No final de dezembro estive no Estado de Alagoas à passeio com a patroa, mais precisamente na cidade de Barra de São Miguel, praia do Gunga.
O nosso anfitrião e que nos guiou por alguns dias lá foi o meu amigo Lívio que nasceu em Maceió, e o conheci através da Internet... !
Dos 7 dias que fiquei lá, 2 foram reservados à pesca.
Lá no Sul de Alagoas, existe um complexo de lagoas naturais que ficam a aproximadamente 4km do mar e que têm água completamente doce, essas lagoas tem uma grande ligação com o mar através de rios, porém não têm nem estrutura de mangue e nem sofrem influência da maré, e os robalos sobem até essas lagoas pra caçar... ! Há alguns anos foi introduzido o tucunaré amarelo que se deu muito bem por lá.
No primeiro dia, fomos até a Lagoa do Santuário, e lá os reis foram os tucunarés.
Saímos de canoa de madeira com motor de 6, 5HP da Honda... aqueles motores de ribeirinhos...

Dani com sua varinha nova personalizada por mim, isca nova da KV personalizada pelo amigo Dorival e “uniforme” novo... quer mais o que... ?

Logo nos primeiros arremessos, os tucunarés começaram a aparecer, 95% deles foram na superfície na Fome-Zero, isca essa da KV que tem um nome mais que perfeito... rs...

Os tucunas estavam com muita vontade... em apenas 4 horas de pescaria pela manhã, peguei 13 tucunas... todos na superfície e atacando com muita vontade...

Trairinha tbm

Mais Tucuna

Esse é o Lívio, pessoa de um coração do tamanho do estado de Alagoas..rs...

Em um ponto da lagoa, o peixe dá uma porrada na isca do Lívio que todos se indignaram e disseram “..esse tucuna é grande... ”, mas pra surpresa de todos quando pranchou era um belo peva... nunca na minha vida tinha visto antes um robalo atacar uma isca de superfície com tanta vontade...

E mais Tucuna

Pinchando com a varinha alheia... mas essa manivela do lado esquerdo é coisa de mulher mesmo... hehehe (brinkadêra)

Mais no final do dia eu já estava meio desanimado, pois queria pegar um Robalo tbm... ! Mas como eu disse, essa foi a pescaria do ano, peguei o danado... o maior do dia...
Pevão gordo... passou de 1kG no boga...

Eu tava lôko pra fazer um Sashimi dele, mas na pousada não tinha meus apetrechos e acabei soltando...

Dani pegou 2 Tucunas e depois só ficou olhando a paisagem e fotografando... pelo menos tbm se divertiu...

No dia seguinte fui em outra lagoa com os amigos Alejandro e Alex.
Agora sim um barco decente... rs...

Descemos o barco do Alejandro e quando o Alex chegou, desabou um pé d’água digno de Sudeste... pior foi ouvir: “... aqui não chove nunca, esse paulista que é azarado... ”, mas td bem, agente releva... hehe..

Saímos eu, Alejandro e Lalá (nosso piloteiro) e no outro barco Alex e o piloteiro Duda.
Começamos com o bait, mas ao contrário do dia anterior, o peixe estava muito manhoso e arisco.
Alejandro pegou 2 tricks, um robalo e um tucunaré, aí eu disse pra ele: “... esses tricks é legal de pegar no fly... ”. E comecei a pescar de mosca... Alejandro e Lalá me zuando até... foi de “Beto Carreiro” pra pior... !
Aí engatei um peva... peva de respeito beirando seus 40cm, mas escapou na borda do barco... (boato... !)
E eles nada... !
Mais pra frente, chegamos em uma galhada seca onde o Lalá diz: “... aqui sempre sai Camurim... ”, e não deu outra... !
Não perdi tempo... fiz um arremesso perfeito (c.a.g.a.d.o... !) bem no meio da galhada... quando estiquei a linha e dei a primeira trabalhada, o bicho travou... aí começou a batalha... e equipamento #5 de fly deu conta do recado... não é grande coisa... mas pra mim foi o melhor peixe da pescaria... !
Segue seqüência de fotos

Lá atrás a galhada de onde o danado saiu...

Como o Alex não chegava no ponto, resolvemos voltar pra ver se tinha acontecido alguma coisa... e tinha... ! o Motor pifou bem no meio da lagoa... !
Alex pedindo carona... rs..gente boa ao extremo tbm..

Alex pulou pro nosso barco, com a condição de trazer a cerveja, e o Duda voltou pra casa dele, de onde saímos, no elétrico.
Depois do resgate feito, voltamos pro mesmo ponto, mas por incrível que pareça os robalos sumiram e deram lugar para os tucunas... tbm a maioria no fly, que salvou a pescaria do dia.

Qd começou a ventar, com muito custo consegui um no bait... Timbale da KV

Mas nos cantos mais abrigados, era jogar a mosca na água e tirar um peixinho...
Às vezes já vinham temperados com salada... rs

Pequeno, mas comedô... rs

Alguns lugares onde encontramos os tucunas

Lalá ao fundo e Alejandro, um argentino criado em Maceió gente finíssima...

Na volta pra casa do Duda, ele nos mostrou um "animalzinho" que resolveu passear no quintal dele, ele guardou pra levar a uma reserva... disse que pelo menos uma vez por mês ele resgata animais silvestres no quintal e leva pra reserva do Guaxuma que é protegida pela usina de cana onde ele é funcionário.

Uma bela Jibóia...

Abraços...