Porque pescar, fotografar e soltar?

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Porque pescar, fotografar e soltar?

Postagem Número:#1/9  Mensagempor Sgambatti » 25/12/2010 - 22:37:13

Já algum tempo queria levantar e falar sobre esse assunto (PORQUE PESCAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR?), porém só agora tive esse tempo.
Sabemos das dificuldades que temos em conscientizar pousadas, “pescadores” e pessoas de um modo geral quanto a prática do Pesque, Fotografe e Solte, trabalho esse cada dia mais necessário devido a uma deficiência absurda de leis e fiscalização em nosso território nacional, isso extremamente necessário para que possamos ter preservado ou até mesmo menos devastado nossos locais de pesca e consequentemente a possibilidade de praticar de nosso estimado hobby, paixão, vício como queiram chamar a pesca!
São muitas as vezes que capturei em minhas pescarias mais de uma vez o mesmo peixe, chegando a mais de duas vezes muitas vezes, cito as espécies, Black Bass e Tucunaré, costumo dizer que as demais não temos como ter certeza sem que façamos uma marcação, isso devido aos seus hábitos e seus “desenhos” ao longo de seu corpo, pois tanto o Black Bass como o Tucunaré são territorialistas e tem esses “desenhos” de fácil comparação.
Tais capturas são decorrentes da marcação do exato ponto e condições de captura do peixe bem como principalmente da atitude de Pescar, Fotografar e Soltar, essa a principal ao meu ver. Imaginem vocês aquele ataque fantástico de um Tucunaré em sua isca de superfície, depois disso uma briga animal, com saltos, tomadas de linha, posteriormente aquela foto para recordar o peixe pescado e por fim a soltura do exemplar, sabendo que podemos voltar nesse mesmo local e ter todas essas emoções novamente? Ainda mais, de levar nosso pai, filhos e amigos para passar por essas emoções!?
Posso afirmar que é inexplicável a sensação de chegar em um local como Serra da Mesa e falar assim para seu pai: “Pai, está vendo aquela árvore ali? Seguinte, tem um Tucunaré de uns 4 kg lá, arremessa do lado direito passando uns 3 metros e trabalha essa “porcaria” de Trairão direito cacete!” kkkkkkk... pronto, 10 segundos depois começa tudo de novo, ou seja, “ataque fantástico de um Tucunaré em sua isca de superfície, depois disso uma briga animal, com saltos, tomadas de linha, posteriormente aquela foto para recordar o peixe pescado e por fim a soltura do exemplar”.
A seguir fotos de uma dessas capturas, ou seja, o mesmo peixe capturado duas vezes, nesse caso foi em um prazo de duas semanas, olhem as informações, mesma isca, quase mesmo horário, etc...

1º CAPTURA
Data: 11/10/2010
Local: Serra da Mesa-GO (ponto marcado)
Isca: Walkie Talkie - Bomber®
Horário: 12:11 h
Lua: Nova
Imagem

2º CAPTURA
Data: 24/10/2010
Local: Serra da Mesa-GO (ponto marcado)
Isca: Walkie Talkie – Bomber® (mesma isca)
Horário: 11:47 h
Lua: Cheia
Imagem

Abaixo as imagens ampliadas para ver os detalhes das marcas e do ocelo, confirmando o mesmo peixe.
Imagem

Por isso galera pratiquem e conscientizem cada vez mais pessoas quanto ao Pesque, Fotografe e Solte! Posso afirmar que a sensação que isso pode causa é inexplicável!

GRANDE Abraxxx,
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Tópicos: 20
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/9  Mensagempor FabianoMFC » 25/12/2010 - 22:58:51

Parabens Sgambatti por ter levantado essa questao. Concordo plenamente com vc. Pegar o mesmo peixes diversas vezes, e as vezes no mesmo lugar deve ser uma sensaçao indiscritivel!
Infelizmente nem todo mundo tem essa consciencia, mas vamos continuar fazendo nossa parte, pois o bem sempre vence!
Um dia esse pessoal haverá de se conscientizar da besteira q eh matar um peixe desses!
Estamos juntos nesta luta!
Abração!
Imagem
FabianoMFC
Albacora
Albacora

Tópicos: 14
Imagens: 1
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#3/9  Mensagempor Fabricio Maciel » 25/12/2010 - 23:02:58

Concordo com você Sgambatti, quem ama este esporte fantástico que é a pescaria esportiva, deve sempre tentar por onde anda, tentar consientizar a todos sobre essa pratica do pesque fotografe e solte.
Conte comigo nessa empreitada.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro

Tópicos: 208
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#4/9  Mensagempor Chrony Joseph » 26/12/2010 - 09:55:40

Muito bom Sgambatti :!: Todos nós estamos engajados nesta ideia! Obrigado por compartilhar aqui no Pesca Nordeste! :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#5/9  Mensagempor Cleber Monte » 26/12/2010 - 12:41:29

Pesque Fotografe e Solte Sempre
é isso mesmo amigo pescador... só fico tentando entender pq nossas leis são tão falhas, não temos atenção alguma.

Aqui no rio paraiba os pescadores passam as redes atravessando todo o rio, não deixando chance alguma para o peixe... onde esta a fiscalização?

bom cabe a nós tentar amenizar um pouco a situação e conseguir fazer a cada dia mais um adepto a Pesca Esportiva.

Abraco a todos!
Imagem
''Pescar é bom! Bom prô cê, prá mim não tem mió!''
Cleber Monte
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 10

Postagem Número:#6/9  Mensagempor Sgambatti » 27/12/2010 - 08:46:33

Fabricio Maciel em 25/12/2010 - 23:02:58 escreveu:Concordo com você Sgambatti, quem ama este esporte fantástico que é a pescaria esportiva, deve sempre tentar por onde anda, tentar consientizar a todos sobre essa pratica do pesque fotografe e solte.
Conte comigo nessa empreitada.

Fabricio valeu!
Isso mesmo, temos que nos empenhar cada vez mais para isso!
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Postagem Número:#7/9  Mensagempor Eduardo Arruda » 27/12/2010 - 19:20:02

Parabens pela mensagem.
eu tenho grande dificuldade de conscientizar familiares e amigos a praticar o pesque e solte. a grande maioria tende a pensar que a pescaria so tem sentido se o peixe for levado pra casa, seja pra consumo proprio ou nao!
Meu pai eu ja consegui conscientizar, mas tenho um tio que nao aceita essa ideia, e o filho dele (meu primo) so se mostra consciente quando esta comigo, porque quando pesca com o pai ou outras pessoas acaba matando!

e uma pena, mas a cada dia eu vou colocando ideias e tentando esclarecer esses ignorantes!
abraco
Eduardo Arruda
Pampo
Pampo

Tópicos: 12
Cidade/Estado: Fortaleza/CE

Postagem Número:#8/9  Mensagempor Sgambatti » 28/12/2010 - 07:47:33

FabianoMFC em 25/12/2010 - 22:58:51 escreveu:Parabens Sgambatti por ter levantado essa questao. Concordo plenamente com vc. Pegar o mesmo peixes diversas vezes, e as vezes no mesmo lugar deve ser uma sensaçao indiscritivel!
Infelizmente nem todo mundo tem essa consciencia, mas vamos continuar fazendo nossa parte, pois o bem sempre vence!
Um dia esse pessoal haverá de se conscientizar da besteira q eh matar um peixe desses!
Estamos juntos nesta luta!
Abração!

Isso ai Fabiano cada vez mais "catequizando" quanto ao pesque, fotografe e solte, nossa parte fazemos!
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Postagem Número:#9/9  Mensagempor Ferreiro_AL » 28/12/2010 - 17:27:58

Concordo com o pesque e solte, para se praticar o esporte pesca. Agora o termo preservação deve ser direcionado apenas as nossas espécies nativas.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL