Manguezal do Pina será tema de seminário

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Manguezal do Pina será tema de seminário

Postagem Número:#1/10  Mensagempor CacoMarinho » 17/04/2008 - 14:55:29

Será que isso vai ajudar alguma coisa? Pelo menos ja é uma iniciativa.

Vamos torcer!

Fonte: Blog do Jamildo

De 23 a 25 de abril o Movimento pela Criação do Parque dos Manguezais realizará o Seminário e "Estratégias para Conservação e Gestão do Manguezal do Pina", com o objetivo de subsidiar a proposta de criação do Parque Natural dos Manguezais e estimular o consenso da sociedade sobre a necessidade de conservação do maior manguezal urbano do Brasil.

A idéia é de que, após o evento, seja produzido um documento, a ser entregue às autoridades responsáveis, defendendo a viabilidade do Parque.

Na programação, serão realizados uma visita à antiga Estação Rádio Pina e palestras com ambientalistas, representantes dos órgãos públicos voltados às questões ambientais e, ainda, com os técnicos Yara Novelli, do Departamento de Oceanografia da Universidade de São Paulo (SP), e Renato de Almeida, da prefeitura de Cariacica (ES), que apresentarão experiências semelhantes realizadas nas suas cidades.

As palestras acontecerão no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O Seminário será gratuito e terá a coordenação do Departamento de Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais da UFPE, do Departamento de Geografia da UFPE e do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco.

Os interessados poderão se inscrever preenchendo a ficha disponibilizada no site do vereador Luiz Helvecio (http://www.helvecio.com.br) e no site da SNE (http://www.sne.org.br/site_sne). A ficha pode ser enviada para o e-mail mgpa@ufpe.br , entregue na secretaria do Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais da UFPE (6° andar do prédio do CFCH) ou, ainda, enviada via fax para 2126. 8287. O número de vagas é limitado em 200 pessoas.

O Movimento pela Criação do Parque dos Manguezais é composto pelo vereador Luiz Helvecio, representantes da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência - SBPC, Instituto Bioma Brasil, Fase, FERU, Ecos, Centro Josué de Castro, Sociedade Nordestina de Ecologia, Associação dos Pescadores de Brasília Teimosa e Escola Mangue de Brasília Teimosa.
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/10  Mensagempor Eric Carreras » 17/04/2008 - 17:55:14

É engraçado.os mangues são considerados aréa de preservação permanente na legislação ambiental.mesmo assim abrem excessões para seu desmatamento.é uma imoralidade.espero que esse evento traga algum beneficio que seja de interesse de todos e não de poucos! parabens pela materia!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#3/10  Mensagempor Rabbit Fisher » 17/04/2008 - 18:34:17

Cara aqui no bairro de intermares estão contruindo um condominio muito grande e vc´s não tem ideia da area que eles estão desmatando de mague e construindo dois pier´s e o pior é que dizem que tem autorização do ibama. :shock:
Rabbit Fisher
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 49
Imagens: 4
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Aniversário

Postagem Número:#4/10  Mensagempor Bruno Vasconcelos » 17/04/2008 - 19:25:23

Chorny,

O PESCA-NE poderia estar presente com algum tipo de material para mostrar o apoio ! E assim fazendo tb a divulgacao! hihiihih

Abraço
Bruno Vasconcelos
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 58
Imagens: 7

Postagem Número:#5/10  Mensagempor FJFerro » 17/04/2008 - 22:36:33

Pois é pessoal! Tá na hora de fazer algo! É muito grande a falta de respeito com os manguezais! Aqui em Alagoas temos alguns exemplos de desmatamento tb, como o Condomínio construído na Barra Nova chamado Laguna onde os constutores tem a bélissima autorização do ibama pra destruir uma parte do mangue e nada acontece! Bem eu espero que as coisas começem a mudar, pq do jeito que tá iremos só para o fundo do poço!
FJFerro
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 53
Cidade/Estado: Maceio/AL

Postagem Número:#6/10  Mensagempor CacoMarinho » 18/04/2008 - 08:33:54

É verdade Bruno, poderiamos sim participar desse evento. Chrony, o que achas do Pesca NE levantar a bandeira da preservação nesse evento? Talvez dê alguma visibilidade pra marca participarmos disso.

Eu particularmente tenho contato com o vereador Helvecio. De repente podiamos articular algo.

Abraço
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Postagem Número:#7/10  Mensagempor Chrony Joseph » 18/04/2008 - 12:27:29

Vamos em frente! Quem poderá me ajudar nesta empreitada?
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#8/10  Mensagempor Bruno Vasconcelos » 18/04/2008 - 14:11:21

Posso ajudar em alguma coisa! So acho q ficaria ruim pra mim pq trabalho o dia todo! Nao teria como participar!

Abraço
Bruno Vasconcelos
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 58
Imagens: 7

Postagem Número:#9/10  Mensagempor CacoMarinho » 18/04/2008 - 16:33:27

Eu tb trabalho. Tenho duas folgas pra tirar lá do trampo, mas acho que ficaria ruim pra ir sozinho. Alguem se habilita?
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Postagem Número:#10/10  Mensagempor Rafael Monteiro » 18/04/2008 - 18:28:06

To dentro! Vamos em frente. Realmente, temos que entrar em contato com a autoridade maior do evento, para mostrar o apoio do PESCA-NE no evento.

Outro evento interessante, foi um passeio ecológico de caiaque pelo rio capibaribe. Não seu bem se ainda existe algo do tipo, mas seria uma boa.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Voltar para Bate-papo