Tutorial para fabricação de jumping jig artesanal

Criações, modificações, manutençõe e soluções que você mesmo pode fazer em casa.

Moderador: Moderadores

Tutorial para fabricação de jumping jig artesanal

Postagem Número:#1/4  Mensagempor Deivy » 27/04/2009 - 20:08:51

[mod]Ajustado pela Moderação para segir o Padrão para tópicos com matérias de outros sites[/mod]

bom achei essa materia na net e acho que seria interesante postar aqui.

OBS: esse tutorial não é de minha aotoria achei num topico de outro forum, e creio que repassar esse conhecimento não seria crime :wink:

esse poter foi tirado de outro forum, apezar de não ter cido eu que fiz conheço bem essa tecnica bem então posso responder as perguntas. o aotor desse poster não sei o nome so tem escrito la "semionovas". bom se errei ao postar esse conteudo qui no pesca-NE perdão não fiz pormal apenas estou repassando o conhecimento aos amigos do forum.

PS:essa fabricação pode ser feita com varios modelos de JJ desdeque não tenha nenhum fim lucrativo ou revenda.

poster totalmente Ctrl+C, Ctrl+V :mrgreen: :mrgreen:

tutorial para fabricação de jumping jig artesanal, como e posível se fazer um junping jig

Fonte: [url=http://www.pescaki.com/index.php?showtopic=13805]Pescaki[/url]

Este tutorial destina-se a ensinar a técnica de fabricação de “junping jig” fundidos em liga metálica de forma artesanal.
Inicialmente, escolhemos um “JJ” de um formato que seja realmente efetivo, no meu caso escolhi um “Smith Dunk Shot “conhecido também como “lulinha.”.

Imagem

Imagem

Primeiro escolhe-se dois tacos de madeira dura, de preferência ipê ou maçaranduba com medidas maiores em dois centímetros em todas as dimensões, atenção madeiras moles não vão resistir a temperatura e uma chapa de alumínio fina (usei um pedaço de lata de refrigerante )
Montar um sanduíche, fura em dois cantos em diagonal para por dois pinos de guia, que vão manter as partes do molde alinhadas.
Desmontar o conjunto e marcar a silueta da isca na chapa de alumínio, e recortar esta chapa.

Imagem

Usando a chapa recortada, marque a silueta na madeira para poder escavar, tome cuidado pois cada taco de madeira deve ser marcado com um lado da chapa, escave a madeira no formato de cada metade da isca. Estes cuidados vão garantir o perfeito alinhamento das duas metades do molde.
Abra um pequeno furo e um rebaixo cônico para facilitar encher o molde, na outra ponta deixe um pequeno suspiro para sair o ar

Imagem


Usei dois pregos para fazer o rebaixo para embutir os olhos, e um pino para segurar o arame dos olhais.

Imagem

Para fundir usei uma liga de 95% de chumbo e 5% de zinco e um pouco de fundente.
Não costumo usar chumbo puro pois o mesmo e muito mole, pode usar também cobre ou zamaque para esta função.

Imagem

Imagem


Rebarbar

Imagem

Pintar

Imagem


Colar os olhos e o refletivo e pintar os detalhes

Imagem

Imagem

Só fico devendo as fotos dos peixes pegos nos “jumping jig “.
Qualquer duvida estou as ordens, e só perguntar.
Semionovas
Avatar do usuário
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 21
Mensagens: 1043
Registrado em: 30/01/2009 - 11:04:10
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/4  Mensagempor Clenio França » 31/08/2009 - 22:04:59

:roll: amigo pescador tenho algumas perguntas:
1 -o que é fundente;
2- vc dereteu os metais onde;
3- o que é zamaque? onde eu posso comprar? e é facil seu derretimento em casa
4- com exceçao do chumbo qual o metal mais facil de dereter em casa;
5- qual tipo de tinta e adesivo que devo usar e onde comprar
6- qual sao as melhores cores.
obrigado e muita paz.
Adaptar, Improvisar e Superar.
Imagem
Avatar do usuário
Clenio França
Camurupim
Camurupim
 
Tópicos: 23
Mensagens: 482
Registrado em: 09/07/2009 - 21:42:38
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/4  Mensagempor Erik.Costa » 01/09/2009 - 08:31:18

Eu tenho uma pergunta!

Porque todas estão pintadas de rosa :shock:
Avatar do usuário
Erik.Costa
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)
 
Tópicos: 39
Mensagens: 505
Imagens: 7
Registrado em: 12/02/2008 - 10:55:10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/4  Mensagempor Deivy » 01/09/2009 - 22:57:15

Clenio França em 31/08/2009 - 22:04:59 escreveu::roll: amigo pescador tenho algumas perguntas:
1 -o que é fundente;
2- vc dereteu os metais onde;
3- o que é zamaque? onde eu posso comprar? e é facil seu derretimento em casa
4- com exceçao do chumbo qual o metal mais facil de dereter em casa;
5- qual tipo de tinta e adesivo que devo usar e onde comprar
6- qual sao as melhores cores.
obrigado e muita paz.

bom vo tentar responder :mrgreen:

1 -o que é fundente;
cara esse tutorial não foi eu que fiz mas eu acho que é um material que pode ser fundido (serio eu não tenho certeza)
2- vc dereteu os metais onde;
bom isso é facio esse chumbo pode ser derretido em casa mesmo com uma lata de leite limpa vc coloca o chumbo na lata de leite e leva ao fogão mas cuidado isso pode causar problemas respiratorios e até cancer e queimaduras ,mas derrete normal
3- o que é zamaque? onde eu posso comprar? e é facil seu derretimento em casa
como eu falei o derretimento é facio esse zamaque é um tipo de metal que é usado como liga no derretimento só pra da uma maior consistencia ao chumbo mas vc pode usar pedaços de fio de cobre picados vc coloca junto com o chumbo na hora de derreter na lata.
4- com exceçao do chumbo qual o metal mais facil de dereter em casa;
bom ate onde eu tentei o chumbo é o mas facio sempre derreto aki, mas vc tbm pode derreter o cobre e o bronze só que é mas trabalhozo e demora mas pra fazer isso eu geralemnte uso pedaços muito piquenos pq é bem mas rapido de derreter eu deixo tudo trituradoe levo ao fogo.
5- qual tipo de tinta e adesivo que devo usar e onde comprar
a tinta é esmalte para ferro a conhecida tinta oleo ela pode ser comprada em qualquer amarinho , os adesivos são adesivos luminozos que podem ser comprados em papelarias, uma boa dica é vc dar uma mão de vernis ou resina para dar uma maior durabilidade na pintura para que ela não saia comas mordidas, a o verniz não é de madeira vi é verniz aotomotivel não esqueça
6- qual sao as melhores cores.
bom a cor vai variar, tem local que pega mas com uma cor , tem dia que o peixe pega mas com uma cor, tudo depende a cor da isca é um fator que nunca se sabe muito bem, so testando dai a importancia da variedade de iscas e cores

a sobre a cor que o cara escolhei pra fazer essas iscas (roza) num sei mas eu acho que os peixes de onde ele pesca são meio bichas ou algo assim :lol:

espero ter ajudado :mrgreen:
Avatar do usuário
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 21
Mensagens: 1043
Registrado em: 30/01/2009 - 11:04:10
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para FVM - Faça você mesmo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron