Pontos de pesca / Postar ou não postar? Relatos, dicas etc..

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/49  Mensagempor Saulo Nazion » 07/10/2007 - 20:31:01

Chrony: E ponto final. Que os ''dinos'' se entendam rsrsrs... :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
 
Tópicos: 155
Mensagens: 2939
Imagens: 14
Registrado em: 15/10/2006 - 21:31:14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#32/49  Mensagempor Fernando Rego » 19/01/2012 - 22:29:27

Antes de entrar no Pesca Nordeste, fazia minhas pescarias com amigos (círculo fechado) e não tinha a mínima noção e entendimento da gravidade em divulgar pontos onde havia pescado. Como pescavamos sempre juntos, não tínhamos contatos com outros pescadores e foram poucas as vezes que comentamos; sempre tentavamos descobrir novos pontos.

Quando me cadastrei, fiquei impressionado com os relatos e fotos das pescarias e achava que seria a melhor maneira de fazer amigos e descobrir novos pontos.

Inclusive, por ingênuidade, certa vez, lendo um relato de uma pescaria e pelas fotos, fiz um comentário, onde divulguei o local exato! Imediatamente fui indagado e advertido em não fazer isto! No mesmo momento, editei e retirei este comentário!

Foi aí que entendi profundamente a besteira que fiz e a partir daí, fui mudando minha concepção.
Hoje tenho outra mentalidade à respeito e procuro sempre proteger as espécies, devolvendo ao seu meio e não divulgando à todos.

A cada dia estou aprendendo um pouco mais e espero compartilhar e divulgar esta mentalidade! :wink:
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#33/49  Mensagempor Willames » 20/01/2012 - 08:45:30

Concordo plenamente Fernando, gostaria apenas de acrescentar que, aos que divulgam o ponto exato de seus pesqueiros acreditando que a conciência é de cada um, deveria pensar que exatamente por ser "própria", é que faz dela oq quer! Esqpero q todos entendam... :wink:
Imagem
"Enquanto se tenha ao menos um amigo, niguém é inútil"
Avatar do usuário
Willames
Albacora
Albacora
 
Tópicos: 11
Mensagens: 872
Registrado em: 25/08/2006 - 22:21:45
Cidade/Estado: Bayeux/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#34/49  Mensagempor Dog » 20/01/2012 - 11:28:16

Aprendi isso "na carne" quando soube de gente indo pegar robalinho no canal com camarão vivo. Aqui quem compra camarão vivo tá fazendo investimento, ou seja, aplica no camarão e retira em robalo, visando o "lucro". É como comprar um robalo por 50 centavos... mas de canal é soda né?

Em Santos, se sai uma única corvina na praia e a notícia vaza, dia seguinte tem 15 linhas embaralhadas no mesmo local.

Outro fator a se considerar é quando a gente chega num local que já tem matador pescando. O local eles já sabem, mas podem não ser muito bons de técnica, aí voce começa a pegar um atrás do outro, e os caras aprendem com você (isca, local exato, trabalho etc). Semana seguinte tá todo mundo com isca igual a sua.

Aconteceu esses dias de eu ir pescar na frente de matador de alevino, e ser questionado por estar devolvendo. Infelizmente um cara que estava arremessando além do peixe viu onde arremessei, jogou lá e pegou, e matou.

Longe de mim ser egoísta, mas acho que mais egoísta é o cara que retira tudo da água, para si. (independentemente de estar na cota, pois 15kg de peixe é muito peixe)

Bem ou mal eu tive que camelar e arremessar em cada pontinho da Ponta da Praia, pra saber onde enrosca, onde bate peixe etc e tal. Essa informação, me desculpe, só passo pra quem eu gosto. Acho que com guias de barco, acontece a mesma coisa.

Chrony, se fugi do tema me desculpe, achei que pudesse ter a ver.
Pescaria: A melhor terapia!
Avatar do usuário
Dog
Pampo
Pampo
 
Tópicos: 26
Mensagens: 190
Registrado em: 14/08/2007 - 12:50:11
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#35/49  Mensagempor Chrony Joseph » 20/01/2012 - 11:57:46

Dog, perfeita sua colocação! Obrigado por contribuir! :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#36/49  Mensagempor Fernando » 20/01/2012 - 14:12:24

Olá pessoal! Eu costumo revelar os meus pesqueiros, mas os detalhes as técnicas, as observações, e os segredos, só revelo aos que merecem e tem consciência de que a pescaria não é um arremesso de iscas na água, uma vara que dá tiros, um anzol ximilinting, ou uma linha que fica invisível, mas uma atividade que transcende e se encontra acima dessas coisas palpáveis de começo meio e fim. De uns anos pra cá já queimei vários "amigos meus" no sentido de não mais pescar com eles e isso se deu pelo fato de que a pescaria, na minha concepção, não é pura e simplesmente algo mecânico e sem implicações com o mundo da vida. Antes de entregarmos algo de valioso a alguém é necessário que nos certifiquemos de que ele tenha um mínimo de conceito sobre o que é valor.
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#37/49  Mensagempor Surfista-Pescador » 20/01/2012 - 14:39:57

Isso de divulgar o pesqueiro é complicado. Você pode, sem perceber, ta arremessando a chunbada sobre você mesmo. Agora, isso não deve impedir a marcação de pescarias com outras pessoas, nem tão pouco a sociabilidade deste esporte. Contudo acho prudente a colocação dos amigos.
Avatar do usuário
Surfista-Pescador
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 43
Mensagens: 943
Registrado em: 07/10/2008 - 21:03:58
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#38/49  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/01/2012 - 15:29:40

Gostei da frase do Fernando Nogueira, "Antes de entregarmos algo de valioso a alguém é necessário que nos certifiquemos de que ele tenha um mínimo de conceito sobre o que é valor." Sabedoria pura!

Aliás, muitos não são diferentes das pessoas do vídeo que o Chrony postou sobre um lago que tinha peixes e uma multidão acabou com ele em pouco tempo.
E não é questão de pobreza nem educação não, é o famoso lance de "levar vantagem em tudo", pois vemos que isso acontece até mais com pessoas com diploma universitário e com bom poder aquisitivo.

Veio um amigo hoje em casa indignado porque viu um cara que trabalha na Marinha do Brasil, mais precisamente na capitania dos portos de Natal (setor de registro de embarcações) e que deveria dar o exemplo, matando dezenas e dezenas de sovelos abaixo de 20 centímetros em barra do Cunhau com camarão vivo, tudo por causa da divulgação ampla deste local em várias mídias, internet, revistas e TV.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#39/49  Mensagempor FernandaRR » 28/01/2012 - 19:20:55

Polêmico, mas tenho minha opinião formada pela prática. Divulgar locais que não têm controle e leis de proteção, é fria! Em breve ninguém mais pesca.
Divulgar quando já existe estrutura e fiscalização é tudo de bom.
Só é necessário tomar cuidado, porque em locais que não são protegidos, esconder como se fosse "seu quintal", pode gerar conseqüências negativas, com certeza outros irão achar também e talvez não estejam querendo pescar por lazer.
Neste caso, aconselho formar um grupo que irá buscar apoio para criar leis de proteção e passar a divulgar para os amigos que praticam pesca amadora ou esportiva, afinal, este grupo ajuda a fiscalizar pescadores profissionais pescando de forma irregular.
Conseguir apoio para criar leis ou pelo menos portarias, é simples na Pesca Esportiva, pois o grupo é muito unido. Se criar um abaixo assinado on line, pessoas do Brasil todo apoiam quando a intenção é proteger. Aí é só achar um representante legislativo comprometido e dar a ele o argumento com todas as assinaturas.
A última vez que pescadores profissionais tentaram quebrar uma portaria na represa de Nova Ponte, o pessoal da Pesca Esportiva se uniu e em menos de 30 dias foi protocolada uma solicitação da manutenção da mesma com mais de 5 mil assinaturas.
Tenho um imenso respeito pelo grupo da Pesca Esportiva, eles compram as brigas independente da distância afinal, manter os peixes na água para continuar pescando sempre, é objetivo comum a todos.
Avatar do usuário
FernandaRR
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 3
Mensagens: 13
Registrado em: 28/01/2012 - 14:09:40
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#40/49  Mensagempor Luciano GP » 29/01/2012 - 21:44:58

rapaz na minha opiniao deve se tomar muito cuidado ao se revelar pontos de pesca, por que nao é so por causa dos pescadores predatorios, existe tambem outra praga chamada mergulhador, um so mergulhador pode destruir mais do que 20 pescadores juntos!
Agua azul sempre!
Avatar do usuário
Luciano GP
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 4
Mensagens: 73
Registrado em: 25/07/2011 - 22:25:36
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#41/49  Mensagempor Surfista-Pescador » 10/03/2014 - 20:34:06

Reanimo o tópico para ratificar a importância das postagens sem indicar a praia de pesca, muito interessante os tópicos "litoral sul" e "litoral norte". Fica a sugestão, assim você relata e cuida de algo que é valioso.
Avatar do usuário
Surfista-Pescador
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 43
Mensagens: 943
Registrado em: 07/10/2008 - 21:03:58
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#42/49  Mensagempor Fernando Rego » 10/03/2014 - 21:37:53

Como falei neste mesmo tópico no dia 19/01/2012; eu aprendi com o tempo, mudando minha concepção de pescar com consciência, até levar na cabeça, pois fiz pescarias e depois de divulgá-los, estes e outros pesqueiros foram intensivamente explorados e acredito que muitos de vocês, também já vivenciaram a mesma coisa. Hoje, além de não divulgá-los mais, só comento com pessoas que tenho a certeza que não são capazes disto!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#43/49  Mensagempor Fernando » 11/03/2014 - 10:32:40

Já que a polêmica está posta novamente, é possivel que a cada nova abordagem consigamos chegar mais próximos de um ponto em que todos possam comungar sem que entremos em litígios pouco produtivos. Não podemos negar que existem colegas pescadores que tem dificuldade em perceber que a não divulgação dos pesqueiros de maneira indiscriminada e aleatória tem seus princípios basilados na preservação e manutenção do local de pesca já bastante degradado, já outros, compreendem o fato como uma atitude mesquinha! Vejam que são dois extremos distantes e antagônicos que merecem um certo cuidado na discussão e abordagem. Independente da posição dos que defendem ou não a divulgação de pesqueiros, é salutar que cada colega do Pesca Nordeste o faça de maneira consciente sem ferir ou abordar de maneira pouco amistosa o colega que postou essa ou aquela foto de um pesqueiro. Vou ter mais cuidado em postar fotos em relatos futuros, mas também, não posso deixar o meu colega cerceado do seu direito de conhecer e explorar o local caso o mesmo deseje conhecer :wink:
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

Postagem Número:#44/49  Mensagempor Takuna » 11/03/2014 - 15:27:16

Nossa é complicado mesmo! Eu, como sou novo aqui em Recife, gostaria que fossem divulgado sim tais pontos de pesca! Mas por outro lado, compreendo, que a não divulgação dos exatos pesqueiros seja uma maneira de proteger, e de preservar e manter os local de pesca já bastante degradado, e poluídos.

É triste saber que alguém saia de casa para degradar uns pontos desses! Que é para nós a maioria uma fonte de lazer e de alegria.
Avatar do usuário
Takuna
Tainha
Tainha
 
Tópicos: 3
Mensagens: 14
Registrado em: 01/08/2012 - 14:08:55
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#45/49  Mensagempor Fernando » 11/03/2014 - 21:46:37

Takuna, é complicado até demais! O mais preocupante é que as vezes alguns membros não assimilam de maneira coerente e acabam levando para o lado pessoal estigmatizando os colegas que não passam muitas informações sobre suas pescarias :wink:
Vamos pescar!
Avatar do usuário
Fernando
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 588
Imagens: 1
Registrado em: 22/12/2007 - 06:23:01
Cidade/Estado: Cabo de Santo Agostinho/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 17 vezes

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron