Açude do Castanhão-CE (Junho/2013) - Pescando de FLY

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Açude do Castanhão-CE (Junho/2013) - Pescando de FLY

Postagem Número:#1/12  Mensagempor Alex-AldeFly » 02/07/2013 - 13:23:07

Amigos, no início do ano interessei-me por conhecer a represa (açude) do Castanhão, em Jaguaribara/CE. Localizado a uns 240km de Fortaleza, optei por ir agora em junho, pois não pude ir no período que me foi sugerido pelo amigo Cláudio "Zé Piaba" de Fortaleza, que seria no final de março/ início de abril. AGRADEÇO ao Cláudio pelo apoio e interesse em me ajudar!!!!

Segui os conselhos do Cláudio quanto à Pousada dos Maias (simples mas que nos atendeu muito bem) e com relação ao Guia LÚCIO, pessoa da melhor qualidade, trabalhador e muito dedicado. Este nos deu toda a atenção na nossa pescaria.

Fui junto com o Samuel (Samuca) aqui de Curitiba. Ambos pescamos, como sempre, exclusivamente de fly. Pesquei por 3 dias.

Quando lá chegamos, o guia Lúcio me disse que tentou me telefonar mas se confundiu com o número de meu celular e não conseguiu me alertar prum ponto...
Estava PREOCUPADO com a qualidade da pescaria: não estava saindo peixe nos dias anteriores e ele pensou que por estarmos pescando de FLY, teríamos muitas dificuldades. Em parte ele acertou, pois não vimos exemplares grandes, mas a quantidade de capturas foi muito boa! Ele chegou a comentar que nunca tinha visto algo tão produtivo lá.

Agora, algumas informações e dicas do que eu vi lá, do que se faz necessário para poder se pescar lá, em relação ao uso de carro para lá chegar e tb para apoiar o guia no transporte de gasolina, gelo, bateria até as margens da represa, pois a estrutura é deficiente, se comparada com uma pescaria numa pousada de Serra da Mesa, Lago do Peixe, Balbina, por exemplo. Estou à disposição para ajudar, no que me for possível!

VALE A PENA IR SIM! Ótima represa! Muitos tucunarés MONSTROS por lá... o recorde de tucunaré forá da Amazônia é do Castanhão...quase 12 kg!

DESLOCAMENTO: aluguei carro em Fortaleza. Em cerca de 3 hrs se chega a Jaguaribara. Estada boa, quase sem buracos. Ruim o trânsito por uns 40km, ainda na BR 116. Depois melhora.

POUSADA: Tem duas pousadas na pequena cidade de Jaguaribara. A melhor em instalações é a dos Maias. Para os pescadores, servem café às 05:00hrs. Café simples, mas ajuda a começar o dia.

APOIO "LOGÍSTICO" !: tivemos que usar nosso carro para deslocamento nosso e de gelo, gasolina, bateria, motor-elétrico desde a cidade até as margens da represa. Coisa de 1,5km apenas. Deixamos o carro nas margens, sem problemas de segurança, felizmente. Também fomos ao posto para comprar gasolina e óleo pro barco. Compramos gelo pela manhã... enfim, se faz necessário ajudarmos nisso.

REPRESA : Chuto que ela seja umas 3-4 vezes menor do que Serra da Mesa... o dobro do Lago do Peixe, mas tem MUITA, MUITA estrutura para a pesca do tucunaré. Tem pouca vegetação (pelo menos nesta época), mas tem muitas pedras nas margens e submersas (morada dos brutos) e muita galhada! Pelo que vi em Serra da Mesa, por ex. o Castanhão tem muito mais estruturas!? Ter um Guia que conheça as estruturas visíveis e as submersas é importante!

PEIXES: Confirmando parte da preocupação do Guia Lúcio, não pegamos peixes grandes. Mas a represa se mostra muito povoada por tucunarés. a Trickaiada de mostra esfomeada! Isso achei bom de ver, pois mostra a piscosidade atual e FUTURA da represa! Pegamos tucunarés, traíras, piranha e Apaiari. O tucunaré maior ficou na casa dos 1,8kg, por aí... Perdi dois brutos que correram pro enrosco e tchau! Nem vi o tamanho, mas não deveriam ser acima dos 3kg.

Sim, os tucunarés do Castanhão devem crescer comendo rapadura! São briguentos demais. Os pacas são mais fortes, como sempre, mas qualquer peixe de 500 gramas já briga bem! rs

PESCA PREDATÓRIA: nos 3 dias q estive pescando, vimos umas poucas redes... abandonadas, na maioria. Vimos um pescador de arpão, que pela posição no meio da grota, deveria estar buscando a tilápia que lá chega a uns 3 kg! A ATENÇÃO quanto à preservação deve ser mantida e ampliada, com a participação dos pescadores esportivos cearences (APECE)... mas está MUITO MENOS ruim do que eu imaginava! Coisa boa até...

GUIA LÚCIO: Ótimo guia, repito. Educado, trabalhador e consciente. Conhece muito a represa! Como trabalha bastante, se não o contactar de primeira, ligue depois ou deixe mensagem. Na cidade tem mais 3 guias que podem atender (indicação do Lúcio).

FOTOS abaixo:

Represa vista da cidade:
Imagem

Pousada OS MAIAS:
Imagem

Samuca e um dos tucunarés:
Imagem

Traíra não resistiu à mosca seaducer:
Imagem

Dublê:
Imagem

Piranha boa de briga!
Imagem

Rancho do Guia Lúcio às margens da represa! uma rede depois do rango...
Imagem

Belas cores destes tucunarés:
Imagem
Imagem

Represa:
Imagem
Imagem
Imagem

Abs!
Avatar do usuário
Alex-AldeFly
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 6
Mensagens: 31
Registrado em: 15/10/2006 - 22:07:35
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/12  Mensagempor OtavioPLNeto » 02/07/2013 - 17:24:55

Parabéns, boas informações e dicas! Lá esta faltando um pouco mais de fiscalização, e mais estrutura na margem para atender a pesca esportiva, o Castanhão suprende todos que vão lá otima represa e lugar de grandes bocudos!
Avatar do usuário
OtavioPLNeto
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 1
Mensagens: 10
Registrado em: 08/08/2011 - 13:49:28
Cidade/Estado: Patos/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/12  Mensagempor Fabricio Maciel » 02/07/2013 - 18:27:11

Boa Alex,

Você retratou bem a realidade do açude do Castanhão, lá é verdadeiramente a Amazônia do Nordeste, vale a pena conferir, assim como na Amazônia, não é façil pegar os gigantes, mais uma coisa é certeza, lá existem e a cada arremesso ficamos com aquele friozinho esperando a porrada na isca.

Grande abraço.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Avatar do usuário
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro
 
Tópicos: 208
Mensagens: 1530
Registrado em: 28/09/2008 - 12:17:10
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#4/12  Mensagempor Jeferson » 02/07/2013 - 18:29:56

Show de pescaria, parabéns!
Avatar do usuário
Jeferson
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 2
Mensagens: 162
Registrado em: 31/05/2012 - 19:36:12
Cidade/Estado: Paulista/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/12  Mensagempor BrunoCN » 02/07/2013 - 19:43:00

Relato bem completo! Parabéns pela pescaria!
Avatar do usuário
BrunoCN
Camurupim
Camurupim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 494
Registrado em: 10/02/2012 - 17:37:21
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 14 vezes
Curtiram: 16 vezes

Postagem Número:#6/12  Mensagempor Nilton Mattos » 02/07/2013 - 20:43:53

Valeu camarada. O lugar é excelente mesmo, apesar das dificuldades. Excelente relato; bastante instrutivo. Valeu as dicas.
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/12  Mensagempor Fernando Rego » 03/07/2013 - 14:28:57

Parabéns pela bela aventura no Castanhão! :wink:
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#8/12  Mensagempor MarcelloGurjao » 04/07/2013 - 10:48:14

Show de relato Alex! Geralmente a coisa fica um pouco melhor por lá quando chove e a barragem pega alguns metros de água (e está precisando)! A vida se renova e a quantidade de pesqueiros dobra, ficando ainda mais vegetação submersa. Este ano pouco choveu lá, só deu para manter o baixo nível em que a barragem se encontra (em torno de 50%). É uma represa que Vale a pena insistir.
As fotos ficaram show! Parabéns pela pescaria e relato.
Imagem
Avatar do usuário
MarcelloGurjao
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo
 
Tópicos: 88
Mensagens: 701
Imagens: 7
Registrado em: 13/05/2009 - 00:01:55
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/12  Mensagempor Beto » 05/07/2013 - 14:38:21

Beleza de pescaria. Parabéns!
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#10/12  Mensagempor Alexandre Cardoso » 07/07/2013 - 11:48:55

Massa! Rapaz, o Rancho do Lúcio está sofisticado hein? Até parabólica tem!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#11/12  Mensagempor Marcio » 07/07/2013 - 17:44:23

Lindo relato capitão quando morou em Fortaleza não foi ao castanhão? é lá é lindo e cheio de peixes, Lucio é um excelente guia. Valeu pelas fotos deu até saudade.
Avatar do usuário
Marcio
Xaréu
Xaréu
 
Tópicos: 4
Mensagens: 389
Imagens: 3
Registrado em: 16/08/2006 - 22:31:35
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/12  Mensagempor Tuã Torres » 13/07/2013 - 18:41:46

Show Alex. A Mosca mandando ver :wink:
Eu não me perdoo de ainda não ter ido :x Abraço e Parabéns.
Proteger a Natureza é a maior missão do homem na terra, é cuidar da obra de Deus.
Avatar do usuário
Tuã Torres
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 18
Mensagens: 149
Registrado em: 01/09/2011 - 15:13:43
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Relatos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot