Especialista produz com sucesso alevinos de robalo flecha

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Especialista produz com sucesso alevinos de robalo flecha

Postagem Número:#1/12  Mensagempor Chrony Joseph » 08/11/2009 - 14:42:05

Fonte: Revista Panorama da Aquicultura

Peixes estão sendo engordados em viveiros de camarões em Santa Catarina

Na natureza, o robalo peva (Centropumus paralellus) atinge um tamanho máximo de 3 kg. Alevinos deste peixe já são produzidos regularmente há vários anos no Brasil, mas sabe-se que o seu crescimento na engorda é muito lento. O robalo flecha (Centropumus undecimalis, ) por alcançar 25 kg ou mais na natureza, sempre gerou expectativa de crescimento em engorda superior ao do peva - o que o torna bem mais atrativo para os piscicultores. As dificuldades, porém, ficam por conta da obtenção de alevinos, técnica muito pouco desenvolvida até o momento.

Pesquisadores mexicanos vêm se dedicando ao robalo flecha com o objetivo de viabilizar seu cultivo. No entanto, até o momento não foram registrados bons resultados. Na Flórida, também se trabalha há bastante tempo com este peixe, com o objetivo de repovoamento. Entretanto, as reproduções até hoje são feitas com peixes selvagens capturados nos momentos que antecedem a desova natural, submetidos à extrusão dos gametas sem indução hormonal. No Brasil, foram feitas tentativas esporádicas de reprodução, sendo a mais bem sucedida realizada em 2006, resultando numa dissertação de mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O experimento gerou cerca de mil alevinos, posteriormente perdidos.

De dezembro a março passado, período de reprodução de robalos flecha na região Sul, o biólogo Sérgio Roberto Pitz, da Danúbio Aquacultura, associou-se ao Laboratório Estaleirinho, localizado em Balneário Camboriú (SC) e especializado em produção de pós-larvas de camarão, na tentativa de obter alevinos de robalo flecha. As instalações do laboratório estavam ociosas por conta da crise ocasionada pelo vírus da Síndrome da Mancha Branca (WSSV) no Estado de Santa Catarina, mas depois de algumas adaptações foi possível iniciar o procedimento.

Segundo o biólogo, apesar dos esforços para manter e utilizar reprodutores domesticados, os primeiros experimentos foram realizados com reprodutores selvagens capturados e submetidos à indução hormonal. Em janeiro deste ano, Pitz e seu sócio, um especialista húngaro, uniram as experiências adquiridas com a reprodução de peixes de água doce e testaram diversos protocolos, com diferentes tipos de hormônios, até que obtiveram sucesso na produção de óvulos fertilizados. A partir de então, teve início o processo de larvicultura, que durou 90 dias, utilizando o protocolo para a larvicultura do robalo peva desenvolvido pelo professor Vinícius Cerqueira, coordenador do Laboratório de Piscicultura Marinha da UFSC.

Pitz explica que, após este período, os peixes já treinados para o consumo de ração comercial desenvolvida para o bijupirá permaneceram mais 60 dias em tanques-berçário, sem aquecimento de água (temperatura média de 18°C, com a chegada do inverno). Ao final de 150 dias foi observada sobrevivência de 7, 5%, satisfatória para peixes marinhos, que resultou em 36.600 alevinos com peso médio de 2, 69 g. Deste total, 23.100 alevinos foram vendidos no final de junho para a EPAGRI de Santa Catarina, que já está avaliando o desempenho do robalo flecha em viveiros de camarão. O objetivo é desenvolver a piscicultura marinha como alternativa para os carcinicultores catarinenses. No Estado, aproximadamente 90% dos cerca de 1.300 hectares de viveiros construídos estão ociosos em função do vírus da mancha branca.

A dupla de pesquisadores planeja para o próximo verão o início da produção do robalo flecha em escala comercial. “Além deste peixe, faremos também tentativas com mais uma ou duas espécies de interesse comercial, usando a escassa literatura científica disponível e tentando preencher as lacunas. Vamos nos concentrar em espécies eurihalinas, que podem ser cultivadas em qualquer salinidade”, Pitz adianta. O biólogo aposta que a piscicultura marinha terá início no Brasil com os viveiros de carcinicultura ociosos, no Sul e no Nordeste do país. “É uma estrutura de engorda que já está construída, ao contrário dos grandes e caros tanques-rede marinhos. Acreditamos que estes tanques serão um segundo passo na evolução da atividade. Outro ponto importante é que, em qualquer um dos dois sistemas, os custos de produção serão relativamente altos, sobretudo no início, quando rações específicas não estarão disponíveis. Portanto, é preciso trabalhar com espécies de alto valor de mercado”, conclui o especialista.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/12  Mensagempor Jorge Thiago » 08/11/2009 - 15:11:00

Excelente matéria Chrony! Em 2006 estive em Florianópolis e pude observar no congressos vários estudos a respeito, mas eram sobre o robalo-peva. Nessa época já se apostava que esse segmento seria o futuro da aquicultura. Agora já estão lidando com o Flexa. Concerteza estão no caminho certo.
Imagem
Avatar do usuário
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 47
Mensagens: 1487
Imagens: 4
Registrado em: 08/01/2006 - 22:23:50
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/12  Mensagempor Saulo Nazion » 09/11/2009 - 08:47:02

Muito legal a materia, se realmente o negocio vingar o setor agradecerá. Pescar nos viveiros vai ser um desmantelo :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/12  Mensagempor Rafael Nóbrega » 09/11/2009 - 13:52:53

Outra coisa, se essa produção vingar, vai haver uma queda bastante significativa no preço dos robalos, e isso fará com que pescá-los na natureza não seja tão viável como antes, diminuindo a pressão sobre esses peixes na natureza e isso só traz benefícios para nós, pescadores esportivos.
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Nóbrega
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)
 
Tópicos: 63
Mensagens: 1138
Imagens: 14
Registrado em: 18/10/2007 - 15:57:16
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/12  Mensagempor Beto » 10/11/2009 - 09:52:26

É isso mesmo Rafael Nóbrega, com o aumento de peixes no mercado sendo produzido em cativeiro haverá a diminuição da pesca predatória.
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#6/12  Mensagempor Ferreiro_AL » 10/11/2009 - 17:55:41

Excelente iniciativa, precisamos diminuir o impacto nos estoques pesqueiros naturais.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/12  Mensagempor M.Queque » 08/06/2011 - 10:36:24

Imagem

Amigos pescadores, trago ao fórum uma noticia muito interessante para os apaixonados pela pesca do Robalo, dois centros de pesquisa no Brasil estão desenvolvendo a reprodução e criação do Robalo em cativeiro, um esta no Paraná realizada pela PUC-PR e o outro em São Paulo realizada pela UFSP.

Sendo que a PUCPR esta além da pesquisa, realizando a soltura dos peixes para repovoamento da espécie no litoral do Parana, mais especificamente no Baia de Guaratuba, onde vários órgão Publicos daquele estado e associações de pesca esportiva do sul do pais estão incentivando esta pesquisa e soltura.
Apesar das pesquisas estarem voltadas para a criação em cativeiro deste peixe para o abate, por ele ter um alto valor economico, estão servindo também para aumentar a quantidade da espécies na natureza, onde possui um valor economico maior, porém muito despresado.
Com a criação do robalo em cativeiro, a pressão da pesca comercial em nosso litoral passará a diminuir.

Sites com maiores informações:
INSTITUTO DE PESCA TEM PACOTE TECNOLÓGICO PARA PRODUZIR ROBALO O ANO INTEIRO
[url=http://www.pucpr.br/ensino/cppom/robalo.php]Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos - Projeto Robalo[/url]

Abaixo segue a noticia oficial da PUCPR

Abraço a todos,

CPPOM realiza soltura de mil robalos na Baía de Guaratuba

Fonte: [url=http://www.pucpr.br/receptor.php?id=7884]PUCPR[/url]

O objetivo é tornar a região um pólo de pesca esportiva
Responsáveis pelo Projeto Robalo farão amanhã (14), às 9h, mais uma soltura de robalos oriundos de reprodução em cativeiro. Serão soltos cerca de mil peixes com tamanhos entre 8 e 13 centímetros na Baía de Guaratuba. A atividade será realizada no Porto Beach Fun, em parceria com pescadores esportivos que estarão disputando o Campeonato Sul-Brasileiro de Pesca ao Robalo.

O principal objetivo da ação é transformar Guaratuba num pólo de pesca esportiva, gerando empregos e renda alternativa para os pescadores profissionais. O Projeto Robalo é realizado pelo Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM) da PUCPR, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Em janeiro foi concluída a primeira parte do trabalho, quando 30 mil alevinos da espécie foram soltos também na Baía de Guaratuba.
·.¸¸.·´¯`·.¸ Grande ou pequeno, solte todos! ¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Imagem
Avatar do usuário
M.Queque
Camurupim
Camurupim
 
Tópicos: 17
Mensagens: 467
Imagens: 1
Registrado em: 05/04/2011 - 00:07:26
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/12  Mensagempor CacoMarinho » 08/06/2011 - 16:31:33

Que massa a foto dos camurinzinhos.
Avatar do usuário
CacoMarinho
Moderador
Moderador
 
Tópicos: 104
Mensagens: 1911
Registrado em: 24/08/2006 - 16:59:35
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/12  Mensagempor Savio » 08/06/2011 - 18:33:08

Grande iniciativa do Pitz, agora já estamos na fase dos alevinos, temos de agradecer e incentivar. :D
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Avatar do usuário
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 70
Mensagens: 1059
Imagens: 3
Registrado em: 22/01/2007 - 16:21:57
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/12  Mensagempor Ferreiro_AL » 09/06/2011 - 17:20:39

Tomara que dê certo! Dedos cruzados!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/12  Mensagempor Fanny Dominguez » 25/12/2011 - 11:19:31

Depois de dois anos, que avanços tem experimentado o cultivo de robalo flecha.
Avatar do usuário
Fanny Dominguez
Bagre
Bagre
 
Tópicos: 1
Mensagens: 1
Registrado em: 23/12/2011 - 17:30:56
Cidade/Estado: Eusébio/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/12  Mensagempor Luciano GP » 25/12/2011 - 21:42:59

melhor ainda seria se os pesquizadores destinasem parte dos alevinos para serem soltos na natureza, aumentando a populaçao do robalo nos rios e mares!
Agua azul sempre!
Avatar do usuário
Luciano GP
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 4
Mensagens: 73
Registrado em: 25/07/2011 - 22:25:36
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron