Projeto 'Eu quero nadar no Capibaribe. E você?'

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Projeto 'Eu quero nadar no Capibaribe. E você?'

Postagem Número:#1/6  Mensagempor Chrony Joseph » 07/01/2009 - 04:00:27

Fonte: JC OnLine

Para que cada um reflita sobre o seu papel na construção de uma cidade mais limpa e saudável, será lançado neste domingo (30), o programa "Eu quero nadar no Capibaribe. E você?". O projeto é formado por uma série de 12 vídeos de três minutos, chamados de Cápsulas Verdes, em que os “eco-cidadãos” falam de sua relação com o rio Capibaribe e de que maneira eles contribuem para uma vida mais saudável e equilibrada com o meio em que vivem. Através de pequenos gestos, eles buscam uma melhor qualidade de vida com a preservação do meio ambiente.

As Cápsulas Verdes serão exibidas aos domingos, na TV Universitária (canal 11), no intervalo do Repórter – Eco (entre 16h e 16h30), também sendo reprisadas durante a semana, em vários horários dentro da grade de programação. Quem quiser também pode conferir assistir às histórias no site do projeto, que foi aprovado pelo 1º Edital de Fomento ao Audiovisual da Fundação de Apoio ao Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe).

Um dos personagens dos vídeos que consegue estabelecer uma relação mais equilibrada com o meio em que vive é a Irmã Valéria, moradora do bairro dos Coelhos, área central do Recife. Ela costumava jogar o óleo velho que utilizava para fritar os alimentos no esgoto, que escoava direto no rio Capibaribe. Ela só percebeu o quanto sua atitude era prejudicial quando conheceu o grupo Bomerangue, que faz reciclagem do óleo vegetal usado. Agora Irmã Valéria doa o óleo velho para esta entidade e também já ensina seus filhos adotivos a não jogarem lixo no chão.Outro eco-cidadão que dará seu exemplo é o professor Léo Antunes, que sempre que pode substitui o carro pela bicicleta para ir ao trabalho.

O projeto foi idealizado por Alice Chitunda e Julien Ineichen, da Tilovita Produções. "O grande objetivo do 'Eu quero nadar no Capibaribe. E você?' é lançar para os moradores da Região Metropolitana do Recife este desafio: de que modo cada um pode contribuir para que tenhamos de volta o prazer de conviver com um rio limpo?", afirma Julien Ineichen.

[url=http://www.capibaribe.info/]Eu quero nadar no Capibaribe. E Você?[/url]
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/6  Mensagempor CacoMarinho » 07/01/2009 - 07:56:39

Bacana a iniciativa. De vez em quando eu penso em nós do Pesca Nordeste levantarmos essa bandeira.

Quem sabe não conseguimos mudar um pouquinho o mundo e faze-lo um lugar melhor?
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/6  Mensagempor Branco Jr » 07/01/2009 - 07:57:03

Eu também quero! Uma boa iniciativa. :P
Esse projeto também deve ser direcionado às industrias do estado de PE.
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#4/6  Mensagempor RLAraujo » 07/01/2009 - 20:48:56

Mais algumas andorinhas tentando fazer verão... Achei o conteudo dos muito entrevistados MUITO precário, fugindo muito do assunto!

Também existe outro projeto, o RECAPIBARIBE

Tenho um amigo que já nadou... Fez uma aposta com a gente, pulou no capiba ali no antigo Veleiro Bar, nadou ate a margem do Carrefour e voltou...
Ganhou a aposta, trocentas injeções, tomou banho ate de agua sanitária e ninguem conseguia ficar perto dele! :roll:

Abs,
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
RLAraujo
Cavala
Cavala

Tópicos: 40
Imagens: 1
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/6  Mensagempor Chrony Joseph » 07/01/2009 - 21:08:35

Temos outro tópico abordando o Recapibaribe em Preservação no Capibaribe
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes

Postagem Número:#6/6  Mensagempor Fernando Rego » 08/01/2009 - 00:55:15

Só com iniciativas desta natureza, as próximas gerações, poderão ou não ver resultados otimistas com os impactos causados pela humanidade à natureza. Tive oportunidade de realizar passeios náuticos no Rio Capibaribe com minha lancha à trabalho a alguns anos atrás (fui chamado pelo jornal de Comandante No 1) e um dos meus objetivos era alertar, orientar para conscientizar sobre este problema, até tenho um Projeto de Educação Ambiental, mas como tudo não funciona sem o interesse finaceiro, este trabalho não foi adiante. Se for do interesse em debater mais sobre este assunto, estou à disposição.
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)

Tópicos: 115
Curtiu: 61 vezes

Voltar para Bate-papo