Porto Sul inclui programas para fortalecer a pesca

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Porto Sul inclui programas para fortalecer a pesca

Postagem Número:#1/1  Mensagempor Chrony Joseph » 03/11/2011 - 16:22:39

Fonte: Tribuna da Bahia

Programas que irão monitorar a pesca em Ilhéus e apresentar medidas para fortalecer o setor pesqueiro na região estão entre as medidas sugeridas no Estudo de Impactos Ambientais (EIA) do Porto Sul, como forma de mitigar os impactos do empreendimento do Governo da Bahia. O assunto foi abordado nesta quarta-feira (26), na sede da colônia de pescadores Z-34, num encontro entre representantes do Estado, Bahia Mineração e pescadores cadastrados na colônia, situada na zona norte ilheense, e membros da Z-18, de Itacaré.

O Governo participou da reunião por meio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Relações Institucionais (Serin) e Casa Civil. No evento, onde foram transmitidas informações do Relatório de Impactos Ambientais do Porto Sul, o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, ressaltou que os estudos antecipam os impactos positivos e negativos do empreendimento e, para cada um destes, apontam medidas mitigadoras, ou seja, aquelas que atenuam ou até mesmo anulam os impactos negativos. Para a pesca, o estudo aponta a necessidade de se desenvolverem programas de monitoramento, o que já está na pauta do governo e do parceiro privado do Porto Sul, a empresa Bahia Mineração. Também presentes à reunião, representantes da Bamin explicaram que o monitoramento é “dinâmico e ativo”, pois prevê ações para incentivar a área da pesca.

Albagli mencionou projetos já desenvolvidos pela Bahia Pesca em outras partes do litoral baiano, como a instalação dos chamados atratores de pesqueiros. “Já temos tecnologia e pessoal capacitado para implantar esses mecanismos com rapidez, em até trinta dias”, ressaltou. O presidente da empresa estatal observou também que portos off shore, como será o Porto Sul, acabam favorecendo a reprodução de várias espécies de pescado em seu quebra-mar, o que ocorre em terminais marítimos como os de Aracaju e Fortaleza.

Um projeto da Bahia Pesca para estimular a atividade, citado pelo presidente, foi o “Pescadores do Futuro”, cujo propósito é capacitar jovens pescadores. “O filho do pescador tem uma tendência de fugir da profissão, mas isso pode mudar na medida em que seja oferecida tecnologia e treinamento”, aposta Albagli.

Anfitrião do encontro, o presidente da Colônia Z-34, Reynaldo Oliveira dos Santos, o “Zé Neguinho”, lembrou a importância dos estudos para se evitar os mesmos impactos ocorridos após a implantação do Porto do Malhado, na década de 70. Para ele, “ao se pensar nos impactos, deve-se adotar cuidados para que o projeto beneficie por mais tempo a comunidade”.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot