Estão proibindo a pescaria na praia do Paiva! VERGONHOSO!!!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Estão proibindo a pescaria na praia do Paiva! VERGONHOSO!!!

Postagem Número:#1/12  Mensagempor Fernando » 10/11/2014 - 12:04:47

Olá pessoal! Gente, lembro-me que já havia comentado com alguns colegas aqui do forum sobre a proibição da pesca na praia do Paiva, coisa que já estava acontecendo de maneira sorrateira e gradativa, por sinal, há uns 4 anos atras fui vítima de uma situação constrangedora na qual fui proibido de adentrar na praia para pescar. Na ocasião estava de carro com minha filha mais velha e minha esposa, quando mesmo antes de abrirmos o carro para descer num determinado ponto da praia, fomos abordados por dois seguranças de moto, os quais, me obrigaram a sair do local e ir para uma outra praia ao lado ( Itapuama ), afirmavam eles, que estavam seguindo ordens. Bem,lamentavelmente parece que agora a coisa engrossou, pois hoje pela manhã encontrei um velho amigo de pescaria e ele me disse que na semana passada estava pescando em Itapuama, quando um grupo de pescadores se aproximou dele e disse que haviam saido do Paiva naquele instante pois foram proibidos pelos seguranças de pescar naquele local. Já venho a um certo tempo observando que a praia está tendo seus acessos fechados sorrateiramente para não chamar a atenção da mídia e dos orgãos competentes, neste caso, a Marinha do Brasil. Hoje pela manhã entrei em contato com o moderador Fernando Rêgo relatando o fato e tentando disseminar aos colegas essa desagradável notícia, chegamos a concluir que seria interessante abrirmos um tópico para exposição e apreciação do assunto em questão e colocarmos a "boca no trombone"! Isso claro, por meios legais. Bem, está aberto aqui o espaço e acredito que o assunto é do interesse da maioria, pois se trata do nosso "espaço comum e público" e a todo cidadão nordestino. Quem tiver algum conhecimento com os orgãos de Marinha ou alguma influencia em algo relativo, fique a vontade e expresse aqui a sua indignação e juntos, vamos de encontro a essa vergonhosa situação. Conto com vocês!!
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#2/12  Mensagempor BrunoCN » 10/11/2014 - 12:24:34

Realmente é lamentável uma situação como esta! Absurdo!
Avatar do usuário
BrunoCN
Camurupim
Camurupim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 494
Registrado em: 10/02/2012 - 17:37:21
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 16 vezes

Postagem Número:#3/12  Mensagempor Chrony Joseph » 10/11/2014 - 16:27:57

Bom, não encontrei o tópico, mas já postamos algo sobre a "regulamentação" do uso da praia do Paiva (BrunoCN se souber do tópico me avisa), e, como comentei na época, era de se esperar tal postura por parte dos moradores, embora não concorde, mas os inocentes pagam pelos pecadores. :evil:

10385388_767783603245044_873408148181390399_n.png
Regras Paiva
10385388_767783603245044_873408148181390399_n.png (549.83 KiB) Exibido 15738 vezes

Fonte: Diário de Pernambuco

NOVAS REGRAS AMBIENTAIS NA PRAIA DO PAIVA

Orla localizada no litoral sul foi dividida em três setores, com normas específicas de conservação, como a proibição do frescobol e de mexer em ovos de tartaruga.

Confira o infográfico com as principais informações sobre o assunto. A matéria na íntegra você confere no caderno Local, no Diario de Pernambuco desta quarta-feira.


unnamed34-624x356.jpg
Jamildo
unnamed34-624x356.jpg (27.42 KiB) Exibido 15738 vezes

Fonte: Blog de Jamildo

Ordenamento da orla da Reserva do Paiva cria uma série de restrições

Pela primeira vez, uma praia de Pernambuco recebe um projeto de ordenamento que abrange desde o monitoramento do meio ambiente até as atividades permitidas no local.

Com o nome A Reserva Preserva, o projeto desenvolvido pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), junto à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na praia do Paiva, litoral sul do Estado, visa estimular mudanças de comportamento dos usuários da praia para preservar o meio ambiente.

O ordenamento se baseia nas leis municipais nº 2.513/09 e nº 2.602/10 e prevê a divisão da praia do Paiva em setores.

Placas informativas foram instaladas para especificar o que é permitido ou não em cada setor.

Seguindo a determinação das leis municipais no 2.513/09 e no 2.602/10 que tratam, respectivamente, sobre a política ambiental do Cabo de Santo Agostinho e sobre o uso e gestão da orla da Reserva do Paiva, o Projeto A Reserva Preserva divide os 8,6 km de praia nos setores Enseada, Península e Corais para sensibilizar os frequentadores sobre os cuidados necessários para o contato com as espécies, a vegetação e os minerais presentes nessas áreas.

A proibição de jogar lixo na praia, praticar pesca predatória, ouvir som acima do volume permitido, manipular alimentos em equipamentos de cocção e estar acompanhado de animais (exceção para deficientes visuais) são regras comuns aos três setores.

No entanto, como cada área possui particularidades, outras normas foram estalebelicidas pelas leis municipais. O setor Península, identificado na praia com a cor amarela, corresponde à área de proteção de tartarugas. Por isso, as placas sinalizam para os usuários não ultrapassarem as cercas de proteção de ninhos, não manipularem os animais e seus ovos, não praticarem esportes e não direcionarem refletores para a praia. Já no setor Corais, identificado com a cor vermelha, também é proibida a prática de esportes, mas, além disso, o frequentador da praia não pode pisar nos recifes de corais e fixar estruturas, como guarda-sol e cadeira, nos mesmos.

Entre as permissões comuns aos três setores está a prática de comércio ambulante devidamente licenciado pela Prefeitura do Município do Cabo de Santo Agostinho. A prática de esporte é liberada no trecho Enseada – identificado com a cor verde. Além de placas, o plano de ordenamento da orla ainda engloba bandeiras para identificação de início e fim de cada setor e equipe de fiscais orienta e monitora para apoiar o cumprimento do plano.

Para que haja total entendimento do mapa de preservação da praia do Paiva, a AGRP e a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho convocaram moradores do bairro planejado e membros das comunidades de Itapuama, Xaréu, Gaibu e Enseada dos Corais para uma apresentação.

O objetivo é sensibilizá-los quanto à importância da colaboração para a preservação do meio ambiente local.

“O Projeto A Reserva Preserva é uma iniciativa que visa estabelecer a convivência exemplar entre a natureza e o homem, buscando a preservação ambiental por meio da participação dos cidadãos”, diz a empresa.


Fonte: Diário de Pernambuco

Novas regras ambientais na Praia do Paiva

Orla foi dividida em três setores, com normas específicas de conservação, como a proibição do frescobol e de mexer em ovos de tartaruga

Há dois anos, a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, recebia cerca de quatro mil visitantes em épocas de pico. No verão deste ano, a visitação dobrou. A conclusão dos empreendimentos previstos para a reserva de 526 hectares trouxe moradores e atraiu os turistas, caracterizando a praia como novo point do litoral. Para evitar impactos ambientais decorrentes desse movimento, a área 8,6 km será divida em três zonas, no qual serão aplicadas regras de uso e ocupação.

A partir deste mês, a Praia do Paiva está sendo dividida entre os setores Corais, Enseada e Península. A classificação segue critérios de preservação ambiental, levando em conta a manutenção dos corais e a época de desova das tartarugas marinhas, e impõe limitações aos frequentadores. Algumas providências são de praxe neste tipo de ambiente, como a proibição de jogar lixo e usar som além do volume permitido. Outras restringem a permanência de pessoas sobre os corais, a preparação de alimentos na praia e a prática de esportes em alguns trechos da faixa de areia.

“O zoneamento está em discussão desde 2008, quando os emprendimentos começaram a ser construídos. Mas notamos uma frequência maior de pessoas agora e queremos agir para garantir a convivência pacífica entre frequentadores e natureza”, afirmou o coordenador de operações da Associação Geral da Reserva do Paiva, Gabriel Belmonte.

Dois tipos de placas serão afixidas ao longo da orla para facilitar a identificação dos setores. Serão 24 placas de zoneamento, colocadas na entrada das ruas de acesso à praia, e 21 educativas, com as principais regras para cada setor. Outras 80 bandeiras também serão espalhadas a cada 100 metros de areia.

A partir de setembro, seis fiscais da prefeitura fiscalizarão a praia, das 8h às 17h. O descumprimento das regras pode gerar de advertência a multa de R$ 400 a R$ 20 mil.
O zoneamento incluirá ainda um cadastramento de comerciantes para atuar em barracas e, posteriormente, quiosques fixos. O ordenamento foi visto com bons olhos pela turista mineira Michele Cardoso, 33. Ela parou por acaso na reserva com amigos quando tentava acessar as outras praias do Cabo. “Uma hora as pessoas acabam descobrindo a praia. Então é bom que haja ordenamento para garantir a preservação”, disse.

Dois parques estão previstos para a reserva. Um deles, o Parque da Lagoa, com 4,4 hectares, ficará pronto até o fim do ano. O outro, o Parque do Paiva, na altura da sede da Associação, só deverá ficar pronto em 2017.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#4/12  Mensagempor Fernando Rego » 10/11/2014 - 21:15:49

Precisamos tomar ciência desta novas leis de ordenamento, pois pelo que entendi, as áreas dos setores de Enseada, a prática de esportes é permitida e a modalidade pescaria é categorizado com esporte.
Não entendi como se pode simplesmente, proibir, se toda aquela área é pública, mas em se tratando de projetos de ordenamento e monitorização, como se constrói tantas casas, fazendo com que muitos e mutos coqueiros daquela reserva, fossem derrubados, para construção imobiliária! E agora, como entender isso!
Para estes tipos de construção é necessário a implantação de saneamento básico, com água e esgotos totalmente canalizados e para onde são jogados todos os dejetos sanitários daquele empreendimento?
Tudo isto tem que ser observado e analisado, antes que sejam tomadas medidas tão rigorosas!
Posso até estar me equivocando à respeito do escoamento sanitário, mas é difícil de acreditar, que estas medidas foram tomadas à risco.
Resta-nos, fiscalizar e procurar os órgãos competentes, para elucidar todos estes fatos à serem explanados com muta clareza.
Sabemos que nossa orla, deve ser preservada, mas restringir e proibir arbitrariamente, é complicado.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#5/12  Mensagempor Fernando » 11/11/2014 - 00:52:12

Bem, é tudo uma beleza, mas acredito que a maneira que estão se utilizando dessa "ordenação" está precisando de um olhar mais desconfiado. Na próxima quinta estarei indo pescar por lá, ficarei na área permitida para tal atividade e espero não ter surpresas desagradáveis... Espero... :roll: :roll: :roll: :!: :!: :!:
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#6/12  Mensagempor Zadig » 11/11/2014 - 08:51:57

No último domingo pesquei lá, na área da península, e não tive problemas. Os seguranças de moto inclusive passaram por mim e não disseram nada. Será que o problemas que os pescadores estão encontrando não são para estacionar o carro? Se for isso, o problema seria outro e que nós já conhecemos bem: a construtora está fazendo tudo que está ao alcance dela para dificultar o acesso de não moradores à praia. Não concordo com isso, mas, por outro lado, tenho que reconhecer que a população, infelizmente, avacalha. No último domingo mesmo vi pessoas com motos, bicicletas, fazendo "farofa" e, obviamente, largando o lixo na areia da praia, mesmo com lixeiras próximas.
Avatar do usuário
Zadig
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 11
Mensagens: 93
Registrado em: 18/01/2013 - 20:39:03
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#7/12  Mensagempor Fernando » 11/11/2014 - 10:06:20

Zadig, não há ligação nenhuma com estacionamento, pois logo após o stand de vendas existe uma área delimitada para tal. É fato que uma pequena fração da população ainda peca quando o assunto é "preservação," "higiene", "respeito ao público e ao privado" e por aí vai. Mas isso é coisa que se resolve a partir de politicas publicas sérias e que não alcancem apenas uma fração ínfima da sociedade. Veja, o fato das pessoas sujarem a praia não pode ser um argumento que induza a uma proibição ou cerceamento do direito constitucional de se utilizar o espaço público e a praia é o tal espaço comum a todo cidadão e independe se for no paiva ou em outra praia do nosso litoral.
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#8/12  Mensagempor Zadig » 11/11/2014 - 10:40:28

Entendi, Fernando, então realmente o buraco é mais embaixo. Concordo com você e acho inclusive que os tais seguranças que a gente tá acostumado a ver por lá deveriam cuidar exatamente dessas questões relacionadas a sujeira etc., mas parece que o objetivo é mais passar uma impressão de segurança aos moradores do condomínio.
Avatar do usuário
Zadig
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 11
Mensagens: 93
Registrado em: 18/01/2013 - 20:39:03
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#9/12  Mensagempor MagnumSeixas » 18/11/2014 - 17:32:22

Pessoal, não sei se estou sendo ignorante da minha parte. Mas está escrito "pesca predatória". Portanto, acredito que nós pescadores esportivos não seremos proibidos. Entendo como predatória o uso de redes, arpões e etc... Isso eu tenho que concordar... Agora quanto aos acessos, realmente fui lá esses dias e eles estão fazendo gradativamente isso. Mas não será por muito tempo. Pois o projeto de zoneamento do Paiva prevê acesso à praia. Isto é constitucional. Inclusive, as próprias vias do pedágio tem as saídas prontas, faltando apenas as vias que serão feitas a medida que as zonas forem ocupadas. Em caso de qualquer constrangimento ou intimidação devemos acionar o 190 imediatamente e registrar queixas na delegacia e no ministério público. Essa é a forma correra de agir nessas situações. Não podem impedir o acesso.
Avatar do usuário
MagnumSeixas
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 3
Mensagens: 26
Registrado em: 31/01/2013 - 16:50:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/12  Mensagempor Chrony Joseph » 18/11/2014 - 17:39:18

MagnumSeixas, o problema não é a sua (nossa) ignorância, mas sim de que está fiscalizando. Para eles pesca predatória é toda e qualquer pesca! Devolvendo ou não o peixe ao mar... :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#11/12  Mensagempor MagnumSeixas » 18/11/2014 - 17:40:12

É fogo mesmo...

Isso tem dedo desse povo metido a dono do mundo que tá chegando por lá...

Acho que podíamos marcar um encontro la como forma de fortalecer e marcarmos presença no local.
Avatar do usuário
MagnumSeixas
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 3
Mensagens: 26
Registrado em: 31/01/2013 - 16:50:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/12  Mensagempor Fernando » 18/11/2014 - 18:34:19

Chrony Joseph escreveu:MagnumSeixas, o problema não é a sua (nossa) ignorância, mas sim de que está fiscalizando. Para eles pesca predatória é toda e qualquer pesca! Devolvendo ou não o peixe ao mar... :wink:

MagnumSeixas escreveu:É fogo mesmo...

Isso tem dedo desse povo metido a dono do mundo que tá chegando por lá...

Acho que podíamos marcar um encontro la como forma de fortalecer e marcarmos presença no local.

Magnum, essa questão é meramente interpretativa, imagine você sendo abordado por um "fiscalzinho xiribaba da prefeitura", ávido por mostrar serviço, com toda a certeza você vai ter dor de cabeça. :!:
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron