Rio Gramame-PB (14/04/12) - Paraíba Kayak Fishing

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Rio Gramame-PB (14/04/12) - Paraíba Kayak Fishing

Postagem Número:#1/12  Mensagempor Álbano » 16/04/2012 - 22:56:21

Amigos,

Ainda sob o efeito analgésico causado pela pescaria realizada durante o encontro na Barra do Cunhaú, bateu aquela vontade de repetir a dose. Só que o cenário haveria de ser mais perto - tão perto que pudemos contar com a bem-vinda presença do nobre amigo pernambucano, Apolinário. O cabra tava num "alvoroço" só, e muito empolgado com os planos de pescarmos no Rio Gramame, aqui mesmo na região metropolitana de João Pessoa (PB). Telefonemas trocados no improviso, e mais dois companheiros, Narbal e Allysson toparam enfrentar o mangue.

Fabrício, Jether e Jonathan, honrando outros compromissos, não puderam nos acompanhar. Elias já disse que na próxima pescaria estará conosco. Estaremos aguardando!

Há muito tempo que planejava conhecer o Rio Gramame, seu mangue de canais serpenteados e - claro - a diversidade de peixes relatados por outros pescadores que por lá passaram. Xaréis, tarpons, robalos, caranhas e até tucunarés são pegos por lá (tucunarés?) Isso mesmo, tucunarés também. Então, não me restou outra opção neste último sábado... entre lavar o carro, fazer compras e adiantar demais pendências domésticas, preferi a dura rotina de estar sobre o caiaque, pescando e contemplando cada vestígio digital da mamãe natureza (ela também é Paraibana!)

Estreantes no mangue: Alysson e Apolinário

Às 05:00h eu, Allysson e Narbal nos encontramos e saímos em comboio. Tentei contato com Apolinário, que madrugou e enfrentou o trecho canavieiro entre nossos estados. Eu estava mais preocupado com a segurança dele do que com qualquer outro detalhe da pescaria - mas deu tudo certo; o rapaz chegou portando a simpatia de sempre, quase que ao mesmo tempo de nossa chegada.

Cordialidades trocadas, chegou a hora de entrar na água. O Gramame é um rio relativamente estreito, mas de correnteza bem acentuada - principalmente em sua foz. O local é considerado de risco para banhistas mais afoitos. O canal do rio também possui boa profundidade, o que permite o trânsito dos peixinhos que tanto queríamos ver na ponta de nossas linhas. Exploramos 7 Km do rio, a partir de sua foz.

Fotos:
Imagem
Alysson, Apolináro e Narbal

Imagem
Imagem
Entrada da Barra de Gramame

Imagem
Narbal arriscava logo no começo

Imagem
Sinais de que os peixes tinham abrigo

Imagem


Apesar de dispormos de condições favoráveis, encontrar o peixe não estava fácil. Apolinário estava empenhado na procura pelo "robalão". E o pior é que víamos os peixes, se deslocando rapidamente - alguns bem grandes. Mas não queriam atacar. Em dado trecho de nossa incursão, os tarpons começaram a fazer graça... mas nada de abocanhar as iscas.

Depois de remar alguns quilômetros, contemplando um estuário ainda conservado através das inúmeras curvas que o rio fazia, acertamos alguns robalinhos famintos. Tive uma ação, e consegui fisgar o danadinho... só que ele - mais esperto - pulou fora antes mesmo de posar para foto. Mas era apenas o começo:

Imagem
Imagem
Este não escapou!


O "robalão" sofria uma perseguição implacável por parte do amigo pernambucano. :x Cada galhada era vasculhada como se fosse o esconderijo do tesouro.

Imagem
Apolinário: cadê o "robalão", amigo?

Imagem
A caçada perdurava, e Narbal era só felicidade.

Imagem
Eu estava fazendo o que podia - e gostava


A galera estava inspirada, tendo inclusive desenvolvido (em laboratório) uma nova posição para nos acomodarmos em nossos caiaques - muito confortável e prática, pois temos acesso fácil aos compartimentos de nossas embarcações. É um protótipo, e ainda será melhorado. Só alertamos que, aos que desejarem arriscar, quando elevamos o posicionamento do acento em um caiaque, alteramos também seu centro de equilíbrio, o que nos deixa com um risco maior de emborcar.

Imagem
Imagem
O grilinho da fábula de Pinóquio estava lá comigo - juro que é verdade.

Imagem
Anaconda também apareceu - só que, infelizmente, sem vida.


No fim da tarde, antes de aportarmos, um cardume faminto que atacava tudo quanto era isca, nos deu as últimas ações (e que ações!) da pesaria:

Imagem
Imagem
Allyson estreou no mangue em grande estilo.


Não poderia deixar de descrever um acontecimento que marcou o dia: Apolinário estava batendo isca em um canto do mangue, quando - quebrando o silêncio, e quase matando os amigos de susto - todos ouvimos seu grito de felicidade. Um "mostro" submarino golpeou sua isca e saiu correndo sem destino. Ouvimos a fricção da carretilha soar alto. Lembrei da máquina para fazer o registro daquela cena fantástica... Allysson se aproximava contagiado. Todos estavamos boquiabertos... quando todo o encanto foi quebrado junamente com o "estalo" que estourou a linha. :(

Senhores... pelo piar da carretilha, envergadura da vara e pelo grito do pescador, a criança devia ser crescidinha

Será que era o "robalão"? Não sei... só sei que nem deu conta de que havia alguém querendo briga com ele. :x Superado o trauma e a tristeza transitória que nos acomente nestas horas, Apolinário sorriu. :D Foi uma experiência única em seu currículo - e espero que a primeira de muitas.

Agora, para os mais detalhistas, que observam que "o peixe nem era tão grande assim" fiz um video que, apesar de simples (quase precário), será melhor trabalhado em nossas próximas aventuras. O verdadeiro objetivo dos vídeos é o de nos aproximar através do compartilhamento de bons momentos como este relatado aqui.


Pronto. Esta foi minha história desta semana. E se eu pudesse inerpretar sua moral, diria que o "robalão" pode não ter aparecido, mas a união firmada para este intento, a sensação obtida através da oportunidade que nos foi dada, o contato com a natureza e os planos seguintes - vão ser nossos novos motivadores. Tudo sem perder a fé em nosso criador.

Obrigado por mais esta, companheiros!
Pescando de Caiaque!
Avatar do usuário
Álbano
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 6
Mensagens: 30
Registrado em: 09/03/2011 - 10:52:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/12  Mensagempor Ronnyeri - Em memória » 16/04/2012 - 23:18:24

Blz de relato amigão.

Paraíba Kayak Fishing chegou para ficar :joia:

Que vontade de estar junto com esta turma desbravando os mangues de nossa Paraíba.

E que bom que não faltaram peixes para animar a galera.

Mas vão conhecendo os pesqueiros por aí que por aqui faço minha parte explorando os açudes do nosso sertão.

Em breve estarei junto com vcs nestas aventuras.

parabéns a todos os pescadores.
Imagem
Avatar do usuário
Ronnyeri - Em memória
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 12
Mensagens: 188
Registrado em: 25/06/2011 - 21:30:54
Cidade/Estado: Patos/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/12  Mensagempor Chrony Joseph » 16/04/2012 - 23:21:54

Bela pescaria! Parabéns! :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#4/12  Mensagempor Fabricio Maciel » 16/04/2012 - 23:52:55

Relataço meu amigo e parceiro Albano,

É o recém criado PARAIBA KAIAK FISHING do qual me orgulho imensamente de fazer parte mostrando os pesqueiros da nossa terra, esse rio Gramame que conheço bem foi mostrado de maneira espetacular, vocês percorreram 7 km pra ir e mais 7 para voltar a foz, totalizando 14 km de pura aventura, parabéns a todos pela grande jornada, não pude estar presente mais de longe fiquei na torcida pelo grupo.

Em breve mais uma grande aventura do "PKF", aguardem.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Avatar do usuário
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro
 
Tópicos: 208
Mensagens: 1530
Registrado em: 28/09/2008 - 12:17:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#5/12  Mensagempor MarcelloGurjao » 17/04/2012 - 09:13:35

Show de relato pescadores! Bela narrativa com fotos e vídeo! Parabéns pela iniciativa e também pela prática do pesque e solte. Que venham muitas pescarias e relatos do "PKF"!

Abração a todos!
Imagem
Avatar do usuário
MarcelloGurjao
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo
 
Tópicos: 88
Mensagens: 701
Imagens: 7
Registrado em: 13/05/2009 - 00:01:55
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/12  Mensagempor Moisés » 17/04/2012 - 09:19:47

Parabéns pela pescaria...
Pescar é arte, pegar o peixe ai é que são elas...
Avatar do usuário
Moisés
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 7
Mensagens: 98
Registrado em: 15/12/2011 - 12:23:20
Cidade/Estado: Garanhuns/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/12  Mensagempor Marcone Silva » 17/04/2012 - 09:29:34

Parabéns galera, pescaria é um apurado de coisas, com ou sem peixe é sempre uma festa de confraternização entre amigos, se Deus quiser e eu fizer minha parte volto a pescar de caiaque que é algo que tanto gosto. Um abraço a todos do grupo.
Praticai o bem, este prazer dispensa qualquer comentário.
Avatar do usuário
Marcone Silva
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 12
Mensagens: 105
Registrado em: 04/06/2007 - 23:07:12
Cidade/Estado: Caruarú/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/12  Mensagempor Willames » 17/04/2012 - 10:09:00

Parabéns a todos pela bela pescaria 8)
Imagem
"Enquanto se tenha ao menos um amigo, niguém é inútil"
Avatar do usuário
Willames
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 11
Mensagens: 872
Registrado em: 25/08/2006 - 22:21:45
Cidade/Estado: Bayeux/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/12  Mensagempor EdsoNet » 17/04/2012 - 14:35:31

Que beleza :wink: :wink: :wink: é muito bonito ver esses relatos de Caiaque. Parabéns a todos.
Vivo pescando e pescando pra viver
Imagem
Avatar do usuário
EdsoNet
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Gincana (2)
 
Tópicos: 45
Mensagens: 522
Registrado em: 18/09/2008 - 12:07:28
Cidade/Estado: Caruarú/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#10/12  Mensagempor Beto » 17/04/2012 - 16:52:43

Parabéns pela pescaria! Pescar com caiaque é tudo de bom.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#11/12  Mensagempor Sossegado » 21/04/2012 - 21:24:01

Parabens... Muito legal a pescaria... Tô pegando um caiaque barracuda, espero em breve possa fazer junto com vcs uma pescaria dessa.
Abraços
em busca da pescaria perfeita...
Avatar do usuário
Sossegado
Agulha
Agulha
 
Tópicos: 1
Mensagens: 7
Registrado em: 04/03/2010 - 18:19:51
Cidade/Estado: João pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/12  Mensagempor Nilton Mattos » 22/04/2012 - 09:24:49

Parabéns camarada. Bela pescaria e excelente relato. Que venham muitos outros...
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Relatos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron