Arremesso com iscas artificiais

Na pesca com isca artificial, o arremesso é fundamental. Para que se tenha um bom resultado no uso de carretilhas, deve-se fazer o movimento contínuo sem pausa, usando apenas a ação da vara, sempre com o pulso, nunca use o braço para arremessar. Usando o braço, você perderá a precisão. O cotovelo deve ficar junto ao seu corpo. Para os iniciantes o ideal ao treinar é colocar uma revista de baixo do seu braço que segurará a vara, isto impossibilitará que você levante o cotovelo na hora do arremesso. Sempre que for arremessar, olhe para trás e para os lados, verificando se não há ninguém por perto. Não são nada agradáveis situações com anzóis ou garatéias cravadas no corpo. Nos olhos então, nem é preciso citar. Também o uso de óculos polarizados, além de facilitar  a visualização do peixe no ataque às iscas, protege os olhos dos raios ultravioleta e de iscas artificiais. Em barcos, a atenção deverá ser redobrada, porque geralmente nesses lugares, dispõe-se de espaços restritos, e se você não olhar antes de arremessar, criará situações de perigo tanto para você quanto para seus parceiros.

É importante adotar uma postura correta na hora dos arremessos, para que no futuro não provoque problemas como a LER(lesão por esforços  repetitivos). Posicione bem os pés e a coluna.

Over Head
(Arremesso  por cima da cabeça)

É o arremesso mais usado na maioria das situações. Para executá-la, deixe a isca de 10 a 20 cm da ponta da vara. Aponte a vara para onde você deseja arremessar. Aperte o botão que destrava o carretel. Com o dedo polegar pressione a linha no carretel e com a palma da mão virada para baixo de forma que a carretilha fique de lado e a manivela para cima. Fazendo este movimento você usara o recurso dos freios centrífugo ou magnético. Faça um movimento rápido e sem pausa, carregando e descarregando a ação da vara. Importante perceber que a maior força é empregada quando fazemos o movimento para trás, pois para a frente será a própria vara quem ira trazer a isca, no seu trabalho normal de voltar a posição de repouso. Assim, não faça força para frente, apenas acompanhe o movimento normal da vara voltando a posição original de repouso. Quanto mais força fizer para trás, mais forte será a resposta da vara para a frente.

Este movimento, pode-se ter como referência o alto da cabeça que dará um ângulo de aproximadamente 90.º a 95.º graus, o polegar deve permanecer pressionando o carretel até o momento certo de liberar a linha próxima de um ângulo de uns 45.º graus, fazendo com que a vara trabalhe e lance a isca fazendo um arco não muito alto.

Caso a isca faça um arco muito alto, poderá causar a famosa  cabeleira (back lash), se a isca cair muito próximo a você significa que você tirou o dedo depois do ponto ideal, se subir muito significa que você liberou antes do ponto ideal.

Repita o procedimento varias vezes até aferir ou acostumar com a força empregada e a hora de tirar o dedo polegar do carretel. Arremesse sempre com força para ultrapassar o  local desejado, é muito mais fácil diminuir a velocidade da isca no ar se ela estiver passando do ponto desejado. Um bom arremesso só vem depois de muito treino. Treine primeiro à distância depois a direção, você encontrará mais dificuldade se tentar os dois ao mesmo tempo.

SIDE
(Arremesso lateral)

É outro arremesso bastante útil em situações que se exija um arremesso em estruturas, que possuam galhadas próximas da superfície da água (40 a 90 cm de altura), e na margem que você se encontre, seja impossível utilizar o over head.

Com certeza surgirão problemas com arremesso ao utilizar o over read, ou seja, você  não conseguirá um bom ângulo na trajetória da isca para chegar ao ponto desejado. O Arremesso SIDE serve para esta situação, ou quando você está de baixo de uma árvore e os galhos estão relativamente baixos, esta condição não lhe irá permitir a angulação correta da vara conforme explicado anteriormente.

Para executá-lo você deve ficar de frente com a estrutura, posicionar a vara a sua frente com a isca a aproximadamente uns 5cm de sua ponta, segurando a carretilha na posição tradicional com o seu carretel voltado para cima, ficando nesta posição para que atuem  corretamente os freios centrífugo  ou magnético de sua carretilha.

 
Aperte o botão que destrava a carretilha para o arremesso, com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, fazendo um movimento perpendicular ao seu corpo num ângulo de 90.º graus carregue a vara para trás e em seguida para frente em um movimento contínuo liberando a linha. Se a isca sair muito pela direita, a linha foi libera antes do tempo, se for muito à esquerda significa que a linha foi liberada depois. Treine muito este arremesso é muito útil.

FLIP
(Arremesso de frente ou sacudir a isca)

Este arremesso é muito interessante, pois você necessita de pouco espaço para usá-lo e a isca deve ir bem na superfície d?água cerca de 10 a 40cm, com uma agravante, não se consegue arremessar em grande distância.

Para executá-lo aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, posicione sua vara para baixo, deixe a isca bem perto da ponta da vara (não deixe nada de saia).

Com o dedo polegar pressionando  a linha do carretel e com a palma da mão virada para baixo, de forma que a carretilha fique de lado, para você usar os freios centrífugo ou magnético, faça movimentos para traz e para frente ou seja carregando e descarregando a ação da vara, use apenas o pulso não o braço e libere a linha, você  deve tomar cuidado para não soltar a linha muito cedo ou muito tarde,  a isca tende a subir muito quando solta muito tardia.

Apesar de mais difícil de realizar nas primeiras vezes, depois que você fizer algumas vezes, este arremesso torna-se extremamente fácil e útil, se você utilizar a mão esquerda para o arremesso, não há problema algum, basta inverter o posicionamento da carretilha, porém se você estiver utilizando a carretilha com a manivela trocada para o seu uso, você deve observar a correta posição dos freios.

BACK HAND
(arremesso lateral contrário)

É um arremesso bastante útil em situações que exija um arremesso não muito longo. Muito similar ao FLIP só que feito do lado contrario ao corpo.

Para executá-lo deve ficar de frente com a estrutura, posicione a vara a sua frente com a isca bem perto da ponta vara, segurando a carretilha na posição tradicional com o seu carretel voltado para cima ficando nesta posição para que  use  corretamente os freios centrífugo  ou magnético de sua carretilha, aperte o botão que destrava o carretel, com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, fazendo um movimento para o lado oposto ao do arremesso FLIP.

PITCHING

É uma das modalidades de arremessos que não usa ação da vara. Este arremesso é usado quando você precisa fazer arremessos curtos que a isca tenha que fazer uma apresentação suave. Para executá-lo você deve ficar com a isca em sua mão em seguida levantar  suavemente a vara partido de uma posição de 80 graus ate atingir uns 150graus liberando a isca simultaneamente durante o seu balanço de forma bem suave.  Para este arremesso é interessante que o freio físico de sua carretilha esteja totalmente liberado.

SPIRAL, 360º, CICLE, SPIN

Este arremesso possui vários nomes, requer muito treino, além de necessitar de pouco espaço para usá-lo, a isca deve ir bem à superfície d?água, com uma agravante também como no FLIP não se consegue arremessar em grande distância.

Para executá-lo aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, posicione a vara para baixo – bem entre seus pés -, deixe a isca bem perto da ponta da vara (não deixe nada de saia).

Com o dedo polegar pressione  a linha do carretel, com a palma da mão virada para baixo de forma que a carretilha fique de lado e a manivela para cima, está posição permitirá que você use corretamente os freios centrífugo ou magnético que ficarão voltados para baixo.

Fazendo movimentos giratórios com o pulso, exigindo que a ponta da vara faça um círculo completo, ao término do círculo deve-se liberar a linha, você deve tomar cuidado para não soltar a linha muito cedo ou muito tarde.

Este arremesso requer muito treino para liberar a linha no momento certo. A maior força deve ser empregada na primeira metade do circulo, ou seja, quando a vara está sendo direcionada para trás, fazendo com que ela trabalhe completando o circulo e arremessando a isca.

SKIPPING
(Arremesso com saltos da isca)

Este arremesso só é feito com iscas soft do tipo shad ou camarão, neste caso a isca quicará algumas vezes na água antes de atingir o ponto desejado, por esta razão e necessário que o freio mecânico esteja bem fechado.

Este arremesso e muito parecido com o SIDE só que é feito com a ponta da vara bem rente à água, com a isca a aproximadamente uns 20 cm da ponta da vara.

Segurando a carretilha na posição que o carretel esteja voltado para cima, aperte o botão que destrava o carretel de sua carretilha, com o dedo polegar pressione  a linha no carretel, fazendo um movimento paralelo a água carregue a vara para trás e em seguida para frente em um movimento contínuo liberando a linha.

A isca deverá sair rasante, bater na água uns 2 metros a sua frente e repicar varias vezes antes de atingir o ponto desejado dependendo da força aplicada, no momento do primeiro quique deve-se levantar suavemente a vara em relação ao nível do arremesso, conduzindo-a em direção ao céu. Os iniciantes não devem empregar muita força no arremesso.

Esperamos que estas fotos e estas explicações ajudem vocês a conseguir executar estes arremessos e isso facilite ainda mais a sua pescaria. O maior segredo é treinar sempre e muito. Assim qualquer um deles passa a ser simples e podem ser feitos normalmente.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Valter Moraes

 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram