Açude do Castanhão-CE (27/04 a 01/05/12) - PB Kayak Fishing

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Açude do Castanhão-CE (27/04 a 01/05/12) - PB Kayak Fishing

Postagem Número:#1/21  Mensagempor Álbano » 08/05/2012 - 22:56:32

Paraíba Kayak Fishing - Expedição Castahão-CE
em Busca dos Tucunarés do Sertão


Segundo ensinamento universal e compulsório dos dicionários, EXPEDIÇÃO é a "remessa de tropas ou de navios de guerra ou mercantes com determinado objetivo...". Acometidos por este conceito, imaginamos desvirtuar da originalidade dele, esquecendo finalidades bélicas e comerciais, mas mantendo a determinação em um só objetivo. Não tive como prever, muito menos como recusar o convite irrecusável desferido por Fabrício - o de aproveitar o feriadão de 1º de maio para conhecer a afamada Barragem do Castanhão-CE.

Imagem


Aos que não conhecem, o Castanhão está localizado no município de Jaguaribara-CE, barrando o leito do rio Jaguaribe, e estando situado a mais de 600Km aqui de João Pessoa-PB. Represa 6, 7 bilhões de metros cubicos de água cristalina, constituindo um dos maiores reservatório para múltiplos usos da América Latina, e abrigando várias espécies de peixes - destacando-se no cenário nacional da pesca esportiva. De lá saiu o recorde brasileiro de tucunaré capturado fora da bacia amazônica. O responsável pela façanha foi Rômulo Patrick, que fisgou um tucuna com nada menos que 11, 8Kg... um espetáculo! E se eu tivesse tido tempo, acho que nem dormiria de tanta ansiedade... mas foi tudo marcado em cima da hora mesmo.

Pela imediatidade dos planos e improvisação da aventura, nenhum de nossos outros companheiros puderam completar a lotação. Então, deixamos para planejar e arranjar as pendengas durante a viagem - e que viagem! Amarramos os caiaques sobre o barco e cortamos a noite da sexta-feira, ansiosos pela chegada do sábado. Misturamos as curvas e tons das estradas da Paraíba, remendando as fronteiras com o Rio Grande do Norte e o Ceará. Entre uma parada e outra para esticar a coluna, boas doses de prosa e causos de pescaria e de vida.

Apesar de havermos realizado a viagem no período da noite, Fabrício esteve muito atento ao trânsito. A malha viária, bem conservada, nos permitiu um trabalho a menos. Apenas dois contratempos demandaram mais de nossos sentidos - os jumentos soltos nas estradas do sertão cearense (onde todo cuidado é pouco), e uma pequena errada de caminho que nos custou 150Km a mais de estrada! Ao passarmos por Mossoró-RN, por causa das obras de recapeamento asfáltico da BR-340, desorientados com a escuridão, pegamos a 405 pensando estarmos na estadual RN-015 (distante 300 metros da entrada da 405). Resultado: percorremos 75Km de uma interminável e inabalável reta, até a cidade de Apodi-RN, para descobrirmos que - para não nos aventurarmos em uma estrada de terra - teríamos que voltar para Mossoró. Mas foi válido: descobri a maior estrada reta e plana da minha vida, e que há sim um acesso alternativo através do município de Apodi. Na próxima viagem exploraremos o trecho.

Antes de passarmos pela encantadora Limoeiro do Norte-CE, o cansaço adquirido no dia anterior falou mais alto e o sono bateu forte. Na condição de co-piloto fiquei preocupado em deixar o piloto "sozinho". Resolvemos então fazer um pitstop. Uma horinha de sono no carro foram fundamentais para recarregar as baterias. Os primeiros raios de sol do sábado nos revelava o tabuleiro cearense... paisagem linda, porém não fotografada. Ainda estava acordando.

Descobri também que em Limoeiro o que menos tem é pé de limão... já as majestosas carnaubeiras - estavam por todo lado.
Imagem
Imagem


E após 09 horas de viagem, eis que surge o portal do Castanhão.
Imagem
Imagem


Fomos até Jaguaribara, cidade bem projetada que foi remanejada do leito do rio Jaguaribe para se livrar da inundação causada pela construção da barragem. Lá nos instalamos na pousada de Pereirinha, figuraça que nos recebeu com a alegria e hospitalidade pertinentes aos sertanejos. As instalações são modestas, mas ofertam tudo que um pescador pode precisar. Quartos com ar e frigobar, área reservada de garagem, churrascaria e aparato logístico. Tudo com preços justos e acessíveis.
Imagem


Devido às suas dimensões, é bastante interessante o apoio de um guia de pesca para explorar o Castanhão. De cara já soubemos que a demanda pela pesca esportiva havia ocupado tudo quanto era profissional do ramo. Vários pescadores estavam na área. Perguntamos para alguns guias e pescadores como estava a produtividade das pescarias no período - e as respostas foram modestas. As noites eram de lua forte, e na semana anterior havia ocorrido um grande torneio de pesca. Mas estávamos no Castanhão, e isso já era um grandioso feito.

Combinamos pescar embarcados no primeiro dia, deixando os caiaques para o dia seguinte. Compramos carne e verduras para preparar o almoço e, antes da saída, recebemos a indicação de alguém que poderia nos auxiliar na localização de alguns pesqueiros próximos - então, fomos pra água!

Imagem
Imagem


O cenário é encantador, merecendo nosso respeito e preservação - o Castanhão é mesmo tudo o que falam:

Imagem
Serra da Micaela - A Rainha do Castanhão

Imagem
Um dos vários ninhos

Imagem
Pequeno-grande cacto

Imagem
Estruturas


Eram tantas as atrações que eu quase esqueci de pescar... brincadeira, claro que não esqueci. Vamos às capturas:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


O reservatório é imenso, quase um mar, mas deu para explorarmos excelentes pontos. As estruturas estavam presentes em todo e qualquer lugar. Víamos árvores inteiras sob o barco. Galhadas e pedras nos tentavam em dar uns pinchos a mais. Apesar do longo período de estiagem que assola a região nordeste de nosso país, e de notarmos a baixa considerável no volume do Castanhão, sua profundidade é impressionante. Depois de várias capturas não registradas, voltamos para pousada encantados com o por do sol.
Imagem


E finalmente chega o domingo. Após uma noite completa de sono, acordamos revigorados e dispostos em colocarmos os caiaques na água. O barco é perfeito e insubstituível para se pescar no Castanhão, mas os caiaques é quem embalam o coração. A chatinha de Fabrício, além de muito bem projetada com viveiros e plataformas que facilitam nossa vida, estava super bem servida com um motorzão de 25HP - sobrando força. E exploramos bem esta caracteristica da embarcação; fixamos nossos caiaques sobre tudo, e partimos sem guia, mas com um mundão d´água para descobrir. Em cada ponto promissor, estacionávamos o barco e batíamos cada galhada com os caiaques.

Imagem
Imagem


Acreditem, foi um dos melhores dias de pesca que já tive. A composição colorido-cinza do cenário, com o verde das algas reluzindo através da transparência sonora das águas do Castanhão, me deixaram meio "abobado". Os peixes grandes eram esperados a cada arremesso, mas não apareceram. Entretanto, os de menor porte nos propiciaram excelentes e inúmeras ações durante todo o dia. Ao trabalho de cada isca, os tucuninhas ferviam para disputá-las. Vimos traíras, piranhas, tambaquis, e "zilhões" de tucunarés... aquele lugar é um santuário abençoado por Deus.

Agradeço o companheirismo, disposição e disponibilidade do amigo adventureiro, Fabrício Maciel. Através da portunidade de ouro que me foi veiculada, conheci e me encantei pelo Castanhão. Pretendo voltar lá assim que possível - e com um comboio completo de caiaqueiros. Peço desculpas pelo racionamento na exposição das fotos que registraram os momentos com caiaques. Apesar de todos os atributos e merecimento do lugar, a demanda exaustiva do trabalho aqui não me permitiu realizar um relato digno e pormenorizado. Os vídeos podem revelar mais detalhes deste super-feriado que passamos curtindo a maresia do Castanhão.

E assim, que falem as imagens:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


OS VÍDEOS

Pescaria com Caiaques

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1uhK5UsgLPs&feature=relmfu[/youtube]

Pescaria com Barco

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0LHhNsJq7bM&feature=relmfu[/youtube]



Visitem e Preservem o Castanhão-CE - santuário nordestino da pesca esportiva!

IMPORTANTE: Estive no Castanhão e trouxe em minha bagagem outros tantos bons momentos de recordação, mas foi de passagem por Itajá-RN que me apaixonei de vez. Para quem não lembra, Itajá é berço de caiaqueiros, fortes e de bom coração - João Clayton, Leonardo e Chicão. Contudo, foi a pequena e doce Thayná que me fez ter a certeza de que seu pai (João Clayton) é mesmo um homem feliz. Parabéns pela princesa, amigo! Abraço à toda família.

Valeu galera do Pesca Nordeste!
Pescando de Caiaque!
Avatar do usuário
Álbano
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 6
Mensagens: 30
Registrado em: 09/03/2011 - 10:52:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/21  Mensagempor Chrony Joseph » 08/05/2012 - 23:06:42

Bela expedição e imagens! Parabéns! :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/21  Mensagempor Fernando Rego » 08/05/2012 - 23:11:03

Show de relato! As fotos ficaram extraordinarias!
Parabens Albano e Fabricio!
Este Castanhao, realmente e incrivel! :wink:
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#4/21  Mensagempor BrunoCN » 08/05/2012 - 23:24:43

Parabéns pela pescaria... Grande relato!
Avatar do usuário
BrunoCN
Camurupim
Camurupim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 494
Registrado em: 10/02/2012 - 17:37:21
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 16 vezes

Postagem Número:#5/21  Mensagempor Coruja » 09/05/2012 - 08:04:33

Muito bom ver um relato tão bem elaborado e com bom resultado, ótimo local de pesca e com lindas paisagens, parabéns.
Não quero nem mais trabalhar, só penso em pescar...
Avatar do usuário
Coruja
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 2
Registrado em: 13/06/2011 - 17:47:34
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/21  Mensagempor Beto » 09/05/2012 - 10:10:14

Parabéns pela pescaria com caiaque e pelo relato que ficou show.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#7/21  Mensagempor Willames » 09/05/2012 - 10:14:44

Parabéns meus amigos, um show de imagens e aventuras :wink:
Imagem
"Enquanto se tenha ao menos um amigo, niguém é inútil"
Avatar do usuário
Willames
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 11
Mensagens: 872
Registrado em: 25/08/2006 - 22:21:45
Cidade/Estado: Bayeux/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/21  Mensagempor Fabricio Maciel » 09/05/2012 - 10:58:14

Simplesmente um show de relato meu amigo Albano,

Fico muito feliz de poder ter contribuido para o mesmo, realmente você sabe retratar como ninguém os minimos detalhes que envolvem uma Expedição de pescaria, isso só confirma a celebre frase de que "o peixe é apenas um mero detalhe nas pescarias" pelo menos pra nós durante nossas jornadas, mais uma vez volto a frisar a importância do companheirismo, das amizades e da não disputa e rivalidade entre parceiros, nosso intuito é de apenas desfrutar desses momentos que para mim são magicos e que valem muito apena serem vividos de forma integral.

Grande abraço e obrigado pela celebre companhia.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Avatar do usuário
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro
 
Tópicos: 208
Mensagens: 1530
Registrado em: 28/09/2008 - 12:17:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#9/21  Mensagempor Gustavo Adelino » 09/05/2012 - 12:05:06

O que se vê aqui já não é mais um simples relato, mas uma bela matéria, bem redigida e com lindas imagens da natureza, especialmente dos esportivos tucunarés, parabéns pelo post Álbano!
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 98
Mensagens: 1013
Registrado em: 25/02/2010 - 18:15:09
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 25 vezes

Postagem Número:#10/21  Mensagempor Alexandre Cardoso » 09/05/2012 - 12:21:34

Albano, texto agradabilíssimo de ler. Na companhia de meu grande companheiro Fabrício, muito melhor. Parabéns caiaqueiros.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#11/21  Mensagempor Henrique Motta » 09/05/2012 - 12:28:03

Bela pescaria e fotos de ótima qualidade, parabéns!
Imagem
Avatar do usuário
Henrique Motta
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 4
Mensagens: 18
Registrado em: 11/01/2007 - 00:08:24
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/21  Mensagempor Nilton Mattos » 09/05/2012 - 18:55:16

Eita!
Fico feliz toda vez que vejo um relato deste tipo...
Infelizmente não pude acompanhá-los nesta empreitada, pois tive que trabalhar segunda-feira (30/04) :( :( :(
Excelente relato; excelentes imagens. :D :D :D

Parabéns grandes aventureiros. Como sugestão: evitem viajar de noite, principalmente em estradas não conhecidas "na palma da mão". Grande abraço
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/21  Mensagempor MarcelloGurjao » 09/05/2012 - 19:14:28

Valeu galera, Castanhão é lindo mesmo, dá vontade de ir pra passar uns 15 dias... metade pescando e metade passeando! As imagens ficaram show e o relato nem se fala!

Parabéns aos dois Adventureiros!
Imagem
Avatar do usuário
MarcelloGurjao
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo
 
Tópicos: 88
Mensagens: 701
Imagens: 7
Registrado em: 13/05/2009 - 00:01:55
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#14/21  Mensagempor Pena Branca » 09/05/2012 - 19:24:41

com certeza, o relato com as melhores fotos que vi ultimamente, não sei se são méritos da tecnologia ou da capacidade dos fotógrafos, bela pescaria, esses pescadores do nordeste, estão fazendo é arte abrç a todos e boas pescarias
Tarpon, "pesque com moderação"
Avatar do usuário
Pena Branca
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 15
Mensagens: 261
Registrado em: 19/05/2011 - 21:29:24
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/21  Mensagempor Álbano » 09/05/2012 - 21:19:38

Estimados amigos;

Chorony:
Obrigado, amigo!

Fernando Rego:
O lugar é realmente extraordinário, merecendo novas investidas, mas também nossos cuidados em forma de preservação. Abraços.

Bruno:
Valeu! Que venham as próximas.

Coruja:
Fico feliz que tenha gostado do relato. A postagem é reflexo do que vimos e sentimos por lá. Abraço.

Beto:
Qualquer dia poderíamos juntar a galera PB + PE e darmos uma esticada até o Castanhão... seria fantástico!

Willames:
Grande parceiro, agora sei o que vocês falavam sobre o Castanhão - é tudo verdade e ainda sobra! Abração.

Fabrício:
Como não tenho palavras para demonstrar minha gratidão, me resguardo na simplicidade e veracidade de um MUITO OBRIGADO. Valeu por tudo caro amigo adventureiro! Até a próxima.

Gustavo Adelino:
Agradeço pelo elogio ao relato, Gustavo. Sua gentileza e a dos amigos nos motiva em novas investidas. Se fui feliz nas colocações foi por conta das oportunidades que tive... e da exuberância resguardada pelo Castanhão.

Alexandre Cardoso:
Que bom que o texto ficou à altura da qualificação das pessoas que o leem. Grato por tudo. Espero que possamo ter a oportunidade de pescarmos juntos novamente. Abraços.

Henrique:
Valeu, amigo - sucesso nas pescarias para você.

Nilton Mattos:
Grande Nilton, um dos ícones de nossa pesca esportiva. Valeu parceiro! Na próxima oportunidade, nos encontraremos. E quanto a importante dica sobre não se viajar no período da noite - concordo em gênero, número e grau. Levaremos em consideração já na pescaria seguinte, certo? Valeu pela preocupação.

Marcello Gurjão:
Sei que os "Gurjões" já registraram excelentes marcas no Castanhão... estou sempre atento às postagens. O lugar é mesmo show! Abraço.

Pena Branca:
Fico feliz por suas colocações. Na verdade, toda a magia e encantamento aqui registrados só funcionaram porque os "espectadores" os viram com olhos-de-mãe. Não há tecnologia nem habilidade (que não possuo) que cheguem aos pés das amizades que consolidamos aqui. E de amigo para amigo, todo relato é empolgante. Obrigado, Pena.
Pescando de Caiaque!
Avatar do usuário
Álbano
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 6
Mensagens: 30
Registrado em: 09/03/2011 - 10:52:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Relatos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot