O belo e as feras

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

O belo e as feras

Postagem Número:#1/16  Mensagempor Auricelio » 18/02/2007 - 21:04:28

No ano passado (2006), tive o prazer de contemplar uma das cenas mais belas que meus olhos já viram, tive como testimunhas os amigo Marcão e alex ( Miudinho ), as cenas eram como essa :
Imagem
Grandes cardumes de Arenques, costumam aparecer no inverno, quando (acho eu) os mesmos sobem o rio sempre nas marés de lançamento em busca de alimentos trazidos pelas novas águas, ao mesmo tempo, são perseguidos por grandes predadores, tais como; Tarpons, Xaréus, Pescadas, Serras, Caranhas e etc. Maravilhoso espetáculo repleto de ataques na superfície, sem contar com a batalha travada nas profundezas do rio.
Mas, como nada é perfeito existem os que, mesmo sem querer ou entender acabam atrapalhando e quebrando a magia, por muito tempo guardei essa foto, a principio não via utilidade, mas; Deus escreve certo por linhas tortas ! e agora entendo que se trata de um exemplo a não ser seguido, perdoem-me:
Imagem
O Belo e a Fera !
Fico feliz por saber que esse ano (2007), agora entendendo melhor o fenômeno, quero eternizar os bons momentos, como ? com a ajuda preciosa do amigo Marcão, que esta disposto a me ajudar fazendo um vídeo sobre o assunto, estou muito ansioso !
abs,
Auricelio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta!
Auricelio
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 68
Imagens: 8
Cidade/Estado: Solânea/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/16  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2007 - 09:10:40

Sinta-se MUITO privilegiado por ter Marcão por perto registrando cenas como esta!
Eu ainda estou em estado de êxtase com uma cena que presenciei e fui ator coadjuvante esta semana em Boa Viagem! Teve platéia e, pasme, aplausos! Pena que o ator principal não quis tirar fotos! :cry: Ah uma filmadora.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/16  Mensagempor Edilson » 19/02/2007 - 10:21:15

Auricélio, realmente é uma pena ver um peixe como este morto, sabemos que a única coisa que combate a ignorância é a educação.

O que impressiona é a total omissão do IBAMA, o minimo que eu espero é que a licença de pesca que pago todos os anos seja revertida para a fiscalização da pesca predadatória e a concientização da população ribeirinha.

Na edição de Janeiro da revista pesca & Cia, tem uma matéria intitulada Pesca Espetacular, relato abaixo um trecho que me chamou muito a atenção:
"O Guia Pelado era um dos que prontamente faziam seus cálculos a cada vez que liberava um peixe de bom tamanho: Se eu vendesse esse peixe num mercado, me renderia R$1,00 por quilo, e nada mais, porque estaria morto. Mas a cada vez que sai um troféu acima de 9kg temos a chance de receber gratificações que chegam a U$100,00 por peixe. Pode acreditar, tem peixe neste rio que já rendeu centenas de dólares para os guias da pousada!".

Enfim vejo nos seus relatos pescadores que foram iniciados na pesca com artificiais na barra do cunhaú, aprederam a soltar alguns peixes, já voltaram e realizaram novas pescarias.

Lembra aquela história da gota d'água no oceano :!: :!: :!: :!:
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 19
Imagens: 10
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#4/16  Mensagempor Rafael Monteiro » 19/02/2007 - 10:21:50

Alguns momentos,realmente,sao inesqueciveis nas pescarias.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#5/16  Mensagempor Auricelio » 19/02/2007 - 11:30:56

Chrony sou um privilegiado sim, adotei o Marcão como um segundo paizão; sempre presto atenção no que ele diz, e é sempre muito agradavel compertilhar de sua companhia.
Edilson grande amigo, até pouco tempo atrás acho que poderia ser eu segurando aquele bicheiro, mas que bom que podemos mudar e tentar mudar outras pessoas.
Rafael, se for possivel quero compartilhar esses momentos com o maximo de amigos que puder, sinta-se convidado !
abs,
Auricelio. :P
Auricelio
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Postagem Número:#6/16  Mensagempor Stump » 19/02/2007 - 21:17:20

na boa, eu nao classificaria a cena como pesca predatória nao, nao foi com rede de nylon, o tarpon nao está em extinção, nao foi um exemplar pequeno demais. pela foto parece um caiçara pegando seu sustento.

e porque o IBAMA deveri fazer com o pescador? o que o IBAMA tem que fazer é proibir a pesca industrial, a pesca predatória, os barcos fazendo arrasto a menos de 300metros na praia como acontece diariametne na redinha velha, a pesca ilegal da lagosta que está extinguindo este animal etc. mais eu nao sei o que o IBAMA tem haver com a cena da foto nao.
:?:
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)

Tópicos: 26
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#7/16  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2007 - 21:58:36

Stump em 19/02/2007 - 21:17:20 escreveu:na boa, eu nao classificaria a cena como pesca predatória nao, nao foi com rede de nylon, o tarpon nao está em extinção, nao foi um exemplar pequeno demais. pela foto parece um caiçara pegando seu sustento.

e porque o IBAMA deveri fazer com o pescador? o que o IBAMA tem que fazer é proibir a pesca industrial, a pesca predatória, os barcos fazendo arrasto a menos de 300metros na praia como acontece diariametne na redinha velha, a pesca ilegal da lagosta que está extinguindo este animal etc. mais eu nao sei o que o IBAMA tem haver com a cena da foto nao.

É complicado isso de preservação x predação, a nossa cabeça e opiniões sempre tendem pro lado do que acreditamos piamente.
"Eu" acho que um caicara sempre vai pegar o que achar pela frente, seja qual for espécie e tamnho, para sua sustentação, seja para comer ou vender. Alguns são mais esclarecidos e "descobrem" que o peixe vivo tem mais valor - fato rarissimo!
De fato a foto em questão não é nada de criminosa, pelo contrário, retrata a realidade de vida dos caicaras - é bela!
Se fosse um de nós, não caicaras, pousando na foto seria diferente! :wink::wink::wink:
Certa ocasião postei um tópico aqui (Crime Confesso) referente ao assunto e o mesmo peixe, entrei no link onde tem a foto do Carmurupim e dei umas alfinetadas no pessoal :lol: , até postaram uma mensagem com meu nick (Pescador Esportivo) falando que sou Gay... ae desisti! Não dá para argumentar com esse pessoal, como disse acima: "...a nossa cabeça e opiniões sempre tendem pro lado do que acreditamos piamente."
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#8/16  Mensagempor Auricelio » 19/02/2007 - 23:29:17

Stump em 19/02/2007 - 21:17:20 escreveu:na boa, eu nao classificaria a cena como pesca predatória nao, nao foi com rede de nylon, o tarpon nao está em extinção, nao foi um exemplar pequeno demais. pela foto parece um caiçara pegando seu sustento.

Sem problema Stump, não quero aqui criar como disse o Chrony, um mau estar. Mas a questão não é a foto em si. ( sou muito amigo dos pescadores locais, ex; Sr João, Terto, Pedrinho e etc.. ) Tenho fotos de baby tarpons, robalinhos e pescadas que não chegam a um palmo mortos por redes armadas as centenas por aqui, e adivinha de quem são essas redes ?( essa pescaria com camarão vivo é digamos; um passa tempo )
Redes já foram, e são uma uma questão de discurções calorosas por aqui, e o IBAMA, acho que é um caso perdido! não quero acreditar que estou errado, mas
Desculpe se o ofendi, não foi minha intenção !
Só mais algumas informações;
O Tarpon pode passar dos 100kg
O pescador da foto, nem mora em Cunhaú ele(s) vem de barco de Tibal do Sul, e acredite! não e porque esta sobrando peixe por lá.(Extinção)
*E por favor não me chamem de Gay, pode ser que eu goste KKKKKKKKK
abs,
Auricelio :P
Auricelio
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Postagem Número:#9/16  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2007 - 23:46:26

Auricelio em 19/02/2007 - 23:29:17 escreveu:

Sem problema Stump, não quero aqui criar como disse o Chrony, um mau estar. Mas a questão não é a foto em si. ( sou muito amigo dos pescadores locais, ex; Sr João, Terto, Pedrinho e etc.. ) Tenho fotos de baby tarpons, robalinhos e pescadas que não chegam a um palmo mortos por redes armadas as centenas por aqui, e adivinha de quem são essas redes ?( essa pescaria com camarão vivo é digamos; um passa tempo )
Redes já foram, e são uma uma questão de discurções calorosas por aqui, e o IBAMA, acho que é um caso perdido! não quero acreditar que estou errado, mas
O pescador da foto, nem mora em Cunhaú ele(s) vem de barco de Tibal do Sul, e acredite! não e porque esta sobrando peixe por lá.(Extinção)
abs,

Tenha a absoluta certeza que não houve ofenças! :wink::wink::wink: Este espaço aqui é para isso mesmo! DEBATER! DISCUTIR! :wink::wink::wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#10/16  Mensagempor Carlos Lyra » 20/02/2007 - 06:42:53

Essa questã de preservação de educação , do ibama funcionar ou não no nosso paiz é tudo utopia, aqui precisa entrar o capeta :evil: :twisted: na presidencia da republica e a ferro e a fogo resolver as questoes necessarias em todos os sentidos e tambem na pesca porque ela faz parte do nosso ecossistema que é tão importante ao nosso planeta ! :evil: :twisted:
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Carlos Lyra
Albacora
Albacora

Tópicos: 82
Cidade/Estado: Santos/SP

Postagem Número:#11/16  Mensagempor Edilson » 20/02/2007 - 09:27:04

Stump, você tem toda a razão, eu também não sei o que o IBAMA FAZ :!: Concordo também que o pescador em questão não tem que ser preso, por este motivo falei sobre a concientização da polulação ribeirinha :idea:

Segundo o próprio IBAMA através do Programa Nacional da Pesca Amadora PNDPA http://www.ibama.gov.br/pndpa/index.php?id_menu=46 - esta deveria ser a destinação dos recursos provenientes das nossas licenças de pesca:

-Proposição/adequação de instrumentos legais para a pesca amadora
-Capacitação das populações ribeirinhas/costeiras como guias de pesca
-Prospecção de novas áreas para a pesca amadora
-Busca de investimentos para o desenvolvimento do setor
-Divulgação do Brasil no exterior, visando aumentar o número de turistas estrangeiros que pescam no Brasil
-Apoio à realização de feiras e torneios de pesca amadora
-Divulgação da importância da Licença para Pesca Amadora, visando o aumento de pescadores licenciados
-Educação ambiental, alertando sobre a necessidade de conservar o meio ambiente e como cada pescador pode ser parceiro dos órgãos ambientais nesse trabalho
-Melhoria da fiscalização, por meio da transmissão de conhecimentos sobre pesca aos fiscais ambientais
-Apoio a pesquisas para conhecer melhor a ecologia dos peixes esportivos e a situação socio economica da atividade da pesca amadora

Enfim, continuo pagando a minha licença de pesca todos os anos, irei sempre reclamar os direitos que ela me concede como pescador amador e, passarei a elogiar o dia em que o IBAMA fizer por merecer :evil:
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 19
Imagens: 10
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#12/16  Mensagempor Stump » 20/02/2007 - 22:13:56

Chrony Joseph em 19/02/2007 - 23:46:26 escreveu:
Auricelio em 19/02/2007 - 23:29:17 escreveu:

abs,

Tenha a absoluta certeza que não houve ofenças! :wink::wink::wink: Este espaço aqui é para isso mesmo! DEBATER! DISCUTIR! :wink::wink::wink:

faço minhas as palavras do chrony :wink::wink::wink:
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)

Tópicos: 26

Postagem Número:#13/16  Mensagempor Alexandre Cardoso » 22/02/2007 - 08:13:51

Edilson em 19/02/2007 - 10:21:15 escreveu:Auricélio, realmente é uma pena ver um peixe como este morto, sabemos que a única coisa que combate a ignorância é a educação.

O que impressiona é a total omissão do IBAMA, o minimo que eu espero é que a licença de pesca que pago todos os anos seja revertida para a fiscalização da pesca predadatória e a concientização da população ribeirinha.

Na edição de Janeiro da revista pesca & Cia, tem uma matéria intitulada Pesca Espetacular, relato abaixo um trecho que me chamou muito a atenção:
"O Guia Pelado era um dos que prontamente faziam seus cálculos a cada vez que liberava um peixe de bom tamanho: Se eu vendesse esse peixe num mercado, me renderia R$1,00 por quilo, e nada mais, porque estaria morto. Mas a cada vez que sai um troféu acima de 9kg temos a chance de receber gratificações que chegam a U$100,00 por peixe. Pode acreditar, tem peixe neste rio que já rendeu centenas de dólares para os guias da pousada!".

Enfim vejo nos seus relatos pescadores que foram iniciados na pesca com artificiais na barra do cunhaú, aprederam a soltar alguns peixes, já voltaram e realizaram novas pescarias.

Lembra aquela história da gota d'água no oceano :!: :!: :!: :!:

Pois é Edilson,

Abs
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#14/16  Mensagempor RobertoMarlin » 22/02/2007 - 10:30:09

Concordo com Chony e o Stump tbm, pois a foto realmente reflete a realidade da sobrevivencia do povo Caiçara pois eles vivem assim desde muito antes de nós pescadores esportivos existirmos é logico que no dia que tivermos uma politica de educação melhor e oportunidades pra todos isso vai mudar, ainda tenho essa esperança, nós fazemos nossa parte e vamos continuar assim ao contrario de muitos que como citou o Chony realmente são os vilões da história tmb já vi muitos desses e são muito dificeis de se convencerem do erro que cometem infelismente. :cry:

Mais bola pra fernte minha gente e esperança sempre, as coisas vão melhorar e bora pescar! :D :D :D :D :D :D

abraço a todos.
Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come
RobertoMarlin
Pampo
Pampo

Tópicos: 13
Cidade/Estado: Paulista/PE

Postagem Número:#15/16  Mensagempor Marcão » 22/02/2007 - 18:18:11

Conte comigo, Auricélio. Sendo possível...
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Curtiram: 14 vezes

Próximo