Final de semana passado fui à cidade de Demerval Lobão-PI (aproximadamente uns 30km da capital Teresina) para visitar um tio que retornava a morar na cidade.
Dentre outras atividades realizadas, como jobar dominó até 3h00 da matinha, carteado (buraco), ir pra seresta escutar aquele brega rasgado e tomar cerveja quente de espuma murcha, comer panelada, carneiro cozido no leite de coco, ver o reizado... Imaginei ir pescar no Rio Poti.
O materialzinho de pesca, sempre presente me fez acordar cedo, pegar a moto do tio e me tacar para um local conhecido como "Pontão" onde uma balsa faz a travessia de pedestres e veículos sobre o rio Poti.
Arrumei uma companhia agradável, que exigiu de mim apenas R$ 4, 00 (sob forma de um celular de Slova). Até aí tudo bem.
Chegamos ao pontão por volta das 8h00 da manhã. O céu nublado, alguns pingos de chuva e um rio calmo, água meio turva e muita vegetação.
Fomos lá iniciar as atividades.
Meu companheiro não colocando muita fé no meu material, levou um anzol minúsculo e sumiu mato adentro.
Eu procurei uma pedra lá pra arremessar e fiquei nessa brincadeira até umas 11h00 e NADA DE PEIXE!
Resolvi procurar outro ponto, um tanto mais afastado e encontrei uma pedra dentro d'água e resolvi ficar sobre ela e arremessar dali, parelelamente ao barranco.
Logo no primeiro arremesso, assim que comecei a recolher a isca MS Stick One 85, um jacaré viu a isca e começou a nadar em direção à ela. Eu, naquela agonia terrível, comecei a recolher rápido com medo do danado levar isca, vara, pescador... Tudo junto!
No que o Jacaré desistiu, eu diminui o recolhimento, um pouco mais aliviado. Ele ficou me olhando de longe (puto das calças, imagino eu). Mas o mais interessante é que quando eu recolhi até próximo da pedra que eu tava, um tucunaré veio e tentou pegar a isca.
Isso nos meus pés!
Aí, moço, não tem coração que guente. Eufórico, saí de "riba da preda" e do barranco arremessei na pedra onde tava (quer dizer, próximo da pedra onde eu estava).
Moço... Na segunda recolhida senti só a lapada. O mesmo tucunaré (imagino eu ter sido o mesmo) bateu na isca e levou rio adentro.
Pra não dizer que é boato: Seguem as fotos:
Barca que faz a travessia de pedestres e veículos sob o rio Poti:
Rio Poti:
Pequena pausa (Isca MS Inna 70 Pro Tunned)
O danado do bocudo, pequeno, mas tá velendo. Detalhe da pedra à esquerda onde eu estava:
Fêmea e deveria estar em período de reprodução. Detalhe da isca (MS Stick One 85 - Osso)
Foto oficial:
Disseram que eu parecia o "Pai Helinho" (Matheus Nachtergaele) da novela DA COR DO PECADO:
E para encerrar as atividades... Uma partidinha de buraco!
E é isso aí negada (e a brancada também).
Muito boa a sensação. Quem passou sabe e quem ainda não passou, insistam. É muito bacana!
Um bom final de semana à todos.
LOCAL:
Pontão do Rio Poti - Município de Demerval Lobão-PI
Coordenadas Google Earth: 5°20'46.61"S / 42°37'46.49"O
MATERIAL:
Vara MS Lubina Lux 6'
Carretilha MS Titan 12000
Linha multifilamento 0.26mm
Leader fluorcabono 0.50mm
Iscas: MS Inna 70 Pro Tunned, MS Stick One 85.