Recorde mundial do Tucunaré Pinima batido pelo TBFT

O embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Moderador: Moderadores

Recorde mundial do Tucunaré Pinima batido pelo TBFT

Postagem Número:#1/21  Mensagempor Sgambatti » 16/03/2012 - 06:53:39

Fala parceiros, posto aqui para conhecimento o relato de um de nossos integrantes que bateu nesse último final de semana no Castanhão-CE o record mundial do Tucunaré Pinima, esse com mais de 11, 5 kg, uma Jaca! Abaixo o post e o bruto! Está em faze de homologação no IGFA.

Tinha tudo para não dar certo, pois já estava tudo marcado de sairmos quinta feira as 17:00, mas deu os horários e nenhuma resposta. Com isso, nosso amigo Fábio desistiu e nós estávamos certos de desistir também por causa desse impasse, pois já era 19:00 hrs de quinta feira e nenhuma resposta. Quando pensei que tudo já estava perdido, recebi a ligação do chefe confirmando a liberação. Então tratamos de nos arrumar o mais rápido possível para partimos pois já estava muito tarde e assim fizemos.

Liguei para todos os guias e todos já estavam agendados, mas o Gilmar nos indicou Daniel que é mais um novo guia da barragem que foi treinado por ele e seu irmão Gil. Com o guia agendado para gente, ficamos mais tranqüilos e tratamos de pegar a estrada. Chegamos lá por volta de 00:00 de sexta feira e nos encontramos com a galera do Jampa fishing (Janjão e Cia), onde ficamos na mesa tomando umas pra relaxar. Quando percebi já era 04:20 da manhã. Então resolvemos nos recolher para um cochilo pois as 5 nosso guia estaria na pousada para partimos. Mas o cochilo foi ate as 10, rsrsrs... Pereirinha nos informou que só faltou por abaixo a porta do quarto e ninguém acordou. Depois que acordamos desesperados, tentamos de todas as formas conseguir o tel do Daniel e nada. Ai liguei para o Gilmar e pra minha surpresa o mesmo atendeu dizendo que a pessoa que estava agendada com ele tinha desistido. Então não pensei duas vezes e o chamei para ir conosco. Então ajeitamos as tralhas e corremos para pegar Gilmar em sua casa. Mas como a pressa é inimiga da perfeição, percebi que tinha esquecido minha bolsa com as iscas e a máquina, mas só percebi isso no meio do açude. Então como não tinha nada a perder peguei a maior isca da caixa do Léo (inna 135), pois nem que eu não pegasse nenhum, eu não queria pegar peixe pequeno. Mas o resultado foi incrivelmente o que eu esperava. Logo na nossa primeira batida engatei um pacão de 6lbs e logo em seguida no mesmo local senti um tranco muito forte, mas infelizmente não ferrou. Como já estava na hora do almoço, resolvemos dar uma parada e nos encontrar com a galera do Jampa Fishing para almoçarmos juntos. Como tínhamos pescado pouco, resolvemos voltar logo pra água pois o verme era grande, rsrsrs. Não muito longe de onde paramos para comer, Léo Chines engata um lindo pinimão de 8lbs. Cadê a máquina meu deus?! E logo depois, poucos metros de onde o Chines pegou o dele, eu engato um bichão de 9lbs que pela briga pensei que fosse peixe maior, pois deu muito trabalho para Gilmar (o fenômeno, rsrsrs) tirar. Mais uma vez a maquina fez falta. Partimos para um outro local onde Gilmar disse que outro de atrás tinha visto um casal enorme. Chegamos lá e começamos a trabalhar e no meu terceiro arremesso o bichão entra e corre para fundo se tacando nas galhadas. Quando recolho a isca, a mesma veio ferrada com um galho. Logo depois fomos obrigados a encerrar a pescaria, pois uma forte chuva com raios nos pegou de surpresa. Como a isquinha (inna 135)fez muito sucesso, fui ate a casa do Lúcio, ver se ele tinha uma para me emprestar. Como já esperava, o homem tinha duas dela e me cedeu uma, pois o Chines não ia mais emprestar a dele, hehehe. Com a isca na mão fiquei tranqüilo e fomos jantar e dormir cedo, pois o dia seguinte prometia (e como).

No segundo dia a pescaria seria curta pois tínhamos um compromisso com a galera do grupo TBFT. Uma videoconferência estava marcada para as 14:00 e nós íamos pescar até as 12:30. Caimos na água logo cedo e assim os trabalhos. Nos primeiros pontos os peixes pequenos não davam trégua, mesmo nas iscas grandes. Mas tive a sorte de acertar numa filhotada e assim capturando uma fêmea de 5lbs que rapidamente foi solta. Partimos para um outro local e ai sim, acertamos a mão. Com poucos arremessos chinês engata um bruto a poucos metros do barco, que com uma tirada de linha impressionante a estoura deixando todos nós com cara de espanto. Depois de alguns palavrões o silêncio tomou conta de nós, mas por pouco tempo. Logo em seguida, engatei um bichão de 9lbs que fez a alegria de todos no barco. O tempo passava rápido e a preocupação aumentava pois não poderíamos faltar a reunião. Então fomos tentar o último ponto porque já era 12:00. Chegamos no local e depois de vários pinchos, segue um bruto na isca do chinês, mas ficou assim mesmo. Quando já tinha tudo pra não dar mais em nada, resolvo dar mais um arremesso meio que despretensioso, quando de repente uma rabanada levanta uma enorme onda. O susto foi grande que chamou a atenção de todos. As pernas tremiam mais que vara bamba e o coração quase que sai pela boca, já não conseguia mais nem falar vendo aquilo sacudindo a cabeça para fora da água. Mas a ficha caiu e foi quando percebi que aquilo era algo descomunal e tratei de me acalmar e trabalhar o peixe com a ajuda do Gilmar no elétrico. Depois de alguns minutos de aflição o peixe pranchou e conseguimos segura-lo com o boga grip. Com a luta já estava ganha, ficamos extasiados com aquela visão. Se tratava de um tucunaré de mais de 11kg que pesou 26lbs, recorde na barragem em pesca com iscas artificiais. A alegria de todos foi imensa, mas o que me marcou mais foi Gilmar olhando para o céu e agradecendo a Deus pelo que tinha passado, pois sabia que um dia ia passar pelo que passou.

Galera foi o dia mais feliz da minha vida em pescarias, não só pelo recorde, mas também em quantidades de ações de peixes grandes.

Quero agradecer em primeiro lugar ao Gilmar (o fenômeno) que me colocou em pontos espetaculares, ao amigo Léo pela sua parceria, ao amigo Lúcio por ter emprestado a isca mágica, que não devolvo mais, rsrsrs, ao Pereirinha proprietário da pousada O Pereira, mais conhecido como Cleitim da Amarok, kkkkkk e a família TBFT por permitir compartilhar toda essa felicidade.
Abraço a todos!


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O record...
Imagem
Imagem
Imagem

ps: Relato publicado a pedido do amigo Romulo, que não estava conseguindo publicar... Parabéns parceiro...
Imagem
Avatar do usuário
Sgambatti
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 20
Mensagens: 88
Registrado em: 15/06/2008 - 10:14:56
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/21  Mensagempor CJefersson » 16/03/2012 - 08:12:41

Mas que bicho bonito.
Avatar do usuário
CJefersson
Galo
Galo
 
Tópicos: 6
Mensagens: 42
Registrado em: 17/01/2012 - 11:40:44
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/21  Mensagempor R4f4o » 16/03/2012 - 08:36:02

Excelente relato e mais ainda, a pescaria! Meus parabéns cara pelo record! :wink:
Avatar do usuário
R4f4o
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 20
Mensagens: 234
Registrado em: 06/04/2010 - 13:25:05
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/21  Mensagempor Moisés » 16/03/2012 - 10:01:51

Parabéns meu nobre, belo exemplar.
Pescar é arte, pegar o peixe ai é que são elas...
Avatar do usuário
Moisés
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 7
Mensagens: 98
Registrado em: 15/12/2011 - 12:23:20
Cidade/Estado: Garanhuns/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/21  Mensagempor Surfista-Pescador » 16/03/2012 - 10:21:13

Parabéns pescadores.
Avatar do usuário
Surfista-Pescador
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 43
Mensagens: 943
Registrado em: 07/10/2008 - 21:03:58
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/21  Mensagempor Fabricio Maciel » 16/03/2012 - 10:46:40

Salve salve Rodrigo,

Esse é um feito para ser dito aos 4 cantos, ainda mais quando o felizardo é uma pessoa do naipe de Rômulo, não tinha pessoa mais qualificada para ter feito essa proeza, parabens a ele e a todos vocês do TBFT.

Grande abraço.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Avatar do usuário
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro
 
Tópicos: 208
Mensagens: 1530
Registrado em: 28/09/2008 - 12:17:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#7/21  Mensagempor Beto » 16/03/2012 - 13:21:25

Tucunaré de responsa. Parabéns!
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#8/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 17/03/2012 - 13:18:58

Já tinha visto a foto no Facebook.
Sem dúvida o Castanhão é a amazônia nordestina. Antes deste feito fabuloso já estava planejando uma pescaria com o Marcos Réia para lá. Depois dessa então... Só vai ser difícil mesmo conseguir guias disponíveis.

Parabéns ao Rômulo e obrigado Rodrigo por postar o relato. Fico feliz que esse peixão tenha sido pego por vocês, pois sei que essa bela matriz foi preservada.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#9/21  Mensagempor Sossegado » 17/03/2012 - 21:30:02

Parabéns... show de Tucuna e de relato... muito bom

Vlw
em busca da pescaria perfeita...
Avatar do usuário
Sossegado
Agulha
Agulha
 
Tópicos: 1
Mensagens: 7
Registrado em: 04/03/2010 - 18:19:51
Cidade/Estado: João pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/21  Mensagempor Fernando Rego » 17/03/2012 - 23:01:38

Parabens pescador!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#11/21  Mensagempor Willames » 18/03/2012 - 09:55:51

Parabéns pelo grande feito, valeu Romulo :wink:
Imagem
"Enquanto se tenha ao menos um amigo, niguém é inútil"
Avatar do usuário
Willames
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 11
Mensagens: 872
Registrado em: 25/08/2006 - 22:21:45
Cidade/Estado: Bayeux/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/03/2012 - 17:15:46

Só queria mudar algumas palavras do meu primeiro post.

Soube que o espécime foi abatido para os trâmites da homologação do recorde. É uma pena, pois não é mais necessário abater um espécime para homologação de recordes, Bastaria pesá-lo, medir o comprimento, circunferência, tirar fotos, inclusive do peixe ao lado de algum objeto que sirva de referência para o tamanho, testemunhas, e depois, soltá-lo. Talvez esse procedimento não seja 100% seguro para homologação por parte da IGFA, mas para minha pessoa, apenas as fotos já seriam suficientes para eterniza-lo em minha memória. Vejam bem, não estou criticando, não quero gerar polêmica. Talvez o pescador não tinha fita métrica disponível na hora da capitura, ou queria embalsamá-lo depois da homologação para recordação etc... etc... Quem pega o peixe tem direito de fazer o que quer com ele. Infelizmente a matriz foi abatida e não passará sua bela genética à futuras gerações. Mas pelo menos alguns estão felizes, que dizem que o tucunaré é uma espécie invasora, altamente predadora e tem que ser eliminada de nossas represas.

De qualquer modo, continuo parabenizando pelo feito, pois um peixe desse tamanho é muito difícil de capturar, ainda fora de seu habitat natural. Talvez exemplar desse porte nunca mais veremos em nossas vidas, nem vivo nem morto.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#13/21  Mensagempor Marcão » 20/03/2012 - 17:46:28

Bem, já tinha parabenizado no Facebook o autor da captura e comentado que ainda bem que o peixe tinha caído em mãos certas. Vejo que me enganei, mas o que é escrito e falado não pode ser modificado.
Fiquei algo decepcionado com o fato, ainda não sei nem se é verdade, principalmente por ter sido feito por um grupo cujo foco principal é a preservação do Castanhão e outros pesqueiros.
Se não for verdade, me desculpem, se for, lamento.
É uma pena que nos dias de hoje palavras como "record" e "cota" ainda ocupem espaço na tralha dos pescadores.
E me parece também que não é mais preciso matar o troféu para homologar records.
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#14/21  Mensagempor Leonardo Maia » 20/03/2012 - 21:06:00

galera é o seguinte vcs estão falando coisas que não sabem, eu sou um dos pescadores que estava com o Romulo quando ele pegou esse peixe. na captura o peixe embuxou a isca. Tentamos de tudo para recuperar o peixe, passamos mais de 40 minutos tentando recuperalo sem exito, temos tudo filmado. somos totalmente praticantes do pesque e solte. ABRAÇO
Avatar do usuário
Leonardo Maia
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 2
Registrado em: 16/03/2012 - 08:59:30
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/21  Mensagempor Marcão » 20/03/2012 - 22:03:33

Concordo com você. Falamos coisas que não sabemos porque não nos foi dito. As fotos contidas no relato induzem a pensar que o peixe foi solto, tanto que elogiei a atitude no Facebook, e ao saber que o peixe morreu me decepcionei, apenas isso.
Não estou sendo irônico, conheço o grupo de vocês e o trabalho que fazem, mas me permita dizer que no presente caso faltou transparência. ABRAÇOs.
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Próximo

Voltar para Tucunaré

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron