É!!! fazer o que né? nem todo mundo tem essa sorte de vcs!!! e minha agora,hehe.
Lá em Curitiba tem 3 represas próximas com uma boa quantidade de Blacks "Juru Guaçu" em Tupi Guarani" Juru= boca; Guaçu = grande" ( é assim que eu tbm chamava o danado) e concordo com vc com relação a americanização das coisas. Por tanto Juruguaçú e não se dicute mais.
Mas voltando ao assunto, como aqui, nem todos tem barco lá, e não é muito simples ir ao litoral fazer uma pescaria de mangue ou rio ( embora seja próximo, 1 hora), aí, a turma vai para as represas e pesca de barranco, o que é bastante simples e econômico, lá estão os maiores pescadores de lambarí do Brasil.
Eu só pesquei robalo uma vêz, foi num rio chamado Nhundiaquara e a experiência não foi das melhores.
Eu moro em Candeias, Na Bernardo Vieira de Melo, o último prédio alto da avenida antes da Odete, hehe. Eu fico na minha varando olhando quando a maré baixa, mas não tenho coragem de ir até os arrecifes dar uns pinchos. Não sei o horario, pra que lado devo arremeçar, não estou acostumado com as ondas, e o que é pior, não conheço os tubas da área, rzs.
Quando vc puder e tiver um tempo, eu gostaria muito de te acompanhar numa pescaria nos arrecifes, eu não sei nada da arte na praia.
No mar eu não me arrisco, com certeza vou enjoar com o balanço do barco.
Quando vc. puder marcamos com antecedências, e aí eu começo a aprender.
Abraço e valeu!!
Ps. Quando vc for pro Sul, eu te dou umas dicas sobre o JuruGuaçu, desse eu sei tudo!!hahahaha