Restauração e customização de varas passo-a-passo

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Restauração e customização de varas passo-a-passo

Postagem Número:#1/19  Mensagempor Eduardo Couto » 03/03/2008 - 17:10:48

Bom amigos!

Eu recebo diariamente inúmeras perguntas de como é feita a restauração de uma vara de pesca usada e espero que este tópico venha discerne qualquer duvida e mostrar aos senhores todo o processo realizado pela Custom by Couto.

1ª Etapa
Ao recebermos uma vara p/restauração e customização, avaliamos e verificamos todos os defeitos ao longo do Blank bem como o estado dos passadores, Ponteira, EVA, Reel Seat etc. Em seguida ouvimos a pretensão do cliente : temas, EVA, cabos,Reel seat e cores para customização.
As fotos da Vara abaixo não são meramente ilustrativa para este tópico e sim de um serviço de Restauração e customização para um amigo e cliente da Custom by Couto , o Sr. Mario Reis do clube da vara - Recife PE. Esta vara é uma: “silstar MX 3630 – 3,90 de + ou – uns de 25 anos de uso”.
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2ª Etapa - Desmontagem
Sabendo do cliente, qual o serviço a ser realizado e suas pretensões para restauração, iniciamos o desmonte completo da vara.
No caso da vara acima é: Restauração total, incluindo a troca do Reel Seat.
Obs. Neste caso será substituído o reel seat mais independente da troca, todas a varas que chegam em nossa empresa para reforma, passam pelo mesmo processo de desmonte.
A foto abaixo ilustra o desmonte total da vara para iniciarmos o trabalho.
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3ª Etapa - Remoção completa da tinta antiga.
Isto é feito com removedor químico de uso profissional.
Importante: O removedor só deve ser aplicado por um profissional experiente devidamente paramentado com equipamentos de segurança: “Bata de mangas longas, ,Calça comprida ,Mascara de carvão ativado, luvas de borracha , óculos de proteção, avental de couro”, este procedimento de segurança é por conta da periculosidade do removedor químico que é altamente tóxico e em contato com a pele pode causar queimaduras graves e nos olhos pode causar a cegueira. (em caso de acidente com este produto deve- se procurar uma emergência medida de imediato)
Os senhores não devem tentar fazer este procedimento em casa para sua própria segurança.
Obs. Após aplicarmos o removedor esperamos o tempo necessário para realizar a raspagem da tinta antiga , em seguida a vara deve ser lavada com neutralizante 2(duas) ou 3(três) vezes, inibindo por completo a ação do removedor. (O que garante a integridade do material do Blank, que em nenhuma hipótese será alterado em sua resistência e consistência).
Isto é muito importante para manter a integridade do Blank(carbono ,grafite ou mesmo fibra de vidro) e a qualidade da pintura que esta ligada diretamente a este processo).

Alguns equipamentos de segurança:
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Vara após este procedimento:
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4ª Etapa - Selamento do Blank.
Este processo é usado em vara que são pintadas por inteiro e serve para proteger e ajudar a encontrar as falhas no blank. E posteriormente é usada massa plástica p/retirar todo e qualquer defeito existente no Blank.
Existe um outro processo para varas que terão a cor(desenho) natural do Blank preservados : Consistem na retirada total do verniz, utilizando o mesmo processo da 3ª Etapa com modificação apenas na forma de aparelhamento do Blank(4ª Etapa) o que é substituído pelo selamento impermeabilizante e polimento do mesmo e aplicação de novo verniz.(Neste processo não deve ser usado nenhum tipo de massa plástica ou seja qualquer defeito pré-existente no blank permanecerá com exceção de arranhões que em sua grande maioria serão todos retirados dando a vara um aspecto de nova).
Blank selado e pronto para pintura:

5ª Etapa - Pintura da vara e montagens da mesma.
Procedimento delicado, que requer paciência e muito cuidado pois vc terá que pintar todo o Blank e em seguida montar e enrolar os Passadores, Ponteiras, Rell seat e resinar os itens necessários sem danificar a pintura. Pois do contrario terá de iniciar todo o processo. (no caso da foto abaixo a pintura é vitral refletiva o que lembra e muito o cromo encontrado nos Reel Seat inox e detalhes em degrade azul ).
Obs. Comparem nas fotos abaixo a pintura prateada ao cromo do reel Seat.
Blank pintado:
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Resultado final de toda a restauração e customização:
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O antes é o depois:
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E um grande prazer dividir com vocês um pouco de nosso conhecimento. Espero que todos tenham gostado deste tópico e esclarecido suas duvidas.

A Custom by Couto tem grande satisfação em poder atender as expectativas de nossos amigos e clientes , sempre pesquisando e conhecendo novas técnicas para melhorar mais e mais a qualidade dos nossos serviços e melhor atende-los .
Caso queiram obter mais informações ou conhecer outros de nossos serviços podem acessar nosso site http://www.custombycouto.com.br

Ate a próxima galera
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Postagem Número:#2/19  Mensagempor FJFerro » 03/03/2008 - 17:53:04

Caro Eduardo não é por nada não, mas nunca vi uma explicação tão detalhada e perfeita sobre o tema! E além do mais vc alerta para os cuidados e perigos, coisa que poucos fazem hj em dia! Achei seu trabalho muito bem feito!
Parabéns!
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Postagem Número:#3/19  Mensagempor Gugao » 03/03/2008 - 20:37:22

Parabéns, muito bom o trabalho feito por vc.
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Postagem Número:#4/19  Mensagempor Mario Tulio » 03/03/2008 - 21:14:15

Grande Eduardo, sempre se aperfeiçoando! :D
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Postagem Número:#5/19  Mensagempor Eric Carreras » 04/03/2008 - 00:56:52

Excelente trabalho, amigo...meus parabens!
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Postagem Número:#6/19  Mensagempor Eyder » 04/03/2008 - 09:14:30

Parabens pela qualidade das informações e do serviço.

Recomendo seus serviços a todos.
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Postagem Número:#7/19  Mensagempor Yanko » 04/03/2008 - 09:19:45

Beleza de explanação Eduardo, quando chegar de viajem, te contato para um servicinho blz. Quero customizar minha primeira vara.
Boas fisgadas para todos.
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Postagem Número:#8/19  Mensagempor Márcio Yoshio » 04/03/2008 - 09:34:18

Caramba :shock: só sai obra de arte das mãos desse rapaz :!:
Parabéns Eduardo :!:
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Postagem Número:#9/19  Mensagempor Jorge Thiago » 04/03/2008 - 12:27:43

Muito bom trabalho. Também recomendo!
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Postagem Número:#10/19  Mensagempor Eduardo Couto » 04/03/2008 - 15:11:27

Yanko em 04/03/2008 - 09:19:45 escreveu:Beleza de explanação Eduardo, quando chegar de viajem, te contato para um servicinho blz. Quero customizar minha primeira vara.

Tranquilo amigão é só mandar as ordens.

Obrigado Thiago, avisa a ferreiro que a spiral esta pronta.
Márcio Yoshio , obrigado fiquei ate vermelho com seu comentario rsrsrs..
Eyder, obrigado .
meus agradecimentos ao Eric, Mario Tulio e Gugão .

FJferro, Fico feliz que tenha gostado da matèria e posso te dizer que realmente me preocupo com a segurança, pois os produtos usados p/estes procedimentos são perigosos e eu ficaria muito infeliz se alguem por conta da materia resolve-se fazer e por algum motivo ou descuido se machucasse, A segurança é um das nossas maiores preocupções.
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Postagem Número:#11/19  Mensagempor Ferreiro_AL » 04/03/2008 - 17:12:58

Bela explicação cara! O servuço ficou muito bom!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
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Postagem Número:#12/19  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/03/2008 - 15:51:45

Excelentes informações Couto, obrigado por disponibilizar aos amigos do Fórum!
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Postagem Número:#13/19  Mensagempor Eduardo Couto » 08/03/2008 - 12:05:34

Obrigado ferreiro.
valeu alexandre, sempre que o pessoal quizer posso disponibilizar materias com esta dentro deste seguimento.
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Postagem Número:#14/19  Mensagempor Damis » 08/03/2008 - 14:26:47

otimo trabalho, parabens!
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Postagem Número:#15/19  Mensagempor Eduardo Couto » 11/03/2008 - 18:08:39

valeu Damis. fico muito feliz que vc gostou.
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