Dito isso, na década de 90 eu trabalhava na Trófeu Pesca/Biblia do Pescador, e também no programa "Caminhos da Pesca", pertencente à Zillig Editora (Troféu), veiculado pela TV Record. Lembro-me que perto do fim do ano (não me lembro qual) o Mateus Zillig manifestou o desejo de fazer tres programas especiais de fim de ano sobre o tucunaré, usando para isso parte de meu arquivo. Claro que topei, e o resultado foram tres programas de uma hora cada, que fizeram muito sucesso.
Passado algum tempo, eu já estava em Natal, creio que foi em 2001, e recebi uma ligação do Mateus para que eu coordenasse a edição da "Coleção Pérola", um pacote de cinco vídeos com 30 minutos cada, um resumo versando sobre "Pesque e Pague", "Praia", "Xingu", "Amazônia" e "Araguaia".
Estou postando o capítulo sobre a "Amazônia" com autorização do Mateus, para evitar qualquer dúvida, e minha idéia foi fazer uma pequena comparação entre aquela época e hoje em dia. Esse resumo faz parte dos tres programas sobre o tucunaré mencionados acima.
Naquela época ainda não falávamos de multifilamento, e as linhas usadas eram de monofilamento de 20 libras, no máximo 25 libras. Hoje em dia se utilizam multifilamento de 60/70 libras na pesca do tucunaré, mas isso é outra conversa e outra polêmica, não objeto desse assunto.
Pouco se conhecia sobre o "Boga-Grip", e usávamos o bicheiro como forma mais segura de retirá-lo da água.
Já naquela época o "Pesque e Solte" era fato consumado como positivo quanto à preservação de nossos estoques (não vamos polemizar sobre o assunto, sabemos que tem outros fatores envolvidos), e ainda hoje vemos pessoas que levantam dúvidas sobre essa questão, de há muito encerrada.
E finalizando, um dos participantes desses vídeos era o Ismar, que está no "Programa RN Pesca 03 - Cunhaú".
Ah!... e eu, ainda novinho e com barba preta... eheheh...