Barragem do Castanhão-CE

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Barragem do Castanhão-CE

Postagem Número:#1/31  Mensagempor Marcão » 25/07/2009 - 13:54:24

Recentemente conheci o Castanhão, no Ceará. Confesso que me encantei, pela diversidade de estruturas para pesca e belezas naturais, e, principalmente, pelo tamanho de seus tucunarés, só rivalizados pelos do Amazonas.
Vou passar ao largo dos problemas ambientais da região, não é o foco no momento. Quero apenas tecer alguns comentários do pouco que vi, em apenas dois dias e com as condições de pesca prejudicadas pela brusca variação da pressão atmosférica, caindo de 2000 milibares para 1000 milibares, de um dia para outro.
Tucunaré é tucunaré, aqui e em qualquer região do Brasil, e seus hábitos não podem ser diferentes de região para região. Digo isso porque estranhei quando soube pelos guias que os peixes só atacavam, na maior parte das vezes, iscas de meia água e fundo, como os jigs, por exemplo. Acontece que a beleza maior da pesca do tucunaré são os ataques às iscas de superfície, sua explosão é inigualável. Assim sendo, privilegiamos o uso das iscas de superfície, e não nos decepcionamos.
É evidente que em certas condições, como quando estão mais no fundo, em função de temperatura da água, pressão atmosférica, etc, iscas de meia água e fundo são mais eficientes, além de mais fáceis de trabalhar. Mas a insistência na utilização de iscas de superfície traz uma recompensa maior.
Perguntamos qual a melhor época para a pesca na região, e nos informaram que era junho/julho. Acredito que na realidade seja a época em que as condições melhoram, daí para frente, porque a pesca do tucunaré se torna mais efetiva quando está baixando o nível das águas. Assim, acredito que a pescaria se torna mais eficaz daqui para frente. Pretendo voltar em setembro/outubro, quando acho que as condições estarão ideais.
Outra coisa que observei foi a grande quantidade de linhas estourando em função das estruturas e tamanho exagerado dos peixes (graças a Deus). Assim, aconselho a utilização de iscas artificiais com as farpas amassadas. Não é frescura de pescador esportivo, mas apresenta três razões fundamentais para tal prática:
- Uma isca que se solta da boca do peixe, de um enrosco, etc, pode atingir o pescador, e aí, na maioria das vezes, acaba a pescaria, pois não é raro a situação não poder ser resolvida no local, e, após viajar tanto tempo para a pescaria sonhada, perder pelo menos uma etapa da mesma não faz muito sentido.
- Se somos adeptos do pesque e solte, e nos preocupamos com a integridade do peixe, uma isca sem farpa magoa muito menos, e é muito mais fácil sua retirada, mas o motivo principal é que quando perdemos o peixe com a isca na boca, por estouro da linha, ele terá muito mais chance de se livrar da isca e sobreviver. Sempre que vejo um peixe escapar com a isca na boca fico chateado com a situação e desespero do peixe para se livrar da isca, deve ser bastante incômodo, não?
- Se somos pescadores esportivos, porque não dar uma chance a mais ao peixe? Chance mínima, acredite, pois já nos prevenimos cada vez mais com o uso de linhas e equipamentos reforçados. E o uso de iscas sem farpa não é fator preponderante na perda do peixe, se trabalharmos direitinho. Afinal, você está ali para se aprimorar, e não rebocar o peixe, certo?
Outra coisa, a represa de Castanhão é uma represa perigosa para quem não a conhece e se aventura sem guia. Por ser grande, quando venta é necessário procurar abrigo nas margens, mas por outro lado é povoada o suficiente para se conseguir ajuda, sem maiores problemas. Além disso, tem locais em que existem muitas pedras submersas e oferece perigo à navegação, dependendo da altura das águas, principalmente se não conhecemos bem a região.
Como dica final, um Kit de primeiros socorros é uma boa pedida, pode ajudar muito numa emergência. Uma lanterna deve fazer parte desse Kit, pois é a melhor maneira de se pedir ajuda e facilitar sua procura numa perdida à noite.
Dito isso, vamos a algumas breves imagens do local, apenas para mostrar aos amigos que por lá forem o que devem encontrar. Chega de blá-blá-blá...
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#2/31  Mensagempor Chrony Joseph » 25/07/2009 - 14:02:32

Belo vídeo Marcão! Parabéns! :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/31  Mensagempor Alexandre Cardoso » 25/07/2009 - 14:05:00

Belo texto Marcão, digno de ser publicado em qualquer revista de pesca em matérias relacionadas a pesca lá, só falta agora concluirmos o nosso trabalho, e na próxima oportunidade, se Deus quiser, vai dar certo.

Um forte abraço.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#4/31  Mensagempor Jorge Thiago » 25/07/2009 - 14:24:08

Show de vídeo Marcão! Parabéns a todos que participaram dessa expedição!
Imagem
Avatar do usuário
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 47
Mensagens: 1487
Imagens: 4
Registrado em: 08/01/2006 - 22:23:50
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/31  Mensagempor Beto » 25/07/2009 - 17:15:43

Marcão que edição de vídeo show. Pesca incrível. Parabéns!
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#6/31  Mensagempor Fernando Rego » 25/07/2009 - 21:51:55

Parabéns marcão, pelo relato e por este vídeo excelente :wink:.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#7/31  Mensagempor Sgambatti » 26/07/2009 - 01:19:17

Marcão belas dicas e excelente vídeo! Parabéns parceiro!
Só complementando a questão de melhor época, na minha opinião é de abril a junho e de outubro a meio de dezembro.
Comentou da pressão atmosférica, é muito importante mesmo, qualquer variação brusca o peixe some, seja por que afundou ou porque para de comer, vale apena quem for para lá se ater a isso também, já cheguei a pescar um dia todo com isca de fundo e meia-água devido a pressão, com certeza se tivesse tentado nesse dia superfície como meu parceiro tentou não iria pegar nada, em resumo é um parâmetro que devemos ter conhecimento e estar acompanhando sempre durante a pescaria.

PS.: O KID é doido! kkkkkkkkk
Imagem
Avatar do usuário
Sgambatti
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 20
Mensagens: 88
Registrado em: 15/06/2008 - 10:14:56
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/31  Mensagempor Marcão » 26/07/2009 - 08:08:52

Obrigado a todos! E ótima dica sobre as épocas, Sgambatti! Vai para minha agenda!
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#9/31  Mensagempor CacoMarinho » 26/07/2009 - 09:11:02

Parabens Marcão. Realmente uma beleza de edição!

Muito boa a confraternização dos amigos... deu vontade de estar la.

Abraço
Avatar do usuário
CacoMarinho
Moderador
Moderador
 
Tópicos: 104
Mensagens: 1911
Registrado em: 24/08/2006 - 16:59:35
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#10/31  Mensagempor Sgambatti » 26/07/2009 - 09:35:45

Quero aproveitar a deixa do Marcão e formalizar a minha admiração por ele, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, ele tem uma grande história com meu tio, pessoas que inciaram a pesca com isca artificial no Brasil, horas motivos de gargalhadas, horas sofrendo preconceito de pessoas que não sabiam do que se tratava, pois a pesca com iscas artificias em sua raiz era proibida.
Marcão é um prazer ter você conocsco e poder aprender cada dias mais devido a isso! Grande abraxxx parceiro!
Imagem
Avatar do usuário
Sgambatti
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 20
Mensagens: 88
Registrado em: 15/06/2008 - 10:14:56
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/31  Mensagempor Rafael_JP » 27/07/2009 - 02:50:14

realmente mais uma bela ediçao! parabens marcao, e a todos que participaram!

PS: o Kid eh doidoo! [2]
huahuahua
=)
Avatar do usuário
Rafael_JP
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 5
Mensagens: 502
Registrado em: 09/10/2008 - 12:19:35
Cidade/Estado: João pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/31  Mensagempor FabianoMFC » 27/07/2009 - 09:13:37

Belas palavras e belo vídeo! Parabens!

Marcão, foi um imenso prazer ter participado dessa expediçao com vc!
Realmente a queda pra pessao influenciou muito de um dia para o outro, mas nada que atrapalhasse o nosso companheirismo!
Infelizmente teve o problema com Diego, mas isso fez com que eu tivesse o imenso prazer de pescar em sua companhia e de Alexandre Cardoso!
Quem diria que um dia eu teria Alexandre como piloteiro do meu barco, e vc controlando o eletrico do barco em que estavamos?! kkkkkkkkkk
Isso tudo para que eu pegasse meu primeiro tucuna!
Infelizmente nao foi naquele dia! Mas so a companhia de vcs, o bom papo e as dicas ja valeram a pena!
Obrigado a vc, que agora, posso chamar de AMIGO!
Sempre que precisar, pode contar com o AMIGO aqui!
Abraçao!
Imagem
Avatar do usuário
FabianoMFC
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 14
Mensagens: 923
Imagens: 1
Registrado em: 01/03/2008 - 14:38:17
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#13/31  Mensagempor Marcão » 27/07/2009 - 09:19:23

O prazer foi meu, Fabiano! Outras virão...
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#14/31  Mensagempor Alexandre Cardoso » 27/07/2009 - 10:14:08

Grande Fabiano, vc. não sabe a preocupação e a tensão que eu estava ( você deve ter percebido) para não bater o motor do Saulo numa pedra e danificá-lo, pois como você sabe não conheço os macetes de navegação da represa, mas no final, deu tudo certo.

Um forte abraço para você.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#15/31  Mensagempor Márcio Yoshio » 27/07/2009 - 12:19:45

Muito massa, show de bola! Parabéns Marcão pela filmagem e edição, belo registro :!:
Imagem
Avatar do usuário
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Gincana (2)
 
Tópicos: 121
Mensagens: 2511
Imagens: 16
Registrado em: 26/10/2007 - 09:28:32
Cidade/Estado: Cabedelo/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron