Nosso velho Sinimbú...

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Nosso velho Sinimbú...

Postagem Número:#1/23  Mensagempor Auricelio » 17/09/2007 - 11:59:36

O rio Sinimbú (Baia da Traição) já foi palco de muitas pescarias memoráveis feitas por mim, mas como tudo na vida é passageiro; O ria esta assoreando de forma rápida e constante.
Neste domingo 16/09/2007, voltei ao velho Sinimbú em busca de novas grandes emoções, mas vários fatores não colaboraram para tal; Vento forte e água suja foram os principais, mesmo assim capturamos (eu e o Fábio Costa) mais de vinte pequenos robalos e ele ainda perdeu um bom robalo. Eu fiquei feliz em rever alguns amigos e ao mesmo tempo desfrutar das belas paisagens existentes; tanto no local da pescaria com também ao longo do caminho por onde passamos em algumas belas cidades a exemplo:Mamanguape e Rio tinto.
Imagem
Igreja católica de Mamanguape.
Imagem
Sinimbú!
Imagem
Fábio Costa.
Imagem
Auriça.
Pude comparar, agora já com outra visão sobre pecaria de robalos em mangue, que realmente o lugar não oferece o mínimo de infra-estrutura para o pescador esportivo, não há uma pessoa para guiar o intrépido pescador que por ali quiser aventurar-se, mas se o intuito for um dia de aventura; Recomendo!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Zé Fidelis.
Um fato que chama muito minha atenção é que a idéia de pesca de mergulho é muito difundida por lá (uma pena), já a pescaria com isca viva (Camarão) e bem pouco praticada.
Voltei para casa, cheio de certezas e duvidas: O que pode ser feito para salvar aquele “pequeno grande” rio? Será que o teremos para a pesca daqui a dez anos? Cunhaú apesar dos pesares é sem sombra de duvidas um lugar privilegiado!
Abs.
:P
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta!
Auricelio
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 68
Imagens: 8
Cidade/Estado: Solânea/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/23  Mensagempor Chrony Joseph » 17/09/2007 - 13:50:13

Lindo local e belas fotos! Parabéns! :wink:

Quanto a preservação é complicado, pois envolve diretamente a consciência das pessoas... :?
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/23  Mensagempor Alexandre Cardoso » 17/09/2007 - 14:03:58

Realmente este Sinimbú é um belo rio, pena que essa PRAGA chamada mergulhador está acabando com tudo em todo lugar.

Para quem quer conhecer mais sobre esse belíssimo mas ameaçado rio: Pescando na Paraíba
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#4/23  Mensagempor Leonardo Correia » 17/09/2007 - 14:24:37

Valeu Auricelio!
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#5/23  Mensagempor MaxVeras » 17/09/2007 - 15:01:25

É meus amigos, os lugares estão ficando cada vez mais escassos....

É por isso que temos que demonstrar um comportamento exemplar em nossas pescarias, pois somos a luz no fim do túnel para a perservação da natureza.

Ariçelio, parabêns pela pescaria !

Adicionado depois de 14 minutos:

Alexandre Cardoso em 17/09/2007 - 14:03:58 escreveu:Realmente este Sinimbú é um belo rio, pena que essa PRAGA chamada mergulhador está acabando com tudo em todo lugar.

Para quem quer conhecer mais sobre esse belíssimo mas ameaçado rio: Pescando na Paraíba

Alexandre, a praga não é o mergulhador ou o pescador, e sim a falta de cultura (educação) que leva as pessoas a exercer essa atividade sem nenhum critério alem da exploração direta dos recursos naturais.

A pesca de mergulho quando exercida com critério é seletiva e não predatória, pois apenas bons exemplares serão capturados sem grandes impactos ambientais que as redes provocam. Mas, o difícil é ensinar critérios para gente que mal sabe escrever.......

EU conheço muitos mergulhadores, pessoas de cultura outras sem, mas em ambos os casos é muito difícil fazer com que essas pessoas entendam
o sentido da palavra "critério". Eu mesmo já discuti com meu parceiro de caça-submarina por conta desses assuntos...E o pior, ele tentava me convencer que eu é estava errado.....

Para mim, mergulho em rios e lagos, devem ser proíbidos. Lugar de mergulhador é em alto-mar !
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 35
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#6/23  Mensagempor Baiano » 17/09/2007 - 19:17:36

é auriça..infelizmente essa é uma realidade principalmente no NE...espero que consigamos com o tempo provocar uma mudança de mentalidade..
os robalos iriam agradecer :mrgreen:
Relaxe. Sem stress.
Baiano
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 40
Cidade/Estado: Itabuna/BA

Postagem Número:#7/23  Mensagempor Jorge Thiago » 17/09/2007 - 21:23:15

Lugar realmente simpático e digno de uma visita. Belos Robalinhos.
Imagem
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4

Postagem Número:#8/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 17/09/2007 - 23:08:25

Muito bonito o local. Pelo menos ainda tem camurim :!: Parabáns Auriça.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#9/23  Mensagempor Auricelio » 18/09/2007 - 08:25:23

O problema do "mergulho" não é nem tanto o ato de matar o peixe que me deixa triste, e sim o que estão fazendo; Colocam uma rede cercando as galhadas e então fazem uma verdadeira chacina onde o peixe fica literalmente entre a cruz e espada. O verdadeiro mergulho é bem diferente disso! :|
Abs.
Auricelio
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Postagem Número:#10/23  Mensagempor Alexandre Cardoso » 18/09/2007 - 09:15:06

MaxVeras em 17/09/2007 - 15:01:25 escreveu:É meus amigos, os lugares estão ficando cada vez mais escassos....

É por isso que temos que demonstrar um comportamento exemplar em nossas pescarias, pois somos a luz no fim do túnel para a perservação da natureza.

Ariçelio, parabêns pela pescaria !

Adicionado depois de 14 minutos:

Alexandre Cardoso em 17/09/2007 - 14:03:58 escreveu:Realmente este Sinimbú é um belo rio, pena que essa PRAGA chamada mergulhador está acabando com tudo em todo lugar.

Alexandre, a praga não é o mergulhador ou o pescador, e sim a falta de cultura (educação) que leva as pessoas a exercer essa atividade sem nenhum critério alem da exploração direta dos recursos naturais.

A pesca de mergulho quando exercida com critério é seletiva e não predatória, pois apenas bons exemplares serão capturados sem grandes impactos ambientais que as redes provocam. Mas, o difícil é ensinar critérios para gente que mal sabe escrever.......

EU conheço muitos mergulhadores, pessoas de cultura outras sem, mas em ambos os casos é muito difícil fazer com que essas pessoas entendam
o sentido da palavra "critério". Eu mesmo já discuti com meu parceiro de caça-submarina por conta desses assuntos...E o pior, ele tentava me convencer que eu é estava errado.....

Para mim, mergulho em rios e lagos, devem ser proíbidos. Lugar de mergulhador é em alto-mar !

Pois é Max, você é o único que conheço que mergulha e tem essa consciência preservacionista, mas esta história de educação é complicada mesmo, conheço alguns mergulhadores formados em boas faculdades e com boa família e com excelente situação financeira, e mesmo assim tem o extinto de destruidor, muitas vezes não é questão de educação não, é questão de levar vantagem em tudo, leia-se: "mau caratismo". Vai ver esse é o problema de seu parceiro!

Abração
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#11/23  Mensagempor Edilson » 18/09/2007 - 22:32:08

Auricélio, você já havia me falado deste rio, realmente promete grandes pescarias :P

Quanto a pesca predatória, observamos os nossos rios sofrerem todo o tipo de ataque.
Este não é um privilégio do NE, acontece em todo o lugar, aqui no litoral paulista também não é diferente, vejam a foto da despesca de um "cerco" em Ariri (próximo a Cananéia), um pescador amador teria que pescar por vários anos sem soltar nenhum peixe para "predar" uma quantidade destas :cry:

Imagem
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 19
Imagens: 10
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#12/23  Mensagempor Auricelio » 19/09/2007 - 08:33:45

Essa foto é digna de fazer parte de qualquer cartaz de filme de terro!
Uma pena. :(
Auricelio
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Postagem Número:#13/23  Mensagempor Alexandre Cardoso » 19/09/2007 - 08:44:45

Amigos, quando os mergulhadores descobriram a Lagoa de Extremoz, chegavam a tirar num dia de pescaria centenas e centenas de Tucunarés, Fieiras com 200, 300 tucunarés e Apaiaris cada mergulhador. Hoje em dia é difícil arpoar Tucunarés pois já dizimaram quase tudo, mas continuam trazendo fieiras com centenas de Apaiaris quase todo dia, em resumo...Estão depredando infinitamente vezes mais que a pesca de rede, tarrafa, tanto é que quem pescava de rede, está mudando de modalidade para o mergulho, e isso está acontecendo também em Barra do Rio, Bonfim, Lagoa Azul, inclusive na barragem do Assu também já estão mergulhando já faz um tempo.

Lamentável
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#14/23  Mensagempor Bife » 19/09/2007 - 21:25:52

caraca que crime!

belo rio !
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#15/23  Mensagempor Gugao » 20/09/2007 - 15:10:09

Não tem ninguém que fiscalize isso não? O Ibama não é responsável por isso não?
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 31
Imagens: 1

Próximo