Em primeira mão, segue mais um relato de ótima pescaria no alto mar da Paraíba, desta feita com os amigos Daniel, Luiz (Loja PB Pesca), o conhecido Marcos Queque, além do Carlinhos, pescador das antigas e homem feito no mar, me auxiliando nas tarefas de bordo.
Horário da saída e da chegada
Saímos no sábado por volta de 10 hs da manhã e retornamos hoje (domingo), ao meio dia.
Resultados
Ontem tivemos boas capturas no corrico, como wahoos, barracudas, bonitos e albacoras.
A pesca de fundo, tanto de jiging como com iscas naturais não foi produtiva, os peixes não queriam comer as iscas, saindo apenas uma cioba e um xareuzinho olhudo.
Lua Nova e influência na Pescaria
Acredito que por causa do balanço de mar, especialmente devido à proximidade do dia de lua nova, que será amanhã, segunda feira, a atividade dos peixes de fundo foi bastante reduzida.
Normalmente as condições de tempo mudam nesse período e, no mar, o fundo se torna um verdadeiro reboliço, com algas marinhas soltas, muita suspensão de areia, o que torna a água menos visível aos ataques dos peixes ou mesmo fazendo-os com que procurem o abrigo de suas tocas até passar a "tempestade".
A propósito, no final da tarde do sábado para a noite pegamos umas boas chuvadas, em pleno verão nordestino.
Acidente com garatéia
A despeito de todo cuidado que temos com o manuseio das tralhas, especialmente dos anzóis e garatéias, acabei me acidentando na mão com uma fisgada de uma garatéia ao retirar um peixe da água. Culpa minha, por não a usar luva de proteção que estava à bordo, destinada especificamente para evitar cortes e furadas.
Com a ajuda do Marcos e do Daniel, conseguimos trespassar a ponta do anzol e cortar a ponta com farpa com alicate próprio, também conduzido no barco para tais eventualiades. Aliás, sem anestesia ehehe.
Mas, enfim, deu tudo certo, sem nenhuma sequela.
Conclusão
Uma ótima pescaria e com excelentes companheiros, apesar das chuvas e do incidente com a garatéia, tudo mais transcorreu da melhor forma possível, inclusive obtendo ótimos resultados no corrico, com destaque especial para uma wahoo de 12 kgs.
Seguem imagens da jornada, com uma turma sensacional, de pescadores pra lá de gente boa!
Contatos: zagaia@pescanordeste.com.br