Crevalle Jack!!!
Muito comuns na Costa brasileira, os xaréus são peixes que povoam os sonhos da maioria dos pescadores do mar. Encontrados com facilidade nas águas do Nordeste, eles atingem grandes proporções, podendo alcançar a marca dos 25 Kg.
O xaréu é um peixe que ocorre tanto na costeira quanto em águas mais distantes do litoral. São encontrados tanto na superfície como no fundo, por vezes em grandes cardumes ou mesmo em pequenos grupos isolados. São extremamente vorazes e quando encontram o cardume de sardinha ou manjuba, organizam-se e atacam em conjunto encurralando suas presas, contra bancos de areia , costões ou mesmo costados de navios. Os exemplares maiores preferem as águas mais afastadas e quase sempre são solitários. O xaréu ultrapassa 1 metro de comprimento e mais de 25 Kg de peso, no entanto o mais comum é encontrá-lo com mais ou menos 50 cm e pesando de 5 a 7 Kg.
Nadam em cardumes próximos a ilhas costeiras e parcéis, mas também freqüentam regiões de estuário, podendo ser capturados em canais, bocas de barras e regiões de mangue em geral. Para a sua pesca, a escolha do equipamento fica a gosto do pescador. Mas uma coisa é certa, se a opção for por linhas mais finas, deve-se ter muitos metros à disposição. E caso um exemplar avantajado seja fisgado, é preciso também de um bom preparo físico, pois a briga será longa.
As iscas utilizadas podem ser sardinhas, tainhas ou paratis. Porém, são as artificiais que reservam as maiores emoções na pesca do xaréu. Pega bem no corrico e de arremesso em iscas como jigs, colheres de ziguezague, plugs de meia água, poppers e jumping baits em geral.