Tarpon fisgado! E agora?

O Rei de Prata ou Rei Prateado, considerado como o troféu da pesca esportiva em água salgada.

Moderador: Moderadores

Tarpon fisgado! E agora?

Postagem Número:#1/23  Mensagempor Saulo Nazion » 08/05/2008 - 00:22:48

Amigos e pescadores,

Converso bastante com o Rafael Monteiro (BV) por MSN e o assunto que não pode faltar é pescaria. E o Rei de Prata, ou seja, o Camurupim (Tarpon) é um dos assuntos principais. Decidimos assim, ou eu ou ele abrir um tópico sobre o peixe.

Tarpon fisgado! E agora?

‘’Dicas”:
- Rezar e/ou falar “Não solta, não solta, não solta...” Essas já tentei inúmeras vezes, sem êxito!
- Após fisgando, confirmar a fisgada algumas vezes durante a briga.
- Folgar a linha durante o salto (ponta de vara).
- Tencionar a linha durante o salto.
- Colocar a vara dentro da água, tentando evitar o salto.


Existe também uma matéria do Roald Andretta na edição nº 110 da Revista Pesca Esportiva, que fala sobre o movimento “Curva-se perante o rei” que é a tática de baixar a vara dando espaço ao peixe, evitando que ele caia sobre a linha e possa rompe-la. Pelas fotos da revistas, o pescador fica literalmente ajoelhado perante a majestade prateada.

Uso a seguinte técnica, após sentir a pegada do peixe, que é bruta! Dou a primeira fisgada, e aguardo, provavelmente vem à primeira corrida seguida de um salto, ou um salto de imediato. Caso não solte após o primeiro salto, fisgo novamente. E começo trabalhar o peixe, evitando o cabo de guerra, visando assim cansa-lo sem afrontá-lo, pois se for medir força é salto atrás de salto, deixo o freio (estrela) levemente folgado, usando o dedo polegar para regular a intensidade de dar a linha, e após tudo isso, vem à tentativa de embarca-lo. Seja com grip (ele não abre a boca), bicheiro (difícil para babys) e pulça (ele vê a rede de longe) é um dos momentos mais cruciais na pescaria, pois seu troféu esta “pranchado” ao seu lado, mas você impotente em pega-lo, e geralmente o Tarpon sempre guarda forças para o ultimo salto! “Ultimo” fisgado, pois será uma vida toda de saltos e mais saltos! :lol:

Pesco tarpons/baby tarpons há pouco mais de um ano, e particularmente não encontrei nenhuma técnica 100% eficaz, e acredito que ela não exista. Mas, todo conhecimento colhido ajuda, desta forma tento saber dos Srs., o que fazem após fisgar o Rei? :?
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 00:45:51

Muito bom Saulo! Beleza de tópico.

Eu costumo dá várias ferradas, no mesmo sentido, em quanto o peixe não pula. As primeiras ferradas são as principais para o prolongamento da briga. Quando lembro, dou ponta de vara na hora do pulo, pois diminui o risco de arrebentar a linha se por acaso o peixe cair em cima dela. Muito importante também é não admirar demais o peixe, tipo: Uau, ele tá levando a linha toda! Na minha opinião, o cara tem que ser tão bruto quanto o peixe se quiser escrever um relato depois de um camurupim fisgado!

:mrgreen:
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/23  Mensagempor Saulo Nazion » 08/05/2008 - 08:02:08

Rafael, varinha de 7" ajunda nessa brutalidade :lol: Mas, a opção de varias fisgadas é uma boa :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/23  Mensagempor Eric Carreras » 08/05/2008 - 12:31:29

Saulo, amigo, de uma coisa o amigo pode ter certeza: nunca folgue a linha.
No mar, quando se fisga dourados, por exemplo, se a linha folgar um pouquinho, já era o peixe. acredito que essa interpretação seja extensiva aos tarpons.
Boa sorte!
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 158
Mensagens: 2125
Registrado em: 24/04/2007 - 02:32:57
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/23  Mensagempor Márcio Yoshio » 08/05/2008 - 12:37:26

Saulo, vc sabe que não entendo do assunto quando a questão é o Camurupim, mas já tive a oportunidade de ver o bicho brigando/saltando graças ao convite do amigo, naquele dia foram muitas fisgadas/ações, mais de 10 e nenhum pousou para foto. É complicado trazer esse peixe :!:
Imagem
Avatar do usuário
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Gincana (2)
 
Tópicos: 121
Mensagens: 2511
Imagens: 16
Registrado em: 26/10/2007 - 09:28:32
Cidade/Estado: Cabedelo/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 15:05:16

Eric Carreras em 08/05/2008 - 12:31:29 escreveu:Saulo, amigo, de uma coisa o amigo pode ter certeza: nunca folgue a linha.
No mar, quando se fisga dourados, por exemplo, se a linha folgar um pouquinho, já era o peixe. acredito que essa interpretação seja extensiva aos tarpons.
Boa sorte!

Para os camurupins, eu folgo a linha na hora do pulo. Se folgar a linha dentro da água, certamente o peixe vai escapar.
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/23  Mensagempor Saulo Nazion » 08/05/2008 - 15:32:25

Amigo Eric, falando em relação ao salto, tencionamos a linha em quanto ele estar no ar (pleno salto) mas nao acompanhamos sua queda (baixando a ponta da vara), fazendo a linha fica tão tencionada que sai com facilidade da boca do peixe.
Pelo pouco que li, e pesquei, acredito que acompanhar os movimentos dele é a melhor opção, com a linha tencionada sempre. Comecei a enteder a materia do Andretta sobre ''curva-se perante o rei''. Uma carretilha e vara de ação rapida são fundamentais a sua pescaria, uma vez que respondem rapido quando o pescador precisa e é exigido durante a fisgada e salto.

Adicionado depois de 1 minutos:

Rafael, diz ai como vc faz este folgar de linha! :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/23  Mensagempor Rabbit Fisher » 08/05/2008 - 18:22:13

Cara ainda não tive a oportunidade de ir numa pescaria de tarpon, não por falta de convite, mas vou sim, vai ser minha aula pratica minha iniciação Né professor? :mrgreen: .
Achei interesante quando Saulo lá em cima citou a dica "colocar a vara dentro d´agua evitando o salto" em cima disso pergunto: Será que não perde um pouco do chame dessa pescaria evitar que ele pulem?
Ate hoje só peguei um peixe que pula o tal do Tibiro (Saulo conhece bem né :twisted: :twisted: ) e com aqueles saltinhos de bailarina dele meu coração só faltou sair pela boca :shock: fico imaginando os tarpons pelos videos que tenho aqui.
Avatar do usuário
Rabbit Fisher
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 49
Mensagens: 424
Imagens: 4
Registrado em: 08/02/2008 - 16:59:04
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 19:01:09

Saulo Nazion em 08/05/2008 - 15:32:25 escreveu:Amigo Eric, falando em relação ao salto, tencionamos a linha em quanto ele estar no ar (pleno salto) mas nao acompanhamos sua queda (baixando a ponta da vara), fazendo a linha fica tão tencionada que sai com facilidade da boca do peixe.
Pelo pouco que li, e pesquei, acredito que acompanhar os movimentos dele é a melhor opção, com a linha tencionada sempre. Comecei a enteder a materia do Andretta sobre ''curva-se perante o rei''. Uma carretilha e vara de ação rapida são fundamentais a sua pescaria, uma vez que respondem rapido quando o pescador precisa e é exigido durante a fisgada e salto.

Adicionado depois de 1 minutos:

Rafael, diz ai como vc faz este folgar de linha! :wink:


Folgar a linha é simplismente dar ponta de vara, deixando a linha pouco tencionada "frouxa".
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/23  Mensagempor Paulo Pescador » 08/05/2008 - 19:32:26

já ferrei um Tarpon grande, uma coisa enorme e prateada, que por inesperiência escapou! .e o motivo dele ter escapado, foi eu ter folgado a linha, no momento do pulo do bicho. Pra mim, para nenhum peixe que está ferrado, deve-se folgar a linha, principalmente quando saltar. 8)
A melhor dica é ter bastante linha no equipamento, no mínimo 300m; a regulágem da fricção está em 50%, e não folgar a linha. .Além de muito resistência física! :)
Abração!

seguem fotos de um tarpon ferrado!
Imagem
Imagem
Imagem

imagens retiradas destes sites! :D
http://www.thesarasotamls.com
http://www.costaricauncovered.com/files/articulo/118
http://www.acuteangling.com/Tarpon/ReelTarpon.jpg
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Avatar do usuário
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)
 
Tópicos: 102
Mensagens: 927
Imagens: 2
Registrado em: 23/05/2007 - 09:27:24
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#11/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 19:55:12

Pois é paulo. Muita linha é bem importante, mas quem ja perdeu um camurupim pelo fato de ele cair em cima da linha depois do salto, sabe do que estou falando. Tenho a sorte de pescar em BV e ferrar vários camurupins. Podendo assim dar ca opinião da linha folgada durante o salto. :wink:
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/23  Mensagempor Eric Carreras » 08/05/2008 - 21:42:41

Rafael Monteiro em 08/05/2008 - 15:05:16 escreveu:
Eric Carreras em 08/05/2008 - 12:31:29 escreveu:Saulo, amigo, de uma coisa o amigo pode ter certeza: nunca folgue a linha.
No mar, quando se fisga dourados, por exemplo, se a linha folgar um pouquinho, já era o peixe. acredito que essa interpretação seja extensiva aos tarpons.
Boa sorte!

Para os camurupins, eu folgo a linha na hora do pulo. Se folgar a linha dentro da água, certamente o peixe vai escapar.

Amigo, reconheço sua experiencia em pesca de camurupins, mas duma coisa eu tenho certeza: A parte mais importante de se manter a linha "completamente" esticada é a hora do pulo, uma vez que o peixe sacode a isca pra todo lado facilitando que a mesma escape! Acredito que o amigo folgue a linha na hora do salto do tarpon, mas tenho certeza que se isso ocorre ai e ele nao se solta é pq a garateia tá enfiada no cerebro do peixe!
Dentro d'agua é meio estranho folgar a linha, visto que nao vejo justificativa para tal atitude!
Abração!
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 158
Mensagens: 2125
Registrado em: 24/04/2007 - 02:32:57
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 22:26:28

Eu pensava do mesmo jeito, mas com o tempo descobri o melhor jeito. :wink:
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#14/23  Mensagempor Eric Carreras » 08/05/2008 - 22:38:47

Rafael Monteiro, amigo, quando tiver a oportunidade de pescar tarpon, vou ver se aplico essa sua tecnica... depois relato o resultado... vlw pela contribuição... abração!
Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 158
Mensagens: 2125
Registrado em: 24/04/2007 - 02:32:57
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#15/23  Mensagempor Rafael Monteiro » 08/05/2008 - 23:05:25

Boa sorte Eric! Aqui em BV essa técnida vem dando certo. Tenho certeza que vai dar certo ai também. :wink:
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Camurupim (Tarpon)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron