Robalo: Alguém explica?

Um peixe que exige habilidade e conhecimento das condições ideais para sua pesca, muito sensível à mudanças climáticas e desconfiado (manhoso), é o rei dos mangues.

Moderador: Moderadores

Robalo: Alguém explica?

Postagem Número:#1/13  Mensagempor Marcão » 15/01/2007 - 11:07:54

Pessoal, uma pequena introdução, como diria o Carlos Blatt:
A primeira vez que pesquei no rio Cunhaú foi em março de 2006, com o Alexandre e o Blatt. Praticamente não pegamos nada, mas para pescar robalos é preciso conhecer o rio, seus pontos e respectivas marés, para obtermos bons resultados. Isso só se consegue pescando, estando sempre no rio, além de aproveitar as experiencias dos amigos, claro!
Em abril de 2006 o Auricélio colocou o barco na água, e o Blatt um pouco depois, em julho, se não me engano.
Pois bem, pesquei até setembro, quando tive que ir para São Paulo, onde fiquei por tres meses. De abril a setembro não houve uma pescaria sequer que tenha me decepcionado. Assim, quando voltei de São paulo em 30/11/2006, achei que iria arregaçar no verão, com a entrada de grandes robalões.
A primeira pescaria que fiz depois que voltei foi com os amigos Alfio e Auricélio, em 27/28 de dezembro. Fiquei surpreso com a falta de ações, mas como pescaria é assim mesmo, achei que era uma das tais excessões. Voltei a pescar lá depois disso, a última foi sábado passado, dia 13/01. A mesma coisa!
Resumindo: De abril a setembro tivemos muitas acões, tanto com iscas de superfície como com iscas de meia água e fundo, mas não vimos nenhum peixe grande. De dezembro até hoje diminuiram muito as açoes, mas já perdemos vários robalões com estouro de linhas e fuga para as galhadas, mas só sofremos ataques em iscas de meia água e fundo. As de superfície foram totalmente ignoradas.
A que se deve isso? Será que o calor nessa época do ano no nordeste inibe o peixe de subir à superfície, ficando só na meia água e fundo? E porque diminuiram de quantidade e aumentaram de tamanho?
Não sou robaleiro e tenho pouca experiencia nesse tipo de pesca por aqui, por isso pergunto aos amigos mais experientes o que pode/deve estar acontecendo?

Abs,
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#2/13  Mensagempor Alexandre Cardoso » 15/01/2007 - 11:12:53

Vamos marcar outra pescaria para próxima maré boa e tentar tirar as dúvidas Marcão.

Abs
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#3/13  Mensagempor MaxVeras » 15/01/2007 - 11:16:11

Acho que isso é macumba.

Acho bom guardar a tralha de pesca junto com sal grosso.ehehehh
Avatar do usuário
MaxVeras
Xaréu
Xaréu
 
Tópicos: 35
Mensagens: 348
Registrado em: 01/02/2006 - 11:16:22
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/13  Mensagempor Auricelio » 15/01/2007 - 11:41:09

Tenho saído varias vezes desde que começei nessa luta de entender o comportamento do robalo, pelo menos as marés acho que descobri, mas, em relação a falta de ataques na superficie; ?
abs,
Auricelio. :P
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta!
Avatar do usuário
Auricelio
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 68
Mensagens: 549
Imagens: 8
Registrado em: 11/01/2006 - 08:35:27
Cidade/Estado: Solânea/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/13  Mensagempor Chrony Joseph » 15/01/2007 - 12:00:18

Teoricamente com tempo frio a pressão tende a ser menor e a água, lógico, mais fria. isso justifique maiores ações na superfície nessa época. Além de, nessa época, a quantidade de comida (manjubas) ser maior.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#6/13  Mensagempor Oga » 09/03/2007 - 14:55:19

aqui no paraná as melhores épocas são no outono a primavera...

no verão aqui a pesca de robalos fica muito prejudicada em virtude das chuvas q sujam muito os rios do mangue.. já no outro período.. a história é outra...

mas tbém existe o problema q aqui no inverno.. o céu fica praticamente sem núvens ou com poucas q fazem os dias ficarem excessivamente claros... reduzindo os ataques na superfície..
Oga
Galo
Galo
 
Tópicos: 5
Mensagens: 52
Registrado em: 08/03/2007 - 13:56:05
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/13  Mensagempor Bife » 10/03/2007 - 20:18:41

Chrony Joseph em 15/01/2007 - 12:00:18 escreveu:Teoricamente com tempo frio a pressão tende a ser menor e a água, lógico, mais fria. isso justifique maiores ações na superfície nessa época. Além de, nessa época, a quantidade de comida (manjubas) ser maior.


Chrony,
n seria o inverso ?
quanto menor a temperatura do ar, maior a pressao, assim as moleculas do ar se comprimem aumentando a pressao...

citacao no site http://www.robaloflecha.com

"Caso não tenha um barômetro, lembre-se de que o robalo costuma aparecer com maior freqüência após uma chuva de verão ( quando a pressão aumenta ) ou entre dois e três dias após a passagem de uma frente fria."


sempre me confundo com isso...
Avatar do usuário
Bife
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 30
Mensagens: 600
Imagens: 2
Registrado em: 10/02/2007 - 10:21:08
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/13  Mensagempor Leandro Couto » 14/09/2007 - 10:00:25

Marcão, como dizia o véio Fafá (que Deus o tenha): "...o robalo é um mentecápto..."...rsrsrs
abç
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Couto
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 2
Mensagens: 56
Registrado em: 24/05/2007 - 18:48:56
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/13  Mensagempor Beto Andrade » 14/09/2007 - 10:37:40

Eu voto na coincidência... Sabe aquela regra de Murphy ? Se algo pode dar errado, dará...

Só vc almentando os "evento aleatórios" ou seja, pescando ainda mais para se chegar a uma conclusão.

São inúmeros fatores que estragam a pescaria de robalos, acho que vc está acertando neles... No dia que a coisa mudar, aí o bicho vai pegar!

Logo que eu começei a pescar robalos no pincho, fisguei 5 robalos seguidos pescando de barranco e usando uma dr spock como isca. Robalos todos acima de 1 kg...

de lá pra cá, nunca mais que repeti essa façanha... Será que eu desaprendi a pescar? Leio quase todo dia matérias de pesca do robalo, aprendi quais são as melhores iscas, melhores cores, forma de trabalho, etc E ainda assim nada...

Tem dias que vai sair em quantidade, tem dias que vai sair somente os grandões...

Pelo que vc relatou, acho que não mudou nada o comportamento do robalo no local citado...

Acho que só está se repetindo uma situção...

Para ter robalo grande é preciso ter pequeno e é preciso ter quantidade para que as chances dele chegar a idade adulta sejam maiores... Acho difícil haver um desequilibrio entre eles... A natureza corrige muito os erros do homem!

Acho que a população do local continua a mesma, mas vc é que está tendo acesso somente a comunidades restritas...

Entedeu meu ponto de vista ou fiz muita confusão?

Grande abraço
Prefiro usar anzol GRANDE e não pegar vários peixes pequenos a usar anzol pequeno e perder UM peixe GRANDE!
Avatar do usuário
Beto Andrade
Galo
Galo
 
Tópicos: 12
Mensagens: 53
Imagens: 3
Registrado em: 27/06/2007 - 04:41:18
Cidade/Estado: Salvador/BA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/13  Mensagempor Justino » 30/09/2007 - 20:35:04

pessoal por aqui, o clima é bem diferente de vcs, mas uma coisa tem em comum qdo a agua esfria a atividade cai.
de dezembro a maio que são meses quentes e a agua esta quente, os robalos atacam bem na superfície(sticks). de junho a novembro que ocorre o oposto. a agua fica mais quente no fundo do rio, na superfície a agua é bem mais fria, sendo bem mais difícil fazer o peixe subir. otra coisa que influencia bastante os ataques na superfície é a claridade excessiva, como relevou meu amigo oga sam rsrs.
outro fato importante é que robalos precisam de salinidade alta para desovarem, aqui no sul chove no verão, então encontramos os bichinhos mais perto da boca dos rios, baias e mar.
tambem ja percebi em algumas ocasiões no outono e na primavera, que só entra bicho grande, os menores somem. abraço
Justino
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 2
Mensagens: 15
Registrado em: 29/09/2007 - 21:38:36
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/13  Mensagempor Branco Jr » 04/02/2009 - 16:59:25

Então, quer dizer que os robalos se sentem melhor com pouca claridade? :o :?
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Avatar do usuário
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 2306
Imagens: 25
Registrado em: 18/01/2007 - 18:29:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#12/13  Mensagempor Paulo Pescador » 04/02/2009 - 19:04:45

Quando vocês se decidirem quanto a água fria, água quente, baixa pressão, alta pressão, claro, escuro.! me avisem que quero ir pegar uns robalões! 8)
Uma coisa eu sei quanto a isto! Peixe come todo dia! é só encontrar a isca nessa hora! :D
Abração!
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Avatar do usuário
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)
 
Tópicos: 102
Mensagens: 927
Imagens: 2
Registrado em: 23/05/2007 - 09:27:24
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#13/13  Mensagempor Fernando Rego » 04/02/2009 - 20:04:09

Concordo com o amigo Paulo Pescador, o peixe tem que comer, senão :?:. Agora existem certas características que devem ser levadas em consideração em função da região que está se referindo. Mas acredito, mesmo em locais apropiados, várias espécies migram e mudam hábitos, inclusive o alimentar, podendo ocasionar alterações comportamentais. Forte abraço.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes


Voltar para Camurim (Robalo)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron