui achar, segundo ele, a introdução do Tucunaré em rios pantaneiros, no primeiro momento pode levar a uma decaída de espécies forregeiras, mas que tende a se estabilizar pois do mesmo modo os filhotes de Tucunaré são predados por outras espécies predadoras também, mas que segundo ele o Tucunaré não é tão eficiente na caça de peixes em áreas de água corrente, fazendo com que o dourado, cachorra e bicuda sejam bem mais predadores do que ele.

Aqui no nordeste o DNOCS já fez a besteira de introduzir espécies não nativas em praticamente todas as barragens nordestinas, no qual cito as seguintes espécies: Tucunaré (amazônico) Apaiari(amazônico) Tambaqui(amazônico) Carpa(asiática) Tilápia(africana) Corvina/Pescada de água doce(amazônica) Jacunda(amazônica), infelizmente só o Tucunaré é único vilão por ser o único alienígena altamente predador, que "felizmente" para o pescador esportivo é uma realidade.

Mas como falei antes, tá me parecendo mais campanha (e olha que é época de eleição) para ganhar votos de pescadores profissionais e amadores e estruturas pesqueiras que incentivam a matança não só do Tucunaré como de todas as espécies pantaneiras valiosas comercialmente. Esse pessoal pouco está se importando com a questão ecológica nisso tudo.

Esta é minha opnião.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#17/17  Mensagempor Ferreiro_AL » 17/08/2008 - 10:14:45

Pesquisa interessante, mas devemos lembrar que o pantanal é uma planície de inundação, rica em campos inúndáveis e lagoas. Ambiente bem favorável ao Tucunaré.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Anterior

Voltar para Tucunaré

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron