Pesca Esportiva, seu e-mail fará a diferença!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Pesca Esportiva, seu e-mail fará a diferença!

Postagem Número:#1/5  Mensagempor Marlúcio Ferreira » 04/07/2011 - 10:08:43

Pescadores,

É prudente neste momento termos cuidado com as ações, pois há muitos interesses envolvidos. Uns não querem largar a comodidade de exercer uma pesca arcaica, mesmo que com isso comprometa o estoque de peixes de nossos rios e lagos.
O mundo mudou e o Brasil mudou junto, hoje somos muitos, e estamos alojados em grandes comunidades onde a busca desenfreada pelo consumo atropela os recursos naturais.
É prioridade modernizar o sistema de produção de alimentos, tanto no campo como na água, é inaceitável hoje no Brasil um Ministério fomentar o extrativismo como alternativa na obtenção de alimentos.
Tenho acompanhado de perto o que vem acontecendo dentro e fora do Ministério da Pesca e Aquicultura, uma parte significativa de técnicos ligados a pesca "artesanal" vem BOICOTANDO todas as atividades exercidas no sentido de propagar e desenvolver a Pesca Esportiva. Esse grupo é tão forte politicamente que tem acesso a todos os textos e deliberações envolvendo a pesca amadora e, simplesmente INTERFEREM de forma aviltante nos textos onde há por menor que seja a possibilidade de avanço da Pesca Esportiva. Desenvolver a Pesca Esportiva como CATEGORIA significa reconhecer uma atividade PROFISSIONAL dentro da pesca amadora, profissional sim, pois, há muitos que hoje vivem da Pesca Esportiva e outros que poderiam transformar esta atividade em um negócio rentável. Então? Qual é o problema? Porque isso não é "aceitável"pelos defensores do extrativismo? Explico: Para exercermos uma atividade comercial dentro da Pesca Esportiva, precisaremos de algumas condicionantes imprescindíveis, tais como: Áreas exclusivas para exercermos nosso negócio, livres de redes e da pesca comercial. Isso é claro, diminuiria as áreas hoje usadas pela pesca comercial. Como TUDO já está degradado, diminuir essas áreas é inconcebível para esses "tecnicopoliticos" infiltrados no MPA.
Outra condicionante, seria a adoção de tamanhos mínimos e MÁXIMOS para várias espécies de peixes. Ora, se há uma restrição para o tamanho máximo, fica explicito que não poderiam os profissionais exercer sua atividade em determinadas áreas com redes, pois é sabido que rede não escolhe tamanho, mata tudo.

Toda essa trama, envolvendo a Pesca Esportiva e pesca extrativista é uma questão POLITICA, aí eu digo! Somente politicamente nós PESCADORES ESPORTIVOS AMBIENTALISTAS teremos alguma chance. Precisamos urgentemente, solicitar ao CONAPE e ao MPA que o texto final alicerçado pela última Normativa da Pesca Amadora editada pelo MPA não seja publicado à revelia de nós pescadores esportivos.

Vamos enviar emails para as pessoas que detêm o poder de decidir.

Copiem o texto abaixo e passe para esses e-mails, isso poderá ser decisivo para a Pesca Esportiva. Nós poderemos ser a diferença.

Coloquem no assunto: Pela Pesca Esportiva Nacional

"Aos
Secretário Executivo do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca - Conape
Francisco Veríssimo
francisco.verissimo@mpa.gov.br

Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca
Eloy de Souza Araújo
eloy.araujo@mpa.gov.br

Prezados Srs.

Nós amantes da Pesca Esportiva, estamos ansiosos por notícias sobre a proposta de Instruções Normativas que tratam das normas gerais e dos procedimentos de registro da pesca amadora brasileira que está por vir. Devido a essa expectativa nos manifestamos por entender que:

É necessário uma política voltada para manutenção do peixe vivo nos rios e lagos para o desenvolvimento de um negócio sustentável que é a Pesca Esportiva. Uma atividade capaz de criar empregos dignos e gerar renda, que o maior beneficiado desta cadeia ecológica, será o meio ambiente.

Para que tudo o que almejamos seja viável, será necessário determinar por lei o tamanho mínimo e MÁXIMO das espécies capturadas, assegurando principalmente, uma genética de grandes peixes para as gerações futuras. Também, será necessário áreas de pesca amadora e esportiva livres de redes e da pesca comercial, para que o negócio da Pesca Esportiva se desenvolva forte cumprindo seu papel social.

Despedimos-nos lembrando que:

A Pesca Esportiva é a atividade maior aliada do meio ambiente.

Pescadores Esportivos do Nordeste do Brasil.
http://www.pescanordeste.com.br"
Acredito na Pesca Esportiva como meio de inclusão social, geração de renda e proteção ambiental.
Objetivo: Divulgar a Pesca Esportiva como meio sustentável e de equilíbrio do meio ambiente, com um simples lema: PESCAR PARA PRESERVAR.
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
Agulha
Agulha
 
Tópicos: 5
Mensagens: 8
Registrado em: 07/08/2010 - 13:52:10
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/5  Mensagempor Eduardo Arruda » 04/07/2011 - 11:46:12

Gostei da iniciativa!
Esse fim de semana sofri na pele as consequencias da pesca desenfreada e predatória no tópico Pacajus-CE (02/07/11) - Dia sofrido
Já envieie o email e vou divulgar pra quem puder!
Avatar do usuário
Eduardo Arruda
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 12
Mensagens: 139
Registrado em: 02/12/2010 - 19:02:14
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/5  Mensagempor Fernando » 04/07/2011 - 14:20:58

Boa Marlucio!

Com certeza essa é uma excelente iniciativa. Vou copiar o e-mail e enviar. Aqui no Cabo de Sto. Agostinho em breve teremos um problemão relacionado com a pesca esportiva, mais precisamente na PDP, é que uma das praias na qual praticamos essa modalidade, será segregada para uma certa "classe social" e eu já fui vítima disso, no ano passado eu e minha família fomos "convidados a nos retirar" de uma área, proibida para a "grande maioria"...

abs
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#4/5  Mensagempor Marlúcio Ferreira » 04/07/2011 - 19:50:05

Obrigado pelo apoio a essa causa que é de todos nós pescadores, amadores e esportivos. Tenho certeza de que o Pesca Nordeste será um grande parceiro na consolidação da Pesca Esportiva Brasileira.
Começamos nosso movimento no Triângulo Mineiro e Goiás, hoje, está disseminando por todo o país. No texto acima está escrito em poucas palavras o que realmente precisamos para desenvolver nosso esporte.

Hoje a net encurtou a distância entre nós pescadores, principalmente com sites especializados em pesca, ficamos mais fortes e organizados.

Temos que ter em mente que desenvolver a Pesca Esportiva, é preservar o Meio Ambiente.

Amigos, esse será somente o primeiro tópico de muitos outros no Pesca Nordeste.

Abraço
Acredito na Pesca Esportiva como meio de inclusão social, geração de renda e proteção ambiental.
Objetivo: Divulgar a Pesca Esportiva como meio sustentável e de equilíbrio do meio ambiente, com um simples lema: PESCAR PARA PRESERVAR.
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
Agulha
Agulha
 
Tópicos: 5
Mensagens: 8
Registrado em: 07/08/2010 - 13:52:10
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/5  Mensagempor Paulo Pescador » 09/09/2011 - 20:22:29

Também acho justo e coerente! Chega de arpões e redes! Irei enviar o e-mail!

:o Bela iniciativa! Irei também solicitar aos cadastrados no NatalPesca para fazerem o mesmo! :D
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Avatar do usuário
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)
 
Tópicos: 102
Mensagens: 927
Imagens: 2
Registrado em: 23/05/2007 - 09:27:24
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron