1ª Etapa do Campeonato de Pesca

Cada vez mais os caiaques são utilizados nas pescarias, surgindo uma nova modalidade de pesca.

Moderador: Moderadores

1ª Etapa do Campeonato de Pesca

Postagem Número:#1/1  Mensagempor Tuã Torres » 23/04/2012 - 22:34:08

Já dizia minha Vó, A PALAVRA É DE PRATA MAS O SILENCIO VALE OURO.

Fonte: Marinas em Foco

Imagem

Domingo (15/04), ocorreu em Itacuruçá no Rio de Janeiro, a prova inaugural que oficializou no Brasil mais uma empolgante modalidade da Pesca, a Pesca com Caiaque, e que paralelamente, foi válida como a 1ª Etapa do Campeonato Estadual, sendo promovida pela Federação de Pesca e Desportos Subaquáticos do Rio de Janeiro, a FEPDSRJ.

Com três clube inscritos, Os Tubarões, Veneno e Barracuda, iniciou-se com a solenidade de abertura onde as bandeiras Nacional, da CBPDS, da FEPDSRJ e dos clubes participantes, foram hasteadas pelos representantes das associações participantes e pelo exmo. Sr. Presidente da CBPDS, Dr. Eduardo Paim Bracony. Após isso, foi realizado o “Juramento de Honra” do atleta e seguiram-se as recomendações do árbitro Ismael Ayala. Todos os Caiaques foram identificados por números que eram os mesmos aplicados nos baldes de pescado disponibilizados pela organização.

O Iate Club de Itacuruçá, cedeu uma lancha para a CBPDS usar na arbitragem, esta que também atuou na segurança junto à lancha da Marinha, isolando a área da prova e afastando todos os tipos de embarcações que não fossem as dos concorrentes.

A partida remando foi do cais do Iate Clube Itacuruçá, escoltados pela lancha da CBPDS e a da Marinha. Chegando todos ao ponto de encontro, concentraram-se em volta da lancha que conduzia o árbitro para as instruções finais, foi definida a limitação da área de prova e o tiro de início foi dado exatamente as 10h00min.

Integrando o Calendário Desportivo Nacional Brasileiro junto ao Ministério do Esporte e com a devida licença do Ministério da Pesca, nasceu nessa oportunidade oficialmente a modalidade da Pesca em Caiaque, esta que era anteriormente vista apenas como uma atividade recreativa. Agora, como mais uma modalidade esportiva no Brasil, ficará sob a direção nacional da CBPDS, única Entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Mundial de Pesca.

A prova transcorreu debaixo de sol forte e com mar bom até seu encerramento às 14h30min como pactuado na reunião técnica. Dado o tiro de final da prova todos voltaram remando ao porto do Iate Clube Itacuruçá, alguns atletas solicitaram apoio da Marinha para reboque em virtude da entrada de vento contrário e correnteza nesse momento final.

No Iate os marinheiros do clube prestaram total assistência para a retirada dos caiaques e tudo mais que necessário foi, seguindo-se a pesagem e contagem das peças capturadas.

Os seis primeiros foram: Marta (62 peças) – Eduardo Jr. (46 peças) – Dirceo (43 peças) – Matheus (23 peças) – Peixoto (26 peças) – Rodrigues (22peças), etc. Na proclamação por Clubes, Marta Xavier Gonçalves deu o título ao BARRACUDA, em segundo como Vice-Campeão teve Eduardo Jr. do TUBARÕES e Rodrigues do VENENO fechou o 3 lugar.

Foi feita no Salão do Restaurante a entrega das Medalhas correspondentes a essa primeira etapa. Cada um recebeu também uma camisa comemorativa com a logomarca do evento.

O presidente da CBPDS encerrou então esta etapa e convidou a todos para no dia 20 de maio participarem da segunda etapa. Assim como foi esta etapa será a próxima, dois eventos ocorrendo em paralelo, o Grande Prêmio Brasil de Pesca com Caiaque, que é aberta a qualquer pescador, e a segunda etapa do Estadual do Rio de Janeiro, esta restrita apenas a atletas federados. Quer provar que você é bom de pesca, participe, ou então fique na areia apenas observando.

Esta modalidade tem tudo para crescer no Brasil pois as características de nosso país são muito favoráveis a ela, fica aqui então o convite para todos que queiram participar e ajudar a difundir essa modalidade, vamos juntos fazer este esporte crescer cada vez mais.


SE ACHARAM ISSO TUDO BONITINHO, ACESSEM OS COMENTÁRIOS SOBRE A CBPDS NA INTERNET E TIREM SUAS CONCLUSÕES.
Proteger a Natureza é a maior missão do homem na terra, é cuidar da obra de Deus.
Avatar do usuário
Tuã Torres
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 18
Mensagens: 149
Registrado em: 01/09/2011 - 15:13:43
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Voltar para Caiaques

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron