Alevinos de Tucunaré

O embaixador do Brasil na pesca esportiva.

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#46/66  Mensagempor Saulo Nazion » 24/08/2010 - 09:57:13

Chrony e Rafael, a unidade sai por 200 reais! :D

Adicionado depois de 11 minutos:

MarcusMadeira em 24/08/2010 - 08:17:59 escreveu:Fala Saulo!
Me diz uma coisa como é e com o que vocês vão alimentar estes tucunarés nesta piscina rapaz?
Olha só, ano passado coloquei apenas 40 e poucos tucunas em um açude particular na fazenda da gente aqui perto de patos e eu vou te dizer que já este ano peguei tucuna lá com cerca de 700gramas!
Ou seja, basta poucos para povoar um açude!
Vale ressaltar que o açude tinha muitas piabas e tilápia!
Eu também quero uns alevinos para incrementar as espécies deste açude em particular!
Para mim basta uns 20 ou 30!
O que tu achas de trazer alguns para jogar nos cegos e em Condado?
Deve dá uma mistura boa com os açus de lá!
Vão trazer quando?
Tenho interesse!

Meu amigo Marcus, quem poderá explicar melhor é o Gurjão ou Wagner, mas vou tentar. A piscina que soltaremos os alevinos (até que eles crescam), foi um antigo criatorio de peixes, e além dela, existem diversos tanques que eram usados para o mesmo fim. Com isso, os tucunarés ficaram na piscina, e seu alimento nesses tanques (piabas e afins).
Não postei visando a venda de alevinos, mas procurando parceiros. Pois quanto mais pessoas, menor a parcela R$ para cada um.
Ex: 10 pessoas / R$700, 00 = R$70, 00 para cada interessado.

Sei que posso contar com os amigos de Patos como parceiros.
Temos que levar em consideração a taxa de mortalidade, com isso, o negocio tem que ser feito entre amigos, além de estudarmos os pontos de soltura dos peixes, por mim, só soltariamos em barragens que já existam tucunarés, visando o impacto minimo no meio ambiente.

te ligo mais tarde... :wink:

Adicionado depois de 7 minutos:

Janjão em 24/08/2010 - 09:26:37 escreveu:Dr. Nazion sai mais vantagem comprar eles juvenis e soltar direto nos locais, pois concerteza logo eles estaram reproduzindo e protegendo os alivinos... melhor do que comprar os alivinos, mesmo que mais caro os juvenis é melhor em poucos dias estam se reproduzinos... quando eu for em Catolé do Rocha vou fala com o Dono das Oticas Diniz ele vai querer concerteza dois mil ele lá tem tanques redes para botar os tucunas enqquanto eles crescerem e depois ele soltar no açude maior... ok

Sem duvidas Janjão. Mas, de qq forma, iremos pedir os azuis. Veja a questão dos pinimas do Sertão. Tenho interesse em solta-los em algumas barragens aqui do Litoral.
Ex:Gramame, Araçagi etc.
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#47/66  Mensagempor Chrony Joseph » 24/08/2010 - 21:36:12

Saulo Nazion, então separe 5 :!: :lol:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#48/66  Mensagempor Saulo Nazion » 24/08/2010 - 22:30:18

Gosto assim Chronão! Pagando os mil, vc leva 6! :roll:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#49/66  Mensagempor Saulo Nazion » 08/09/2011 - 11:58:36

Galera, desembarcarão hoje na Paraíba os primeiros Azuis do Estado, oriundos de MG, a mamãe (matriz) dos nossos peixinhos atualmente pesa 12kg (cativeiro)! rs... :D
Posto as fotos depois... :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#50/66  Mensagempor MarcusMadeira » 08/09/2011 - 14:40:16

Fala ai grande Saulo, rapaz quer dizer que compraram os azuis? Tens ideia de onde vão solta-los? Todos do milheiro já têm destino? Vão trazer alguns aqui para o sertão? Vão ficar com alguns em cativeiro, digo açude um pouco menor para procriação? Se precisarem de ajuda no Sertão estamos às ordens?

Abraço!
Avatar do usuário
MarcusMadeira
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 10
Mensagens: 170
Registrado em: 26/10/2009 - 21:04:20
Cidade/Estado: Patos/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#51/66  Mensagempor Saulo Nazion » 08/09/2011 - 14:50:00

Prezado Marcus. Inicialmente ficarão em cativeiro, pois optamos por peixes maiores ao invés de alevinos. Quando crescerem um pouco mais, soltaremos em uma barragem particular aqui do Brejo, a qual já possui amarelos.
Mas, podemos pensar em alguma barragem ai do Sertão, estude alguma que vale a pena, de preferencia particular! :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#52/66  Mensagempor MarcusMadeira » 08/09/2011 - 15:07:05

Saulo serão 1000 alevinos?
Eles ficaram em cativeiro para procriação e posterior soltura da 1ª geração ou serão soutos os que vierem mesmo?
Vou atrás de um açude aqui!
Abraço!
Avatar do usuário
MarcusMadeira
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 10
Mensagens: 170
Registrado em: 26/10/2009 - 21:04:20
Cidade/Estado: Patos/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#53/66  Mensagempor Saulo Nazion » 08/09/2011 - 15:11:52

Iremos soltar boa parte, mas alguns serão nossas matrizes! :D

Galera, como gosto de compartilha novas descobertas, segue abaixo contato do fornecedor de alevinos de Tucunaré Azul:
Nome: Sergio Sousa
Estado: Minas Gerais.
E-mail: sergiosousa@netsite.com.br
Fone: (034)3237-6723
Ele envia grandes e pequenas quantidades. :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#54/66  Mensagempor MarcusMadeira » 08/09/2011 - 17:42:54

Valeu Saulo, vou da uma ligada!
Avatar do usuário
MarcusMadeira
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 10
Mensagens: 170
Registrado em: 26/10/2009 - 21:04:20
Cidade/Estado: Patos/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#55/66  Mensagempor Ciro_Castro » 09/04/2012 - 08:23:40

Inalberg em 18/11/2009 - 19:06:19 escreveu:Olá tudo bem pq tu não da uma olhada junto ao DNOCS. Aqui o meu amigo thomas consegue alevinos lá para colocar na lagoa da BANT. Quem sabe ai na tua região pode ter?

Da uma olhada no site e pega as informações.

Inalberg, vc tem o contato dessa parte do DNOCS? Mandei e-mail para lá ja faz muito tempo e não me retornaram até hoje.
$uce$$o!
Avatar do usuário
Ciro_Castro
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 2
Mensagens: 12
Registrado em: 08/01/2010 - 00:15:47
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#56/66  Mensagempor Ciro_Castro » 09/04/2012 - 10:35:28

Bom dia amigos pescadores; Eu gostaria de informações sobre povoamento de lagoas com tucunarés e diversas outras especies de peixes, mas antes vou tentar passar para vocês uma visão geral do local e da lagoa.
A lagoa fica situada dentro do condomínio "Lagoa do Mato" a aproximadamente 30 Km de Natal - RN. É uma lagoa natural, nascente, que na época das chuvas, forma um braço de rio encontrando-se com outras lagoas e desagua no rio Potengi. Lá é proibido barcos a motor à combustão e qualquer outra coisa que possa poluir a lagoa.

Agora vamos aos peixes: Quando comprei meu lote neste condomínio, ouvi relatos de que haviam sido soltos 2 mil alevinos entre tambaquis e tucunarés. Isso já faz uns 2 anos, ou seja, tempo suficiente para estes peixes já terem atingido um bom tamanho.
Mas até hoje não consegui ver nenhum destes peixes por lá. Já consegui pescar tilápias de tamanhos variados, piau de até 500g, traíra com 1Kg, e piabas, muita piaba, (todos devidamente devolvidos a água) mas nada de tambaqui, nem tucunaré...

E é aqui onde está uma das minhas dúvidas: Piaba, piau, tilápia e traíra já tinha lá, antes dos alevinos que foram soltos. Então será que os alevinos não foram comidos pelas traíras e pelas tilápias?
Outra dúvida é: Quais espécies de peixes eu poderia soltas nesta lagoa? (pacú, dourado, tarpons, robalo, tucunarés de diferentes espécies... ) Quais?
E onde consigo estes peixes, com tamanhos maiores, que possam sobreviver e escapar aos ataques das traíras?

Bom, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
Abraço!
$uce$$o!
Avatar do usuário
Ciro_Castro
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 2
Mensagens: 12
Registrado em: 08/01/2010 - 00:15:47
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#57/66  Mensagempor Ferreiro_AL » 09/04/2012 - 10:39:43

A lagoa pode ser repovoada apenas com peixes nativos da bacia hidrográfica a qual ela pertence. Nada de espécies exóticas como tucunarés, tilápias, pacus, tambaquis e afins.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#58/66  Mensagempor Ciro_Castro » 09/04/2012 - 11:46:54

Amigo Ferreiro, as tilápias e traíras já existiam lá bem antes do condomínio... e é provável que os tucunarés também, porém antes de se tornar um local privado não havia controle e a pesca predatória com redes e arpão deva ter acabado com tudo. Os tambaquis já foram soltos lá a mais de 2 anos quando já era um local privado. Hoje em dia é possível encontrar traíras com mais de 1kg. Eu mesmo já pesquei piais de bom tamanho, traíra e tilápias por lá, mas nunca vi tambaqui nem tucunaré. Já ouvi relatos de amigos terem pego tambaqui com 2, 5, mas eu mesmo nunca os vi.
A lagoa é muito extensa e funda, podendo abrigar tranquilamente outras espécies de peixes... e pq não tucunarés?
$uce$$o!
Avatar do usuário
Ciro_Castro
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 2
Mensagens: 12
Registrado em: 08/01/2010 - 00:15:47
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#59/66  Mensagempor Ciro_Castro » 11/04/2012 - 08:47:15

Pessoal, criei um novo tópico aqui no fórum afim de obter informações sobre como povoar uma lagoa com tucunaré e outro peixes, mas o tópico sumiu, e foi parar dentro de um outro tópico já aberto como postagem.
Por estou recriando o tópico, pois preciso muito dessas informações.
Obrigado desde já!

Bom dia amigos pescadores; Eu gostaria de informações sobre povoamento de lagoas com tucunarés e diversas outras especies de peixes, mas antes vou tentar passar para vocês uma visão geral do local e da lagoa.

A lagoa fica situada dentro do condomínio "Lagoa do Mato" a aproximadamente 30 Km de Natal - RN. É uma lagoa natural, nascente, que na época das chuvas, forma um braço de rio encontrando-se com outras lagoas e desagua no rio Potengi. Lá é proibido barcos a motor à combustão e qualquer outra coisa que possa poluir a lagoa.

Agora vamos aos peixes: Quando comprei meu lote neste condomínio, ouvi relatos de que haviam sido soltos 2 mil alevinos entre tambaquis e tucunarés. Isso já faz uns 2 anos, ou seja, tempo suficiente para estes peixes já terem atingido um bom tamanho.
Mas até hoje não consegui ver nenhum destes peixes por lá. Já consegui pescar tilápias de tamanhos variados, piau de até 500g, traíra com 1Kg, e piabas, muita piaba, (todos devidamente devolvidos a água) mas nada de tambaqui, nem tucunaré...

E é aqui onde está uma das minhas dúvidas: Piaba, piau, tilápia e traíra já tinha lá, antes dos alevinos que foram soltos. Então será que os alevinos não foram comidos pelas traíras e pelas tilápias?
Outra dúvida é: Quais espécies de peixes eu poderia soltas nesta lagoa? (pacú, dourado, tarpons, robalo, tucunarés de diferentes espécies... ) Quais?
E onde consigo estes peixes, com tamanhos maiores, que possam sobreviver e escapar aos ataques das traíras?

Bom, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido.
Abraço!
$uce$$o!
Avatar do usuário
Ciro_Castro
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 2
Mensagens: 12
Registrado em: 08/01/2010 - 00:15:47
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#60/66  Mensagempor MarcelloGurjao » 11/04/2012 - 09:04:37

Ciro, se tem tanta piaba e esses outros peixes ai que voce falou, acho difícil ter tucunaré, pois eles comeriam tudo. Quanto aos Tambaquis, precisamos saber que iscas estas usando para pescá-lo, pois o mesmo dificilmente cai na isca artifícial. Ai perto de Natal tem muitas lagoas que já tem o tucunaré, como podes ver nos relatos aqui mesmo no fórum, mas eu indicaria cautela ao soltá-los ai, pois como voce mesmo falou, essa lagoa tem comunicação com outras e pode ser que voce espalhe tucunaré por toda região, o que seria imapctuoso para os outros espécies locais (em alguns casos é até considerado até crime ambiental, pois o tucunaré come tudo!). Contudo, por tratar-se de uma lagoa em condomínio privado, não seria problema, pelo menos ao meu ver e já ví em lagoas deste tipo peixes como robalos< tucunas e tarpons de bom tamanho, peixes bem esportivos que poderias soltar ai. Consegues alevinos de tarpons e robalos facilmente em fazendas de camarões, no tempo da despesca dos mesmos, já os de tucunarés, terias que ir em alguma lagoa perto daí e pegá-los.

Espero ter ajudado.
Imagem
Avatar do usuário
MarcelloGurjao
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo
 
Tópicos: 88
Mensagens: 701
Imagens: 7
Registrado em: 13/05/2009 - 00:01:55
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

AnteriorPróximo

Voltar para Tucunaré

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron