Pesca do Tucunaré

O embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Moderador: Moderadores

Pesca do Tucunaré

Postagem Número:#1/19  Mensagempor LAFerraz22 » 30/08/2009 - 11:19:15

Olá pessoal, sou novo aqui e gostaria que vocês pudessem me ajudar, agora no início de maneira mais simplória.
Gostaria, se fosse possível, que vocês me ajudassem na pesca do tucunaré, até hoje só pesquei de vara de Bambu com isca viva (camarão de água doce). Estava aprendendo um pouco a usar os molinetes e algumas dicas com uns amigos, mas todos praticam pesca marítima e não possuem tanta experiência com pesca em barragens e rios.
Como minha família está com uma propriedade nas margens de uma represa, começo a me interessar cada vez mais por essa prática tão relaxante e reconfortante.
Então peço encarecidamente que me digam quais são os equipamentos para comprar em uma pesca de tucunaré em barragem (grande, Barragem do Prata)?!
Lá é bom de se pescar, mesmo com vara de Bambú já consegui alguns tucunas e muitas traíras.
QUal vara comprar (pensem também no custo benefício ok? sou estudante... hehe)
Molinete?
iscas? continuo com as vivas?!
anzol? muito grande? o que eu uso é relativamente grande...
se pudessem me ajudar ficarei muito grato, como disse, sou muito leigo no assunto.
Um abraço e obrigado pela atenção!
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/19  Mensagempor LAFerraz22 » 31/08/2009 - 13:45:09

Nossa...
não precisa de tanta complicação não, só queria alguns conselhos de que vara e molinete comprar, e também algumas iscas artificiais! :D
abração!
Pescar é bom demais, pescar de caiaque é indescritível.
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/19  Mensagempor MarcosChacon » 31/08/2009 - 15:19:48

Luiz, para pescar com isca viva, vc poderá pescar sem medo com um molinete mesmo. Se for partir para iscas artificiais vc poderá usar as carretilhas. Sugiro que vc comece com o molinete mesmo.
A pesca do tucunaré vai depender muito dos lançamentos que vc irá fazer.
Um bom molinete é o altima 2000 que vc encontra pela internet no valor de uns 80 reais. Sobre a vara, vc poderá ir no atacadão da pesca. A marca eu não sei, mas seria interessante uma de 7" (da marine sport). Neste caso vc pode encontrar ela também nessa faixa de preço. Sobre o anzol, acho que não tem muito problema não, pois o tucunaré tem a boca muito grande.
Vc pergunta também sobre se deve continuar com iscas vivas. Se eu fosse vc, continuaria usando iscas vivas e compraria umas 5 iscas artificiais (3 de meia água e duas de superfície) para começar. O ataque do tucunaré na superfície é uma coisa fantástica.
Se tiver mais alguma dúvida é só dizer.
Um abraço
Avatar do usuário
MarcosChacon
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 59
Mensagens: 648
Registrado em: 17/01/2006 - 10:55:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#4/19  Mensagempor LAFerraz22 » 31/08/2009 - 16:24:50

Valeu mesmo Marcos, muito obrigado pelas dicas.
Acho que irei no atacadão da pesca quarta, não tenho muita idéia do que comprar, mas já me falaram do altima 2000.
As iscas vivas eu consigo lá na própria barragem, tranquilamente.
Nunca joguei molinete ou carretilha, pra falar a verdade, não sei nem a diferença de uma para a outra, mas me disseram pra ir praticando e não desistir.
Também me informaram essas marcas aqui:
carretilha pinnacle elegance-13000
Vara 14/17lbs
M.S. Brisa GTO 3000 ou 8000 ou 10000
Vara M.S. Sensor no máx 20lbs
iscas: de meia água como preferência também.Também as Poppers e Inna, assim como lelé borboleta e Zeras (atiçam o tucunaré?!)
E falaram uns nomes que nunca ouvi falar como:
Hunter Fish, Albatroz altezza, Daiwa Procaster, Fleming apache, Sumax (falaram muito bem dela)

Mas quero ficar na faixa dos 250, 00. Não quero gastar muito pra começar. Elas se encaixam nessa faixa?

Qualquer dica, ou ajuda será bem vinda. Fico grato novamente pela atençãoe paciência.
Abração
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/19  Mensagempor MarcosChacon » 31/08/2009 - 17:15:39

Luiz, essa questão de molinete ou carretilha vai depender muito do gosto do pescador.
A carretilha é mais usada, pois tem mais precisão nos arremessos. Só que para seu uso será necessário muito mais treino do que o molinete. Sendo vc, optaria para começar um molinete e futuramente compraria uma carretilha, já que vc nunca pescou com nenhum dos dois. Mas se optar pela carretilha, terá de treinar bastante.
Nessa relação, existem molinetes, carretilhas e diversos tipos de varas.
Essa de até 20 lbs da marine sport (MS) está de bom tamanho.
Sobre as iscas, compraria duas innas (7, 5 cm), compraria um camarão maré (+ou- 9cm), uma lelé, uma zara e um popper.
Acho que isso ficará no preço que vc pretende. Um abraço
Avatar do usuário
MarcosChacon
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 59
Mensagens: 648
Registrado em: 17/01/2006 - 10:55:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#6/19  Mensagempor RafaelloFontana » 31/08/2009 - 18:05:56

Apesar de aqui perto de Ctba não ter tucunaré, já pesquei uns par desses bocudos na divisa de SP com MS, na Serra da MEsa e na amazônia. Então me considero apto a te dar umas dicas.

Sugiro que vc esqueça as iscas vivas. O Tucunaré é uma peixe muito esportivo para vc perder tempo e metade da diversão ficando sentado esperando o bicho bater.

Primeiro passo: dê um jeito de aprender a usar carretilha. Fazem toda a diferença principalmente ao usar iscas de superfície.

Qual carretilha comprar? Sugiro um modelo da Daiwa muito bom e não tão caro: Daiwa 153 HST ou, então, os modelos da Marine Sports. Pode ser a Contender GTO Tournament. Mas pode ir de Brisa mesmo se o orçamento apertar.

Linha: multifilemento. São mais caras, mas ajudam muito no trabalho da isca de superfície. Para começar, pode usar a Vexter, também da MS. Vá numa de umas 30lb, lembrando que as multifilamentos são muito mais finas que as mono, de modo que uma linha 30lb vai ter uns 0, 25mm de espessura. Se for mais fina pode ocorrer dela enterrar no carretel, o que prejudica os arremessos.

Iscas: Sem dúvida uma das melhores pescarias que existe é a de tucunarés na superfície. Vá na loja de sua preferência e peça por iscas com trabalho de zara. Se o vendedor não souber do que se trata, mude de loja. Sugiro a Z-90, da Moro e Deconto, a Dr. Spock e João pepino, da KV. Há vários outros modelos.

Para o dia em que o bicho não está querendo explodir na superfície, use meia-água (aquelas iscas com barbela). As inna, da MS, são boas. Mas há uma infinidade delas no mercado.

Vara. Talvez mais importante que a resistência (15 ou 20 lb) seja o trabalho da vara. Há varas muito fortes, tipo, 30 lb, que vergam muito fácil, prejudicando ou dificultando o trabalho da isca de superfície. Dê preferência para modelos firmas, mas não passe de 20lb, pois é desnecessário.

Por fim, repito a dica. Aprenda a arremessar com carretilha. Deposi vc não troca jamais.

E aprenda também a zarar a isca, ou seja, a empregar o trabalh de zigue-zague na isca. É fatal para os tucunas.

TReine e não desanime.

Garanto que vale a pena.
Avatar do usuário
RafaelloFontana
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 3
Registrado em: 27/08/2009 - 18:14:23
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/19  Mensagempor LAFerraz22 » 31/08/2009 - 18:53:51

Rafaello, muito obrigado pelas dicas, estou em dúvida se adiquiro o molinete ou carretilha, assim como você e o Marcos estão falando. Realmente a aquisição da carretilha iria facilitar e muito o trabalho na Represa, visto que tem muitos troncos e vegetação aquática, pois requer precisão.
Mas, sinto muito se estou sendo chato, como poderia praticar e treinar? Existe algum texto com dicas(não os encontrei, e olha que procurei)? Não sei ao menos colocar a linha na carretilha (um amigo me falou para variar as linhas, amarrar uma na outra, dar resistência, colocar o indicador... )!

Vocês têm algum texto, artigo, download que eu possa fazer explicando a manutenção e manejo da carretilha, se eu ler e entender garanto que pego rápido o jeitinho, questão de prática e paciência.

Então resumindo:
Carretilha ou molinete - (Daiwa 152HST... ou em uma faixa de preço um pouco menor)

Vara - Até 20lbs com modelos firmes ok?

Iscas- Meia-água, camarão-maré (você quer dizer artificial?) - lá na represa encontramos os famosos camarões de água doce facilmente, uma lelé, zara e popper. Sobre os nós, e preparação da vara, eu sei um pouco, porque não muda muito das varas de bambu.

Linha- Pelo menos 0.25 mm, mas fina, visto que quanto mais fina, melhor a manobra para direcionar na hora de lançar com a carretilha.
Sobre Zarar, pelo qu eu pude entender, é puxar a isca com leves toque que mexam a vara de uma forma que a ponta dê certos puxavões.

Sobre as dicas de lançamento de carretilha, espero que me ajudem de alguma forma.

Novamente agradeço pela paciência e compreensão de todos vocês, espero um dia chegar a ter essa experiência e habilidade que me passam.

Muito Obrigado,
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/19  Mensagempor Chrony Joseph » 31/08/2009 - 20:03:48

LAFerraz22 em 31/08/2009 - 13:45:09 escreveu:Nossa...
não precisa de tanta complicação não, só queria alguns conselhos de que vara e molinete comprar, e também algumas iscas artificiais! :D
abração!

Qual foi a complicação?
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#9/19  Mensagempor LAFerraz22 » 31/08/2009 - 20:13:03

Nada não Chrony, é porque tinha deixado aqui o tópico no fds e ninguém tinha respondido. Aí pensei que o pessoal não quizesse falar para não entrar em detalhes e tal... porque até ontem ninguém tinha postado =D
Ansiedade de aprendiz... hehe
Algumas dicas para mim!? :mrgreen:
abração
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/19  Mensagempor MarcosChacon » 01/09/2009 - 09:58:53

Luiz, a linha eu compraria de uma bitola um pouco maior (0, 30), ou se vc quizer investir um pouco mais compraria uma de multifilamento (0, 19). Mas como vc está começando ficaria com a linha de monofilamento de 0, 30 mesmo. Tem várias marcas de linha, de diversos preços. Eu indicaria a N1 da mazzaferro. No restante, está bom.
Avatar do usuário
MarcosChacon
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 59
Mensagens: 648
Registrado em: 17/01/2006 - 10:55:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#11/19  Mensagempor RafaelloFontana » 01/09/2009 - 11:44:53

Olha Luiz, pra vc arremessar com a carretilha acho útil entender como ela funciona, Na carretilha como no molinete, é o peso da isca que puxa a linha pra fora do carretel. No molinete o carretel não gira e a linha sai em espiral. E na carretilha a linha sai do carretel com ele girando.

Pois bem, aí reside a possibilidade de cabeleira na carretilha. Se o carretel gira mais rápido do que a isca puxa a linha, ele vai soltar mais linha do que aquela que sai da ponta vara, puxada pela isca. Isso gera a cabeleira. Pra resolver esse problema vc tem que entender isso. Não pode deixar o carretel girar mais do que a linha que está saindo. Como fazer isso? Há os freios magnéticos e/ou centrífugos que ajudam, e também o botão ao lado da estrela, que aperta o carretel, deixando ele girar menos. Mas o importante é vc usar o dedão. Por exemplo, quando vc inicia um lançamento o carretel gira muito rapidamente. Se as isca cai na água ela pára de levar linha, mas o carretel continua girando. Nesse momento, em que a isca cai na água, vc deve parar o carretel com o polegar.

Também isso ocorre quando se arremessa contra o vento. O carretel gira rápido no início do arremesso, mas o vôo da isca é contido pelo vento. O carretel, entretanto, continua girando e soltando linha, que não tendo pra onde ir, já que a isca não está mais a puxando, fica toda embolada e afofada no carretel mesmo.

Realmente é difícil de explicar por palavras. Você não tem um amigo aí que use carretilha? Quem sabe ele pode te mostrar como faz.

Se você fosse de Maceió eu poderia te ensinar, já que estarei lá de 3 a 10 de setembro, hehehe. Aproveitaríamos pra pescar.

Enfim, compreendendo o motivo pelo qual ocorrem as cabeleiras, já é um começo e pode te ser útil.

Mas uma coisa eu posso te assegurar: pra pesca com iscas artificias não há equipamento melhor que a carretilha. Com o molinete vc até consegue, mas fica muito prejudicado em precisão de arremesso e em conforto na hora de trabalhar as iscas, principalmente as de superfície que exigem muitos toques de ponta de vara.

Qualquer dúvida, estamos aí pra ajudar.
Avatar do usuário
RafaelloFontana
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 3
Registrado em: 27/08/2009 - 18:14:23
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/19  Mensagempor LAFerraz22 » 01/09/2009 - 18:44:06

Muito obrigado pelas dicas. Realmente eu dei uma boa pesquisada em algumas dicas, vi vídeos no youtube, e aprendi o lançamento vertical de carretilha nesse vídeo que postei.Lá ele explicou algumas coisas do dedão e da carretilha, mas vc falou bem melhor rafael, muito obrigado.

Sobre a linha Marcos, você acha melhor eu comprar por enquanto só a de monofilamento? Eu parendi a fazer nó (pelo youtube), pra juntar as linhas e pelo que eu pude entender, se utiliza mais a linha de mono no final, por ela ser mais resistente, é isso? e a de multi por ser mais fina, tem maior precisão, vai na carretilha!?O cara no vídeo falava que era bom deixar de 1-2m de monofilamento.

Rafaello, resumindo...
Freio magnético é pra a linha ficar mais presa e não girar muito?
estrela da carretilha é pra ter regulagem da direção da linha?
e o dedão é simplesmente a regulagem que a gente dá, e vai adiquirindo experiência... o negócio é não deixar muito frouxo =D
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/19  Mensagempor LAFerraz22 » 01/09/2009 - 19:37:41

As iscas são muito caras? vou comprar algumas...
Como é o lance das tocadas de ponta de vara?
Vou analisar os preços e o custo benefício no atacadão amanhã e digo para vocês as escolhas. Muito obrigado pela ajuda, esse fds eu vou pescar e coloco algumas fotos da pescaria e do local.
abração
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#14/19  Mensagempor MarcosChacon » 02/09/2009 - 15:18:41

Luiz, quando nós usamos linha de multifilamento ou de monofilamento usamos sempre um líder (linha mais grossa de 1m a 2m). Ela é essencial pois é a parte da linhada que fica em contato com as pedras, troncos e até o próprio peixe. Sobre o uso da multi, ela tem vários pontos positivo em relação a de mono. O único ponto negativo é que ela é muito fraca em termos de abrasão(é quando a linha passa por pedras, pauleira etc.). Disse que o ideal para vc começar com uma mono seria pela preço (a multi custa em torno de 100 reais). Espero as fotos dos peixes. Um abraço
Avatar do usuário
MarcosChacon
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 59
Mensagens: 648
Registrado em: 17/01/2006 - 10:55:36
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#15/19  Mensagempor LAFerraz22 » 02/09/2009 - 17:22:55

Olá amigos,
Infelizmente não pude comprar carretilha, a mais barata de lá estava por 169 reais, e iria fugir e muito do meu orçamento.
Optei por molinete (M.S. 2000) e uma vara albatroz (1, 65m 15-28lbs), pelo menos foi o que deu pra comprar, agora eu peço o contrário, ajuda para pescar com molinete
comprei
2 iscas de superfície popper e uma de helice lá (não comprei zara Z, pq n sabia se dava pra fazer z com molinete)
comprei 2 meia-água
linha monofilamento (realmente quase caio com o preço da multi marcos!)
ah... e um boné, porque pescador sem boné não combina, chorei tanto no boné que diminuiu pra 5 reais (era 20) hehe
comprei alguns anzóis 2.0 inox
Muito obrigado pelas dicas, aumentei e muito o meu conhecimento, e estou muito frustrado por não ter comprado carretilha, mas não dava... iria para mais de 400reais, e tiro da mesada... =/

Eu sei que estou perguntando demais, mas gostaria de dicas com molinete, manutenção, como usar...
Gostaria de dicas bem básicas mesmo, se tiverem paciência, tipo arremesso, colocar linha e preparar a isca na ponta da vara.
Isca viva eu posso deixar lá no meio sem mecher em nada né?
artificial utilizo o mesmo esquema da carretilha, com puxadas?a vara é boa e flexível pra isso

obrigado pela força,
abração
Avatar do usuário
LAFerraz22
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 10
Mensagens: 60
Registrado em: 27/08/2009 - 23:26:06
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Tucunaré

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot