Uma aventura no Xingú-PA - Acampamento

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Uma aventura no Xingú-PA - Acampamento

Postagem Número:#1/49  Mensagempor Ivan » 21/07/2006 - 16:45:55

Fala galera

Estive ausente devido a uma pescaria de última hora, fui convidado as pressas e da mesma maneira aceitei o convite.
Dia 27/06 dia do jogo do BrasilXGana, Eduardo (S Luis) me liga e me convida para ir no rio Iriri fazer uma pescaria, eu disse que não daria pra mim por causa da parte financeira, mas ele me disse que iríamos acampar e que os custos serião viáveis (o que de ato ocorreu). Eu perguntei quando vai ser a pescaria?, ele me responde, sairemos dia 07/07 hehehehe, Só tinha 10 dias pra arrumar as tralhas, convencer a patroa, comprar mais iscas e tudo mais, mas pra resumir a história, consegui sair na data combinada, dia 07/07 estava dentro do ônibus que me levaria até a Cidade de São Luís, onde encontraria 3 companheiros que só conhecia pela internet, eram eles, Eduardo (Tuca) Roberto (Juba) e Alessandro. Todos são gente finissimas, ma infelizmente o Alessandro não poderia ir, pois tinha sua formatura para ir.
No dia Seguinte, partimos para a Estação de Trem, onde pegaríamos um trem para Parauapebas e durante a viagem mais um integrante se juntaria a nós, chegando em Santa Inês, Sérgio entrou no trem com sua esposa e sua filhota e fomos todos juntos para Parauapebas, a viagem foi muito desgastante, mas foi muito boa para conhecer melhor a galera.

Estação de São Luis
Imagem

Galera no trem
Imagem

Chegamos em Parauapebas lá pelas 4:00 da madruga e já tinha um companheiro pronto a nos esperar, ele nos levou de caminhão até a cidade de Curionópolis, de onde sairíamos pela manhã com toda a tralha, barco e motores.

Foto da chegada
Imagem

Seguimos até Curnonópolis onde encontramos o Wartão, o cara que nos deu todo suporte para que a pescaria se realizasse, gente boa mesmo.

Wartão a esquerda nos recepicionando
Imagem

Nossos planos de sair cedo foram por água a baixo, pois Wartão havia emprestado sua caminhonete para um cara que demorou muito a chegar, causando um certo desconforto na galera, mas nada que um bom almoço não resolvesse hehehehe, depois de tudo resolvido fomos arrumar a tralha, afinal tinhamos muito chão de terra batida para trafegar.

Sérgio, arrumando as tralhas no barco de apoio
Imagem

iniciando a viagem para São Felix do Xingú - PA
Imagem

Inicíamos a viagem lá pelas 15:00, tudo ia muito bem, mas o que não sabíamós é que iríamos sofrer um bocado até chegar em São Felix rsrs.
No início, até fotos de Ipês nós tiramos, coisa de boiola hahahaah

Ipê
Imagem

Pra encurtar a história, depois de muito sofrimento e canseira, chegamos em São Félix, onde alugamos mais dois barcos e o nosso guia.
São Félix do Xingú
Imagem

Depois de contratar o guia, resolvemos que ele iria por água levando mais um barco e algum mantimento e nós fomos por terra, levando as tralhas e o restante da bagagem, tínhamos mais 75 km de estrada carroçal para vencer, no meio do caminho nos perdemos e pra encurtar a história, chegamos lá depois de 5 ou 6 horas de viagem, a barra estava pesando.

Edurado encima da caminhonete orientando o motorista na péssima estrada
Imagem

Caminho alternativo para a pinguela quebrada, só com 4X4 ativado.
Imagem

finalmente chegamos no Rio Xingú, imponente e de difícil acesso
Imagem

Chegando lá, no ponto desejado, decidimos que ficaríamos em uma ilha, pois a quantidade de insetos é muito menor e a localização era privilegiada, pois nos deixaria com fácil acesso aos pontos de pesca, então, lá fomos nós, com o dia quase terminando e nós todos pelo rio até chegar na tal ilha onde levantaríamos acampamento.

Rio Xingú, o bicho tem partes zangadas
Imagem

Ponto de apoio na terra, onde ficou a caminhonete
Imagem

Chegando na ilha, montamos rapidamente as barracas e começamos nos preparar para o dia seguinte que finalmente seria de pescaria e mais pescaria.

Acampamento
Imagem

A Pescaria
No primeiro dia de pesca, partimos para o ponto dos tucunas, mas os bichos estavam manhosos, pois o nível do rio ainda estava elevado, então decídimos ir atráz da cachorras e bicudas.

Primeiro dia, só alegria
Imagem

A primeira cadelinha
Imagem

Juba, engata o primeiro tucuna do barco na corredeira, coisa de louco.
Imagem

Em seguida fisgo uma bela cachorra, foi só alegria e a primeira isca destruida.
Imagem

Juba engata outra cachorra de bom porte
Imagem

no retorno engato meu primeiro tucuna, tinha na faixa de 2 kilos
Imagem

No outro barco, Eduardo ferrou uma cachorra de 6 kilos, mas não tenho a foto, se ele conseguir revelar em tempo ele coloca aqui pra gente ver.

No finalzinho da tarde ficamos pinchando dos pedrais, mas o resultado não foi satisfatório, Juba fisgou um tucuninha e eu perdi uma Live Bait da Yo-zuri :evil: :evil:

O primeiro dia foi muito satisfatório, pois conseguimos fisgar bons peixes, mas percebemos que os tucunas não serião faceis, pois o nível do rio estava alto e os ataques nas iscas de superfície foram raros, então fomos obrigado a apelar para as de meia-água, mesmo assim os bichos não foram fáceis.

Segundo dia
Esperança renovada e partimos atrás dos tucunas, quem sabe em um remanso a coisa não melhorava.

2º dia, que sabe?
Imagem

Começamos a pinchar num remando enorme, mas os tucunas bateram muito pouco, pegamos alguns exemplares pequenos e na volta passamos por uma corredeira, lá estavam as bicudas.

Bicudinha briguenta
Imagem

Imagem

Sérgio consegue engatar um trairão de 4 kilos, o bicho mostrou porque tem a fama de briguento.
Imagem

Seguimos mais adiante e chegamos num belo ponto de pedrais, lá consegui tirar meu primeiro tucuna de mais de 3 kilos, o bicho realmente é lindo e briga bem.

Tucuna amarelão
Imagem

outra foto, não sei se é o mesmo, ta uma zona o meu PC hehehe
Imagem

Na volta, paramos nas corredeiras, no primeiro pincho a isca sai da corredeira e entra no remanso, logo sinto uma pancada monstruosa, era tal trairão, o bichão saiu tomando linha da minha curado 200 travada com linha 40 libras e dedão no carretel, ele tomou cerca de 20 metros de linha e foi de um remanso ao outro sem dar nenhuma parada, o guia sempre muito calado, soltou a primeira frase: Esse é trairão e dons bons, o bichão fez a volta na ilha de pedras e começou a tomar linha no sentido contrário heheheh, não deu outra, acho que encontrou sua casa e a boca do bicho arrebentou, eu estava usando uma garatéia super reforçada e a danada segurou a bronca, pena que o monstro escapou, no arremesso seguinte o filhote de trairão atacou a mesma isca, pelo menos serviu de consolo, já que foi o único trairão que consegui embarcar, os outros 4 que fisguei conseguirão se soltar.

Trairão, filhote
Imagem

No arremesso seguinte meti a isca lá na boca da corredeira, mal a isca tocou na água e uma bicuda imensa grudou a isca, foi salto e correria pra todo lado, a bicha briga muito e pula muito, gostei muito de pegar esse peixe.

Bicudona das boas, pesou em média 4 kilos
Imagem

Mais foto
Imagem

Mais uma da bicudona que tirou meu trauma por ter perdido o trairão bitelo
Imagem

na descida do rio ainda fisgamos mais algumas bicudas e mais algumas cachorras de pequeno porte, a pescaria foi muita agradável, principalmente na parte da tarde

Cachorra
Imagem

A noite fomos atrás dos peixes de couro, Juba fisgou uma Pirarara de 12 kilos e depois mais umas 5 de pequeno porte, eu tomei um material emprestado e consegui fisgar algumas baby-piras que apesar de pequenas dão bastante trabalho.

Juba e a maior da pescaria
Imagem

Juba
Imagem

Eu com meu filhotinho
Imagem

No 3º e 4º dia a pescaria foi sem surpresas, conseguimos mais alguns tucunarés de tanto insistir neles, alguns na superfície, Eduardo perdeu outro trairão monstro e no 4 dia fisgamos bons tucunarés, eu fisguei meu maior tucuna no último dia, tinha mais de 3 kilos, era realmente lindo

Tucunão dos bons
Imagem

Mais outro
Imagem

Ainda fisgamos muitas piranhas, umas na casa dos 2 kilos ou mais, detonaram várias iscas nossas, consegui ainda fisgar 2 matrinxãs mais as danadas escaparam, fica pra próxima.
Piranha do Xingú
Imagem

Com isso finalizamos a nossa pescaria, que pode não ter sido das melhores em termos pescatícios, mais foi uma aventura sem par, foram muitas gargalhadas, muita situações engraçadas, muito sofrimento e tudo mais que faz parte de uma aventura desse porte, isso sem falar no retorno que não foi nada agradável rsr.

A galera
Imagem

A despedida da ilha
Imagem

A borboletas dão o espetáculo
Imagem

O último por do sol do Rio Xingú, maravilhoso
Imagem

O retorno, na balsa
Imagem

Depois que saimos de São Felix, entramos noite a fora rodando pela estrada de chão, nossa previsão de chegada era de 330 da manhã em Curionópolis, mas lá pelas 2 da magruda o Carro quebrou, passamos a noite na estrada e todos dormimos onde podíamos, passei um frio da p... hehehehe.

Já era dia e o socorro não vinha
Imagem

Depois de muitas horas esperando o socorro chegou, colocamos a caminhote encima do caminhão e seguimos viagem, a canseira foi grande.

Caminhonete encima do bruto e puchando o barco
Imagem

Chegamos na casa do Wartão 14:00 ainda deu tempo de pegar um rango caprichado e de dar uma bela descançada.

Forga
Imagem

Ainda ficamos mais um dia em Curionópolis e pegamos o trem de retorno na terça feira, todo mundo estava morto e como ninguém é de ferro, zuamos nosso amigão de leve, Eduardo os caras que mandaram eu colocar a foto aqui hehehehehe.

Eduardo dormindo no trem hahahhaha
Imagem

Foi isso galera, um PDI dos bons com uma galera que não foge da raia, os caras topam qualquer parada e não tem frescura, todo mundo se lascou um pouco, mas a amizade sempre prevaleceu.
Ficamos 4 dias numa ilha acampados com apenas o básico, o´Sérgio sempre fazia um peixinho assado pra gente e um arrozinho, foi o suficiente para vencermos a semana de pesca.

Agradecimentos especiais para todos

Eduardo, que me chamou para ir com a galera nesta aventura, o cara é gente boa, mais não pega nada hahahahahaha, brincadeira o cara manja e é um mãe amigão espero revelo em breve.

Juba, o muleuqe é Dez, me deu toda a assistência e me cedeu sua casa para eu pousar em São Luis, me ajudou com o material que faltava e sempre estava disposto a ajudar, foi meu parceiro de barco, o cara é 10.

Sérgião, o cara é bom, pescou mais que todo mundo apesar de ser o menos experiente, fez o rango pra galera e sempre estava disposto a fazer qualquer trabalho, gente boa pra caramba, sem falar que quando o negócio era piada, ele sempre era o primeirão a contar uma.

Wartão, o véio é gente boa demais, nos deu todo apoio, no ajudou com a logistica e foi a peça fundamental da nossa pescaria, sem ele nada disso teria acontecido, o cara é 10, sem comentários.

Edinho e Rodrigo, dois muleques que foram conosco na pescaria, mulecada gente boa que não tem frescura e foram sempre muito bacanas e educados com todos, vlaeu mulecada.

Dona Edina, a mãe do Juba, me deu toda assistência em sua casa e sempre estava disposto a fazer um belo almoço pra matar nossa fome, gente da melhor qualidade.

Alessandro, gente boa, esse gosta de farra, contagiou todo mundo com sua alegria por ter concluido em primeiro lugar o curso na faculdade, fez até programa de TV com a Luisa Mel hehehhe, valeu camarada.

Sr. Roberto, apesar de não ter tido tempo de conversar com ele, é o cabeça da casa, e logo de cara me deixou a vontade, isso é fundamental para que possamos ficar relaxados na casa dos amigos, Valeu Roberto.

Valeu galera.

Infelizmente não pude falar quie íamos para essa pescaria devido aos fatos ocorridos, foi tudo de última hora e só ficou tudo certo no dia 04/07, mas da próxima procuraremos avisar com antecedência.


Obs: Fiz na correira o relato, nem revisei, me perdoem os vários erros de portugues.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/49  Mensagempor Marcão » 21/07/2006 - 17:50:57

Beleza, Ivan. Valeu! É o tipo de pescaria que eu gostava nos bons tempos. Pra mim não tinha tempo feio, mas hoje em dia estou mais "derrubado", mas mesmo assim ainda curto. Na hora os problemas enchem o saco, mas com o correr do tempo viram folclore e transformam-se em lembraças inesquecíveis.
Não há melhor maneira de conhecer os amigos do que em contratempos, aí voce faz a "triagem".
Parabéns e pena que não saíram algumas fotos, mas tente mandá-las novamente.
Em tempo: - A narrativa está muito gostosa, mande para o Chrony colocar na seção matérias.
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#3/49  Mensagempor Ivan » 21/07/2006 - 18:01:31

Valeu Marcão

Ainda bem que apareceram as fotos, mas o relato acho que esta maio fraco, eu estou realmente cansado de tanto mecher com foto hoje hehehe, mas mesmo assim obrigado pelo elogio.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/49  Mensagempor Chrony Joseph » 21/07/2006 - 18:44:52

Ivan,

Show de ralato!!! Show de pescaria!!! PARABENS!!!
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#5/49  Mensagempor Leonardo Correia » 22/07/2006 - 01:56:35

Grande Ivan e parceiros,

Parabens a voces por essa bela pescaria!

Poucos peixes, mas acredito que pela companhia valeu muito mais que varios peixes!

Espero ir em breve para esses lados.... O mais proximo talvez seja o proximo ano, estou tratando com o Guia Alex de Formoso do Araguaia...
Avatar do usuário
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)
 
Tópicos: 279
Mensagens: 2203
Imagens: 11
Registrado em: 07/01/2006 - 11:03:00
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/49  Mensagempor Ivan » 22/07/2006 - 07:28:52

Valeu galera

Leo, vai sim mermão, uma pescaria dessas vale a pena.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/49  Mensagempor Rafael Monteiro » 22/07/2006 - 19:18:34

Bela pescaria.As fotos ficaao otimas.parabens
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/49  Mensagempor Alexandre-MA » 24/07/2006 - 09:31:52

Valei Ivan, otima pescaria. Da proxima vez não vou deixar passar essa oportunidade.
Alexandre-MA
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 5
Mensagens: 56
Registrado em: 09/01/2006 - 14:45:40
Cidade/Estado: São Luís/MA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/49  Mensagempor MarcosChacon » 24/07/2006 - 09:58:40

Grande Ivan,
Parabéns pela pescaria e pelo relato. Show de bola mesmo.
Avatar do usuário
MarcosChacon
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 59
Mensagens: 648
Registrado em: 17/01/2006 - 10:55:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#10/49  Mensagempor Ivan » 24/07/2006 - 10:10:53

Valeu Rafael, Alexandre e Chacom

Alexandre, estive em S Luis na quarta, fui com o Eduardo la no cais de S J de Ribamar, ele pegou um robalo de quase 2 kilos, e perdeu um outro, eu tive 3 ações de pevas mas não consegui arrastar os bichos pra fora.
Se fosse você investia mais naquele ponto, eu achei o lugar muito promissor, se quiser fazer uma pescaria lá neste fim de semana, chame o Juba porque ele esta de férias, vá no reponto da vazante porque acho que lá embaixo daquela ponte deve ter uns bitelos.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/49  Mensagempor MaxVeras » 25/07/2006 - 11:10:46

Esse é o real espírito de aventura...

Parabêns, e que isso sirva de exemplo a todos participantes do grupo...


Abraços
Avatar do usuário
MaxVeras
Xaréu
Xaréu
 
Tópicos: 35
Mensagens: 348
Registrado em: 01/02/2006 - 11:16:22
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/49  Mensagempor Gilberto » 25/07/2006 - 23:30:47

Que aventura hein Ivan?? Valeu mesmo!! Depois dessa acho que vc não vai nem ter vontade de aceitar o convite para pescar os tucuninha de 1kg de Esperantina eheheheheh!!
Avatar do usuário
Gilberto
Galo
Galo
 
Tópicos: 2
Mensagens: 40
Registrado em: 17/07/2006 - 23:32:33
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/49  Mensagempor Ivan » 26/07/2006 - 08:16:33

Valeu Max, valeu Gilberto

Que isso Gilberto, até pra pescar lambari eu aceito convite hehehe.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#14/49  Mensagempor Kid M » 26/07/2006 - 18:47:34

Grande Ivan,

Já fiz minhas considerações no outro site, mas diante de uma aventura dessas, nunca é demais estender os PARABÉNS, pois são mais que merecidos ! O relato está muito legal, inclusive passando uma visão de como tudo aconteceu... ( deu até para sentir os mosquitos no acampamento... ) :P
Forte abraço
Pescar não é apenas um esporte, mas um estado de espírito !
Imagem
Avatar do usuário
Kid M
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 14
Mensagens: 89
Registrado em: 09/01/2006 - 09:12:16
Cidade/Estado: Salvador/BA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/49  Mensagempor Ivan » 27/07/2006 - 09:12:20

Valeu Kid

Como sempre nos deixando lisongeados (coisa de boiola kkkkkkkkk)

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Relatos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron