O lugar onde estavamos eu já pesco há mais de 16 anos, e sempre tivemos convivencia pacifica com os ribeirinhos e os diversos pescadores acampados pela regiao, que são muitos, e que pescam para vender e sobreviver junto com seus familiares, e com o passar dos anos percebo o aumento do tamanho dos peixes, e as pescarias so são ruins se ventar muito ou se a agua estiver suja. Se vejo local com redes armadas, saio de perto, pois sei que não pegarei tucunares, e que não devo ficar perto das redes para não danifica-las com o motor. Aprendi com eles o cuidado em não deixar lixo nas margens das barragens e que pescaria pode e deve ser algo muito divertido. Tambem estando com eles, rego varios sentimentos de boa convivencia, dentre eles a humildade para escutar, aprender, respeitar, pois fica claro em todos os momentos, que eles não a deixam em casa quando sairam para pescar. O importane é que estao sempre felizes entre si, mesmo vivendo em condicoes precarias no meio do mato por dias, e cabe a mim me integrar a eles recebendo e passando informacoes e sentimentos onde possamos aprender juntos, nunca achando que um se sobrepoe ao outro. Observando o comportamento deles e convivendo juntos quando paramos de pescar, observamos o quanto é facil ser feliz, e todo este sentimento que tenho de mais de 16 anos pescando nos acudes da vida, consigo transmitir para os meus amigos que pescam comigo, e acreditam e praticam tudo o que falo neste paragrago.
Esta situacao de aumento da quantidade de peixes e do tamanho dos mesmo, se repete em praticamente todos os acudes que pesco desde 1993, pelos menos uns 30, e hoje pego tucunares com pesos acima de 4 kg, o que não acontecia la pelo inicio dos anos 90, quando pegar um tucunare de 2 kg era uma festa. Destaco informacoes de pescadores que pegaram tucunares de até 11 kg, com varias pessoas confirmando o fato, e que não me atrevo nem por um momento achar que não seja verdade, mesmo sem o registro fotografico, nem de criticar a forma que foi pego, apenas fico feliz com eles, porque o foco deles é viver bem, e muitas vezes apenas sobreviver.
Claro que é dificil pegar um peixe de grande porte em qualquer lugar, até na amazonia já vi relatos de uma semana de pescaria sem um peixe de bom porte, mas aperfeicoando o equipamento e tecnicas, conseguimos encontra-los.
Resumindo, foi uma festa o final de semana, um cultivo a amizade e tranquilidade e sem discussoes de algum procedimento certo ou errado durante a pescaria, apenas aproveitamos os momentos.