Açude do Castanhão-CE: Pescadores Espotivos vs Ribeirinhos

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Açude do Castanhão-CE: Pescadores Espotivos vs Ribeirinhos

Postagem Número:#1/20  Mensagempor Chrony Joseph » 09/05/2012 - 22:21:08

Sempre que ouvia alguém reclamar de redes, tarrafas, ribeirinhos com fieiras cheias de Tucunarés capturados nos açudes do nordeste, comentava que dificilmente haveria uma fiscalização mais efetive sobre eles, pois o peixamento realizado nos açudes teve como objetivo de recompensar a perda da terra para plantar com peixes para subsistência dos ribeirinhos. Além disso eles pescam diferente de nós, usam varas de bambu, tarrafas, redes, currais etc., o que para muitos pode ser um absurdo, mas é a maneira deles, estão pescando para alimentar suas famílias seja consumindo o peixe ou vendendo na feira.

É fato que ocorre abusos, como a pesca profissional, e esta deve ser denunciada e reprimida com uma fiscalização eficiente dos órgãos competentes, até mesmo pelos próprios moradores locais, pois estarão preservando sua fonte de subsistência (até mesmo sobrevivência).

Quando viajamos para pescar nos interiores, seja nos açudes ou mangues, nós somos os "forasteiros" e é extremamente importante o respeito pelo local, pelas pessoas, como também a preservação (lixo, desordem etc.).

No Castanhão há até guias de pesca, pessoas que viram o nicho de mercado e saíram na frente levando os visitantes até o encontro dos grandes Tucunarés... Há também um estudo para implantação de um hotel fazenda com estrutura para o turismo da pesca. Tudo isso gera recursos para toda uma cadeia de produtiva/consumo/receitas para cidade, estado e região.

Ao ler o documento abaixo - sem tomar partido de "A" ou "B", sendo imparcial - até mesmo porque sequer conheço o açude e a cidade - fico questionando se nos dias de hoje ainda vai existir este tipo de conflito, imposição, invasão, expulsão, cabo de guerra, ações por influências, ameaças pesadas? Não dá para todos viverem em um ambiente de respeito, paz e harmonia?

Isso é péssimo para nosso esporte/lazer e nossa região!

Hostilidade gera hostilidade, gentileza gera gentileza...

Tinha planos de ir ao Castanhão este ano, mas prefiro não me arriscar em um ambiente hostil, vou aguardar a poeira baixas, as coisas serem definidas claramente e ambos entenderem que o direito de um começa quando finda o do outro.

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/20  Mensagempor Eduardo Arruda » 09/05/2012 - 22:39:20

Não vou tomar partido de ninguém, mas TODA generalização é burra!
O texto é cheio de emoção, mas apenas isso! ao meu ver quem mais deveria se preocupar com o castanhão - os pescadores locais - não o faz, e por falta de argumentos, acaba por atacar todos os pescadores esportivos, que alavancam a economia da região!
Existem pessoas de má indole em qq área, e com certeza existem aqueles que se utilizam da "desculpa" de pescar pra aproveitar, mas por experiência própria, posso afirmar que o castanhão vai morrer, e os culpados não serão os pescadores esportivos.
ê negocio difícil é conseguir conscientizar a galera que um dia vai acabar, e aí eles não vão ter o que comer!
Avatar do usuário
Eduardo Arruda
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 12
Mensagens: 139
Registrado em: 02/12/2010 - 19:02:14
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/20  Mensagempor AlexJFS » 09/05/2012 - 22:43:23

Complicada a situação :roll:
Familia + Pescaria + Sport Recife = Felicidade total, isso não tem preço!
Avatar do usuário
AlexJFS
Meca
Meca
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1693
Registrado em: 06/04/2008 - 17:58:25
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/20  Mensagempor P.Pinto » 10/05/2012 - 00:01:38

ambos os lados tem seus erros, é complicado
Imagem
Avatar do usuário
P.Pinto
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 12
Mensagens: 218
Registrado em: 23/10/2008 - 08:14:54
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/20  Mensagempor EdsoNet » 10/05/2012 - 08:21:20

Concordo com Paulinho, erros em ambos os lados. Existem pescadores esportivos e "pescadores esportivos" como exitem pescadores artesanais e "pescadores artesanais". O que quero dizer é que têm certos pescadores que se dizem "esportivos" nesses locais e matam tudo, de todo tamanho e que têm pescadores artesanais que se preocupam também com o seu futuro e, de certo modo, preservam o meio do qual vivem.
Ai é como Eduardo Arruda disse, não se pode generalizar nem tudo nem todos.
Realmente existe muita dramaticidade no texto dos ribeirinhos, mas será que também não houve muito exagero por parte dos órgãos competentes?
Das palavras de Chrony faço as minhas, violência gera violência!
Vivo pescando e pescando pra viver
Imagem
Avatar do usuário
EdsoNet
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Gincana (2)
 
Tópicos: 45
Mensagens: 522
Registrado em: 18/09/2008 - 12:07:28
Cidade/Estado: Caruarú/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#6/20  Mensagempor Moisés » 10/05/2012 - 10:01:31

Estou sem comentários o negócio ta sério pra caramba... :(
Pescar é arte, pegar o peixe ai é que são elas...
Avatar do usuário
Moisés
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 7
Mensagens: 98
Registrado em: 15/12/2011 - 12:23:20
Cidade/Estado: Garanhuns/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/20  Mensagempor Alexandre Cardoso » 10/05/2012 - 12:09:37

Concordo com Chrony e o Edinho os dois lados tem sua culpa. Mas quero postar aqui minha opnião.

DEUS com a ajuda dos "pobres" pescadores da barragem do Assu acabou com os peixes de lá, lá era bom para os "pobres" pois não havia fiscalização de nada, no começo pegavam muitos peixes, eram empregados de atravessadores que financiavam as pescarias, mas pagavam uma miséria pelo quilo, o peixe acabou, e tornou-se inviável continuar por lá, então os gafanhotos (atravessadores) voaram para outras paragens. E hoje os "pobres pescadores" de lá continuam mais pobres ainda, mesmo aqueles que nunca colocaram uma rede naquela represa e recebem salários defesos até hoje, através da colônia de pescadores "artezanais" de Assu (ou seria artesanais?) onde a maioria tem outras atividades remuneradas. E os poucos que tem renda exclusivamente da pesca vivem em grandes dificuldades financeiras devido a redução drástica da pesca ocasionada na sua maioria pela pesca predatória profissional.

É temeroso realmente, uma Associação de pescadores "artezanais" (ou seria artesanais?) juntarem-se com o MST (órgão igualmente repleto de ladrões, marginais, e vagabundos, que são até financiados pelo governo) ameaçando pescadores esportivos na maioria pessoas de bem. Mas é bom saber que eles não se vendem por dinheiro sujo (apenas para os atravessadores que como gafanhotos dizimaram a barragem do Assu e que pagam uma miséria pelo quilo de peixe e usam os "pobres pescadores" locais do Castanhão, (eu sei do que estou falando, é assim que está acontecendo) e não duvido que um atravessador desses seja um dos idealizadores desse texto postado acima

Concordo que tem muito pescador que só pensa em putaria, eu tenho nojo desse tipo de gente e quem alicia menores para prostituição. Mas infelizmente só se prostitui quem quer, quem não quer procura estudar, trabalhar e arranjar uma maneira de viver dignamente. Até o que chamam de bolsa família, para mim é uma espécie de "prostituição". Quem não quer trabalhar, se prostitui, rouba, ou vive de bolsas esmolas do governo, e fica se fazendo de "pobre coitado" pois acham que o dinheiro vem mais fácil (e vai mais fácil ainda). Por isso que existem os "Filhos da mãe do Brasil". E muitos tem orgulho de o serem.

Agora... Ele em toda razão quando fala dos "pescadores esportivos". E eu sem querer generalizar óbvio. Realmente temos que reconhecer que essa história de pescador esportivo que solta a maioria dos peixes é balela. Eu pelo menos, conheço muitos e tenho até amigos que matam tudo que podem. Mas quem sou eu para julgar? Faço o que minha consciência manda. Cada um, é cada um.
Na realidade se formos contar nos dedos, apenas uma pequena parte solta a maioria dos peixes respeitando também as matrizes.

Bem... só espero que a coisa amenize rapidamente, e que pescadores "artezanais" (ou seria artesanais?) convivam em paz com os esportivos ou os que se dizem "esportivos", e que eles vejam que o grande vilão da história são os atravessadores e os predadores que pescam de mergulho.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#8/20  Mensagempor Tuã Torres » 10/05/2012 - 17:07:42

Assino embaixo Alexandre. 8)
Proteger a Natureza é a maior missão do homem na terra, é cuidar da obra de Deus.
Avatar do usuário
Tuã Torres
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 18
Mensagens: 149
Registrado em: 01/09/2011 - 15:13:43
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/20  Mensagempor Alexandre Cardoso » 10/05/2012 - 17:32:23

Sim! E é bom deixar essa ameaça registrada aqui no fórum, pois se houver algum atentado contra qualquer um, seja dono de pousada, guias, ou mesmo pescadores, já sabemos de quem veio. Seria bom também, quem vive do turismo da pesca lá, prestar queixa em delegacia contra isso para que não aconteça coisa mais grave.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#10/20  Mensagempor Marcão » 10/05/2012 - 19:22:43

Como apareceu essa notícia? Onde foi publicada? E essa ação do Ibama e da Policia Ambiental foi praticada com excessos?
De qualquer maneira, a situação exige cuidados. Precisamos ouvir também o outro lado da história. Nunca vi isso no meio, ameaças explícitas... Vixe... !
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#11/20  Mensagempor Raimundo Bezerra » 11/05/2012 - 10:23:39

E la é terra de gente valente... Vou ter que aguardar mais uns dias para ir la... Uma pena...
Avatar do usuário
Raimundo Bezerra
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 3
Registrado em: 31/03/2012 - 19:52:42
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/20  Mensagempor Moisés » 11/05/2012 - 13:32:33

Alexandre Cardoso em 10/05/2012 - 12:09:37 escreveu:Concordo com Chrony e o Edinho os dois lados tem sua culpa. Mas quero postar aqui minha opnião.

DEUS com a ajuda dos "pobres" pescadores da barragem do Assu acabou com os peixes de lá, lá era bom para os "pobres" pois não havia fiscalização de nada, no começo pegavam muitos peixes, eram empregados de atravessadores que financiavam as pescarias, mas pagavam uma miséria pelo quilo, o peixe acabou, e tornou-se inviável continuar por lá, então os gafanhotos (atravessadores) voaram para outras paragens. E hoje os "pobres pescadores" de lá continuam mais pobres ainda, mesmo aqueles que nunca colocaram uma rede naquela represa e recebem salários defesos até hoje, através da colônia de pescadores "artezanais" de Assu (ou seria artesanais?) onde a maioria tem outras atividades remuneradas. E os poucos que tem renda exclusivamente da pesca vivem em grandes dificuldades financeiras devido a redução drástica da pesca ocasionada na sua maioria pela pesca predatória profissional.

É temeroso realmente, uma Associação de pescadores "artezanais" (ou seria artesanais?) juntarem-se com o MST (órgão igualmente repleto de ladrões, marginais, e vagabundos, que são até financiados pelo governo) ameaçando pescadores esportivos na maioria pessoas de bem. Mas é bom saber que eles não se vendem por dinheiro sujo (apenas para os atravessadores que como gafanhotos dizimaram a barragem do Assu e que pagam uma miséria pelo quilo de peixe e usam os "pobres pescadores" locais do Castanhão, (eu sei do que estou falando, é assim que está acontecendo) e não duvido que um atravessador desses seja um dos idealizadores desse texto postado acima

Concordo que tem muito pescador que só pensa em putaria, eu tenho nojo desse tipo de gente e quem alicia menores para prostituição. Mas infelizmente só se prostitui quem quer, quem não quer procura estudar, trabalhar e arranjar uma maneira de viver dignamente. Até o que chamam de bolsa família, para mim é uma espécie de "prostituição". Quem não quer trabalhar, se prostitui, rouba, ou vive de bolsas esmolas do governo, e fica se fazendo de "pobre coitado" pois acham que o dinheiro vem mais fácil (e vai mais fácil ainda). Por isso que existem os "Filhos da mãe do Brasil". E muitos tem orgulho de o serem.

Agora... Ele em toda razão quando fala dos "pescadores esportivos". E eu sem querer generalizar óbvio. Realmente temos que reconhecer que essa história de pescador esportivo que solta a maioria dos peixes é balela. Eu pelo menos, conheço muitos e tenho até amigos que matam tudo que podem. Mas quem sou eu para julgar? Faço o que minha consciência manda. Cada um, é cada um.
Na realidade se formos contar nos dedos, apenas uma pequena parte solta a maioria dos peixes respeitando também as matrizes.

Bem... só espero que a coisa amenize rapidamente, e que pescadores "artezanais" (ou seria artesanais?) convivam em paz com os esportivos ou os que se dizem "esportivos", e que eles vejam que o grande vilão da história são os atravessadores e os predadores que pescam de mergulho.

Concordo com você também Alexandre Cardoso, acho que se houver essa tal união com esse ditos grupos sociais a coisa não vai ficar tão açucarada não pois conheço um pouco a metodologia desse "grupos de assistência" social como mst; fetrafece, e os demais citados no texto eles tem uma cabeça muito radical no ponto de vista anarquista, o que eles gostam mesmo é de baderna e se eles se unirem ai o negocia fede mesmo.

ARTESANAL = significado: Que é feito sem recurso ou meios sofisticados ou técnicas elaboradas ou industriais. :lol:
Pescar é arte, pegar o peixe ai é que são elas...
Avatar do usuário
Moisés
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 7
Mensagens: 98
Registrado em: 15/12/2011 - 12:23:20
Cidade/Estado: Garanhuns/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/20  Mensagempor Alexandre Cardoso » 11/05/2012 - 14:22:55

Pois é Moisés, temo uma guerra armada sangrenta por lá, igualmente como está acontecendo com os índios e os fazendeiros na Bahia.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#14/20  Mensagempor Yuri Mamede » 12/05/2012 - 22:52:48

Amigos do Pesca Nordeste,

Vendo a publicação dessa carta no fórum e os comentários de todos, não pude deixar de fazer também alguns comentários.

A Associação de Pesca Esportiva do Estado do Ceará - APEECE vem fazendo um trabalho junto as autoridades aqui do Ceará para conscientizar-los do potencial do Castanhão quanto ao turismo de pesca esportiva para o Estado e para o desenvolvimento da região.

A barragem vem sendo alvo da pesca predatória de uma maneira cada vez mais intensa e seu destino fatalmente será igual ao de outras tantas aqui do Nordeste (Assú, Orós, Serrote, etc, etc), que foram esgotadas pela ação da pesca ilegal e abusiva. Não estamos falando da pesca particada dentro da lei pelas populações locais, e sim a pesca ilegal praticada na barragem, que semanalmente retira toneladas e toneladas de pescado capturado por métodos ilegais e que não são praticados, em sua maioria, pelos moradores locais. Todos nós já vimos esse filme, em diversos outras barragens, e todos nós sabemos como acaba. O Alexandre bem falou no comentário dele o que ocorre.

Finalmente conseguimos pela APEECE despertar o poder público para a importância da preservação do Castanhão e agora começamos a ter a presença do IBAMA, Polícia Ambiental, Secretaria Estadual de Pesca e Polícia Federal na barragem. O obejetivo desses orgãos é simplesmente fazer com que nossas leis sejam cumpridas lá e que, com isso, a barargem não seja mais um alvo tão vulnerável de crimes ambinetais, de toda a natureza, não só se tratando da pesca predatória. O que antes praticamente não acontecia hoje começa a virar quase uma rotina, que são blitzes ambientais na região.

Essa carta que circulou em Nova Jaguaribara nada mais é que a reação de pessoas que estão incomodadas com a presença da polícia lá.

Se houve realmente algum execsso cometido por algum orgão em alguma fiscalização, isso deve ser denunciado e ser apurado pelas autoridades. Mas isso não deve ser motivo para não queiramos a presença da polícia e dos orgão ambientais lá. Isso é uma conquista para região e para as pessoas de bem de lá, pois pode ser a garantia de que o futuro do Castanhão seja diferente do de outras barragens.

Essa "carta" visa somente descredenciar o trabalho das autoridades e intimidar a associação em suas ações em defesa do nosso esporte e da preservação da barragem.

Os pescadores locais, que obecem as leis e vivem da pesca artesanal não estão incomodados com a presença das polícias (CPMA e PF) e do IBAMA. Eles também são contra a ação predatória de grupos que ameçam o futuro da atividade deles, que é a pesca na barragem. Somos parceiros nisso pois temos os mesmos interesses, que é preservar o futuro da pesca no Castanhão.

Não vou nem comentar as acusações e ameaças claras dirigidas a nós da APEECE e as pessoas da região que trabalham e vivem do turismo em Nova Jaguaribara. Isso é coisa para polícia e a justiça buscarem uma solução.

Se erros existem devemos corrigi-los, com diálogo e bom senso e nada justifica a agressividade, violência e a covardia.

Vamos continuar apoiando o poder público em suas ações de fiscalização da barragem e exigindo o cumprimento das leis para TODOS, sem exceção. Isso é nosso dever como cidadãos e como amantes da pesca esportiva.

Yuri Mamede
Presidente da Associação de Pesca Esportiva do Estado do Ceará
Avatar do usuário
Yuri Mamede
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 4
Registrado em: 18/04/2009 - 11:25:49
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/20  Mensagempor Marcão » 13/05/2012 - 09:45:02

Muito bem colocado e explicado, Yuri. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e esperamos que no final o bom senso prevaleça.
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Próximo

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot