Um tio que mora em Patos me telefonou dizendo que tinha um açude particular em São José de Espinharas (30 km de Patos) e me falou que estavam pegando muitos tucunas e tilapias por lá. Juntei o equipamento e fui dar uma conferida. Ao chegar no local com nosso guia (Rivaldo, amigo do meu tio) ficamos animados, pois eram muitos os relatos de tucunarés e que os açudes estavam com nível baixo de agua. Conseguimos piabas vivas e levei minhas artificiais. Bati os melhores pontos do açude, mas nada... apenas um tucunaré pequeno seguiu a isca. Com piaba viva pedi duas trairas grandes, que toraram a linha (sem empate de aço). Passei para artificial e então começaram a sair as dentuças. Seguem as fotos:
Nascer do sol no Sertão:

Piau pego usando sabão como isca:

Traíras, uma foto de cada:

E foi isso, nada de tucunaré! Haviam muitas redes no açude, mas muita mesmo, desta forma, pegaram muitos tucunarés por lá, usando inclusive um instrumento chamado localmente de "Tibungo", que trata-se de um cano grosso com uns 2 metros, com uma pedra chumbada no fim do cano e dentro dele, um cabo de madeira, também com uma pedra na ponta. Daí eles usam com se fosse um pilão, chocando pedra com pedra. Com isso, os peixes correm e malham nas redes que são postas de três em três, sequenciais... Um verdadeiro crime! o peixe que restou nos açudes não encostam...