Nova Jaguaribara, cidade nova e bem planejada, de seus 15.000 mil habitantes ao sul do estado do ceara. A vontade de ir pescar nesse lugar era imensa, pois sonhávamos dia e noite com os grandes tucunas.
Chegamos as 13:00h e fomos direto pescar. A estrutura do local e imensa, os pontos são variados e de fácil acesso, sem contar que estávamos bem direcionado por um guia experiente, pois o mesmo não botava dificuldades para tirar as iscas e o peixe dos enroscos. O primeiro peixe pesou 600g e o único do dia. Na manhã seguinte nos deslocamos para um ponto distante, mais ou menos 01:30h min. ao ponto da pequena marina do castanhão. logo que chegamos não demorou nada e o inesperado aconteceu, assim que paramos, o peixe mostrou a cara, estava muito ativo, mas sempre refugando as iscas, parecia que não queria atacá-las, sempre quando chegava perto desistia, tava muito complicado.
O guia conhecia muito o local sempre dizia que isso era de costume acontecer nesse secreit point.
Sejam muito Insistentes, arremessa, uma hora ele aparecer.
Chegamos a outro ponto, que mais parecia uma piscina, água super transparente e de estrutura densa, muito fechada, você via as arvores submersas bem perto de você,
foi ai que aconteceu o primeiro ataque, estava eu com uma varinha de 1, 50m 20lbs, linha de multi de 40lbs, isquinha de 10, 5cm, todo preparado para o bichão.
Pensava eu que estava preparado! Da primeira pegada na isca: tchau, tchau, o bichão não quis nem conversar, quebrou a linha num piscar de olhos. O peixe era enorme, Lucio começou a sorrir.
os bichãos são cavalos na água. sinceramente fiquei abismado com a ignorância do peixe do castanhão.
Era peixe dos seus 7kg para frente, fiquei triste, mas logo percebi que a pescaria não seria fácil. ligeiramente troquei de material, deixei a varinha de mão e busquei
uma vara de 1, 80m de 25lbs, ai em seguida aconteceu o inesperado, meu amigo João irritou um peixe e ele veio tomar satisfação, errou o bote da isca dele, e veio direto para minha,
e abocanhou a danada, a carretilha cantava sem parar, meu dedo quase queimou, o peixe levou a isca uns 15 metros dentro das estrutura submersas, era animal, o peixe parou longe.
Eu so sentia era o enrosco e mais nada, Lucio foi logo mergulhando e procurando o peixe, e depois de 5 minutos o encontrou, tava bem enroscado num tronco. Quando mal esperávamos
la vinha o guia com o peixe na mão, quando o colocou dentro do barco não acreditei, era muito grande, peixe de seus 6kg/.
o tucuna mediu 65cm e 15cm de largura, era animaaaaaaal, Lucio disse que era o primeiro peixe grande que tirava d'água. Daqui para frente vai se só alegria, errado!
Trocamos mais um vez de ponto. Meus companheiros estavam doidos para pegar os troféus, arremesso por cima de arremesso e nada, em seguida João conseguiu fisgar um e Adriano também, eita duble! A linha e as iscas foram para o espaço. Ah! das 03 linhas que foram quebradas o peixe não levou para o estrutura, quebrou como se fosse um elástico.
O peixe estava muito ativo, isca pequenas não faziam sucesso, mas quando colocava iscas de 10cm ate 12cm, nossa era demais, peixes pedidos, um atrás do outro,
Ate que num pontinho, que Lucio apelidou de sovaco do inferno um bichão arregaçou a iscona de João, o peixe tomava linha, linha, linha e não parava, foi para longe, o guia dizia para não colocar o material ao extremo, o peixe, iria parar. Lucio, mergulhou e pronto, outro bichão 5, 5kg de pura ignorância. João estava com muita sorte no mesmo ponto não demorando muito, la veio outro neném, esse pesava seus 4kg. o mais interresante disso tudo e que o local e muito difícil de lutar com o peixe, na maioria das vezes ele sempre vence, pois as estruturas atrapalham muito a pescaria. Para pescar nesse secret point prometemos a Lucio que se fosse para o peixe vencer, deixaríamos.
Pescador esportivo sempre devolver o peixe, mas o que me chamou mas atenção foi a consciência e a experiência que Lucio nos ensinou. Vamos devolver o peixe ao mesmo lugar que ele foi fisgado, lembrando ele que aquele peixe é dono do território, e se ele sumir do lugar a família acabar, outra família que briga pelo território expulsa a fêmea e come os filhotes. e sempre lembrando aos amigos: peixe grande, isca grande.
Dai para frente os bichões sumiram, veio em seguida peixes de 4, 3, 2, 1kg, mas mesmo assim peixe de extrema força, nunca tia sentindo tanta emoção, o peixe do castanhão e muito forte.
Meu irmão mesmo não pegando um bichão, estava muito contente, o maior dele pesou 3kg.
Na manhã seguinte Lucio nos levou a outro ponto, no primeiro arremesso um bichão de 3kg deu graça na isca de João, em seguida eu fisguei um amarelão de 2kg, outro de 2, 5 kg.
Adriano logo pegou o seu também de 2, 5kg e outro de 3kg etc. e fomos para outro ponto. Chegando nesse ponto, João com uma isca da 14cm que apelidamos de bailarina. A isca rebolava demais, era muito engraçado, João tinha colocado garateia nº 2 - 5x, a danada ficou pesada e nem precisava trabalhar a isca, bastava recolher.
Chegando novamente no sovaco do inferno, João deu uns 10 arremessos e em seguida o bichão charrutou a bailariana.
Confesso que nunca tinha visto um tucuna tão grande, pulando como se fosse um peixinho de 2 kg., sinceramente fantástico. No terceiro pulo a linha se rompeu sem ir para a estrutura, e mais um vez o bichão ganhou. João ficou frustrado mais ao mesmo tempo alegre e satisfeito. o comentário era um só: o bicho era exemplar de responsa. O guia disse que nunca tinha visto um peixe tão grande dentro do açude.
A ultima coisa que tenho a relatar a que nos tivemos muita sorte, pois nosso material era fraco e nunca tínhamos feitos uma pescaria num local tão farto de peixes grandes.
Um sucesso amigos, espero voltar sempre a esse local.
Um abraço para os amigos pescadores esportivos, soltar o peixe e muito divertido e prazeroso.
O FATO TRISTE DA PESCARIA
Em uma ilha contei mais de 40 caixas de isopor de 80litros, lotadas de peixes. Na cidade comenta-se, que esse peixe e vendido para o nordeste todo, e que os pescadores são licenciados pelos órgãos responsáveis do açude.
Mais o mais triste foi que soubemos de um senhor que veio na pousada nos relatar, que na mesma manhã pescadores de arpão entraram no açude e só numa manhã capturaram mais de 200kg de peixes, ou seja 200kgs de puro tucunaré.fato lamentável, Fica ai um toque para as autoridades tomarem providencias, pois a cidade esta crescendo e se alertando para a pratica do pesca e solte.
Peixe solto, mais pescadores esportistas, mais empregos e mais benfeitorias para a cidade. Valeu.
Levem material forte, o peixe do Castanhão e muito forte e brigador.
linhas de multi 50lbs não é exagero,
garateias nº 2 -5x também abrem,
varas de 20lbs também quebram.
03 conjuntos foram usados na pescarias:
01 conjunto: Carretilha T.Daiwa Advantage 153HSTA – Vara Daiwa pro caster 1, 80m - 20lbs
02 conjunto: Carretilha T.Daiwa Advantage 153HSTA – Vara Daiwa pro caster 1, 80m - 20lbs
03 conjunto: Carretilha Shimano Citica 100 – Vara Mustad 1, 50m - 20lbs
Iscas Borá 10 cor osso,
Aile magnet 10, 5 cor F670-PCL / F655-PRH
Isca INNA 90 PRO TUNED cor 104
Linhas multi sumax 40lbs. Vexter multi 40lbs.

passamos por ak, acreditem e uma estrada federal

o açude estava cheio

adriano melo

joão e seu tucuna de 5, 5kg

comparem o tamanho do peixe com o banco do barco hehehehehehehe

tucuna arrupiado

tucuna pesou 6kg