Antes de tudo, desejo parabenizar toda a equipe do Pesca Nordeste na pessoa do Sr. Chrony Joseph, o qual conduz com dedicação, organização e esmero as preciosas informações constantes do fórum.
Nesse meu primeiro relato farei um apanhado do que aconteceu e vem acontecendo no verão de 2010, desde janeiro até agora, nos mares da Paraíba.
Foram pescarias realizadas na costa paraibana, precisamente entre Cabedelo e João Pessoa, normalmente numa distância de uns 30 Km da praia. Pescamos de corrico, de Jumpinjig com carretilhas elétricas e de pargueira, esta com iscas naturais e aquelas com artificiais.
O mar aberto nos reservou grandes surpresas até então inéditas, a exemplo do mascote Atobá que, por várias vezes, pousou no barco, descansou, se alimentou e voltou rumo à liberdade. Também testemunhamos um cardume enorme de Atuns (albacoras) saltando da água, provavelmente em atividade alimentar, cercando algumas presas. Vários golfinhos sempre nos acompanhavam quando navegando, seres dóceis e brincalhões. Tartarugas marinhas e muitas aves, em bandos, atualmente migrando para o norte, fugindo do inverno do sul, também foram avistadas nas ditas jornadas.
Quanto aos peixes, tivemos ótimos resultados entre pequenos e grandões, a exemplo de enormes cavalas Wahoos, Dourados, Barracudas, Sororocas, Atuns, Xaréus-Olhudos, Garajubas, vermelhos (ciobas, ariocós, guaiúbas, pargos... ) e até peixe de bico, o Sailfish, conhecido por nós como Agulhão de Vela, os quais, em sua maioria, pois alguns devido à briga intensa e fragilidade (atum, por exemplo) já chegam sem vida, foram devolvidos à natureza.
Grandes momentos como estes foram compartilhados com familiares e amigos, o que serviu de forma decisiva para reforçar e estreitar o liame entre nós, unidos num só ideal: o prazer da Pesca Esportiva em harmonia com o meio ambiente, sempre observando a máxima do Pesque e Solte para fins de preservação das espécies.
Enfim, eis aí algumas imagens pertinentes ao relato.
Grande abraço e ótimas pescarias.
O Barco:

O Atobá Mascote:


Acessórios de segurança à navegação:

Tralhas de pesca:




Tartaruga e Golfinhos, amigos do mar:



Navio, temidos "Caras de Ferro":

Pesca profissional de subsistência. Chegam a passar nove dias no mar. Respeito aos pescadores de profissão:

Os peixes e pescadores:












Voltando pra casa e um belo pôr do Sol:


Eis minha primeira contribuição ao fórum.
Ótimas pescarias a todos.
Sou guia de pesca. Agende sua pescaria. Contatos:
enviem MP ou telefonem (número consta no meu perfil)