E por falar em Tucunaré

O embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Moderador: Moderadores

E por falar em Tucunaré

Postagem Número:#1/8  Mensagempor Marcão » 30/07/2009 - 11:11:58

Pessoal, depois de muito tempo fui acometido novamente pela "febre do tucunaré". Assim, enquanto não posso visitá-lo, vamos falar dele...
Há muitos anos atrás participei de uma expedição ao rio Trombetas em busca de novos pontos para o tucunaré. Saímos de Santarém, pelo rio Tapajós, e no grupo convidado estavam tres "fazedores de opinião" dos EEUU. Um era de uma agencia de turismo de pesca, outro editor de uma famosa revista de fly (não me lembro o nome), e outro pescador famoso mundialmente, que tinha acabado de escrever um livro sobre o tucunaré. Desse me lembro o nome, porque além do livro, não primava pela simpatia e humildade, era inclusive desafeto de um dos outros participantes estrangeiros. Seu nome é Larry Larsen. Me marcou também pelo fato de logo em seguida nos encontrarmos numa das edições da saudosa Feipesca, em São Paulo, onde falou uma grande inverdade numa das palestras da feira. Disse que os pescadores brasileiros não sabiam pescar o tucunaré de "pincho", apenas de corrico. Eu e o Cadu, meu companheiro de barco naquela viagem e hoje proprietário do barco Discovery, em Barcelos, ficamos indignados, pois estavamos juntos na pescaria do rio Trombetas, e toda vez que cruzamos com o barco do Larry ele estava corricando, assim como os demais americanos. Do alto de sua arrogancia podia falar o que quizesse numa platéia de terceiro mundo.
Tempos depois saiu a edição do livro do Larsen em português, cuja capa coloco aqui para vocês verem:

Imagem

Em seguida, uma apresentação do pescador, em seu livro:
Imagem

E finalmente, a "pariotada" final, onde ele compara o Tucunaré com o Black Bass em termos de inteligencia. Ora, todos sabemos que a primeira coisa que um tucunaré faz quando fisgado é procurar um pau, um enrosco, isso náo é prerrogativa do Black, e isso é uma heresia, ainda mais se tratando de um pescador experiente como ele:
Imagem

Pois bem, pessoal, é mais uma historinha do mundo da pesca. Coloquem suas opiniões sobre esse último parágrafo.

Complementando esse tópico, seguem abaixo outros dois livros brasileiros que conheço sobre a pesca do tucunaré. Quem souber de outros, postem aqui.

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#2/8  Mensagempor Yanko » 30/07/2009 - 12:26:07

Essa comparação não é muito feliz, pois os Black aqui do brasil não tem esse hábito que se descreve nessas páginas.
Segundo o Tucunaré é um peixe dono de sua área, como todo animal tem o sentido de atacar qualquer um que invada e lhe irrite.

Sem falar que ele não mencionou o mais bonito da pesca do tucunaré que é o estouro do seu ataque na superfície, é uma experiência fantástica.

Eis minha opnião, é essa certa ou não :!: 8)
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Avatar do usuário
Yanko
Bejupirá
Bejupirá
 
Tópicos: 29
Mensagens: 1264
Registrado em: 12/11/2007 - 11:53:26
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/8  Mensagempor Marcão » 30/07/2009 - 12:42:16

Na realidade ele fala dos estouros, o livro é em função disso, mas coloquei apenas a parte que discordo, para botar lenha na fogueira... eheheh...
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#4/8  Mensagempor Ivan » 30/07/2009 - 13:49:37

Marcão

Li o texto e realmente não dá pra concordar com o que ele relata, esse papo que o Bass se envia na pauleira eu não conhecia, também menciona que o tucuna não é esperto hehhe, basta perguntar aos ribeirinhos qual é o peixe mais dificil de cair em uma rede pra ouvir a resposta "tucunaré".

Ainda bem que nunca li esse livro e se um dia alguém me oferecer, não quero nem de graça.

Abração
Imagem
Avatar do usuário
Ivan
Dourado
Dourado
 
Tópicos: 64
Mensagens: 1110
Imagens: 12
Registrado em: 06/01/2006 - 09:01:46
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/8  Mensagempor Marcão » 30/07/2009 - 13:53:27

Pô, Ivan, estava mandando o livro de presente para você... Brincadeirinha... eheheh...
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#6/8  Mensagempor Ferreiro_AL » 30/07/2009 - 14:03:38

E quem não discorda? Poucos peixes de água doce são brutos e inteligentes como o Tucunaré. Essa foi uma pérola.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/8  Mensagempor Fernando Rego » 31/07/2009 - 13:25:00

Beleza Marcão :wink:.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#8/8  Mensagempor Alexandre Cardoso » 31/07/2009 - 20:03:51

comparar o Tucunaré com o Bass? Bem... Segundo quem já pescou as duas espécies, o Bass não amarra a chuteira do Tucunaré em todos os sentidos no que se refere a força, esportividade, inteligência e explosão, aliás... ganha apenas num quesito: "Movimento em $$" na venda de equipamentos de pesca destinado à sua pesca.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes


Voltar para Tucunaré

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron