Licença de pesca amadora (IBAMA/MPA)

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#46/59  Mensagempor Chrony Joseph » 28/07/2010 - 22:22:05

Na Portaria nº 04 - Publicada em 23.03.09 diz:

II – Pesca Embarcada (Categoria B): realizada com auxilio de embarcações, classificadas na categoria de esporte ou recreio pela autoridade marítima ou sociedade classificadora, e com o emprego dos petrechos citados no Inciso anterior.

Então Alex, acho que tens razão! Não precisa ser embarcada. :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#47/59  Mensagempor AlexJFS » 28/07/2010 - 22:41:03

Beleza Chrony, mais assim mesmo eu tirei a minha embarcada, quem sabe não faço uma pescaria oceanica e pra isso eu preciso :mrgreen:
Familia + Pescaria + Sport Recife = Felicidade total, isso não tem preço!
Avatar do usuário
AlexJFS
Meca
Meca
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1693
Registrado em: 06/04/2008 - 17:58:25
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#48/59  Mensagempor Beto » 29/07/2010 - 08:46:49

Tirei a minha embarcada também. Assim fico tranquilo para pescar de todas as formas :wink:
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#49/59  Mensagempor Rafael Monteiro » 29/07/2010 - 09:14:13

É muito bom ver várias pessoas se mobilizando para tirar sua licença. Estou aqui em Brasília no MPA (Ministério da pesca e aquicultura) e estive conversando com o Michel que é responsável por toda essa parte de cadastramento de pescadores e também cadastrado aqui no forum. Estive olhando as quantidades de pescadores licençiados do NE e o número é baixissimo. Precisamos desse exemplo daqui do PNE. Vários se cadastrando e automaticamente aumentando a força da categoria na nossa região.
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#50/59  Mensagempor Erik.Costa » 29/07/2010 - 09:44:11

Rafael Monteiro, era bom ver com ele a possibilidade de ter alguma equipe para atender os nossos chamados sobre irregularidades, pois ninguem tira a carteirinha obrigatoria pq a fiscalização é inexistente e quando vc precisa do IBAMA ou MPA para que eles venham constatar alguma irregularidade, você não ve nem a sombra deles.

Quando o pessoal que pesca irregularmente começar a perder seus equipamentos para fiscalização, num instante esse numero aumenta rapidamente.

A grande maioria que tira carteira de pescador amador, tira por consciência, porque os órgãos federais não ajuda o nosso esporte / lazer em absolutamente N A D A ! Infelizmente
Avatar do usuário
Erik.Costa
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)
 
Tópicos: 39
Mensagens: 505
Imagens: 7
Registrado em: 12/02/2008 - 10:55:10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#51/59  Mensagempor EdsoNet » 29/07/2010 - 11:36:29

Tb tirei a minha embarcada. E o q o ERIK disse, eu apoio totalmente.
Vivo pescando e pescando pra viver
Imagem
Avatar do usuário
EdsoNet
Cavala
Cavala
Medalhas: 2
Gincana (2)
 
Tópicos: 45
Mensagens: 522
Registrado em: 18/09/2008 - 12:07:28
Cidade/Estado: Caruarú/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#52/59  Mensagempor Deivy » 29/07/2010 - 12:30:41

Rafael Monteiro em 29/07/2010 - 09:14:13 escreveu:É muito bom ver várias pessoas se mobilizando para tirar sua licença. Estou aqui em Brasília no MPA (Ministério da pesca e aquicultura) e estive conversando com o Michel que é responsável por toda essa parte de cadastramento de pescadores e também cadastrado aqui no forum. Estive olhando as quantidades de pescadores licençiados do NE e o número é baixissimo. Precisamos desse exemplo daqui do PNE. Vários se cadastrando e automaticamente aumentando a força da categoria na nossa região.

Rafael talvez isso explique o pouco investimento no turismo de pesca aqui no nordeste.
acredito que se o numero de pescadores que fosem cadastrados tivesse um bom numero a fiscalização e o investimento no turismo de pesca em nossa região ia ser bem maior.
hoje o Nordeste é muito carente em relação a turismo de pesca, coisa que ele tem potencial e muita capacidade de oferecer :mrgreen:
Avatar do usuário
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 21
Mensagens: 1043
Registrado em: 30/01/2009 - 11:04:10
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#53/59  Mensagempor Stump » 29/07/2010 - 13:03:08

deivy, eu ja penso contrário a vc, se no nordeste existisse algum tipo de fiscalizaçao por parte do ibama, é lógico supor que os pescadores ja estariam com suas carteirinhas, ninguem gostaria de ter seu material apreendido nao é? o problema do brasileiro é que ele só cumpre o que a lei diz quando é punido, se for uma multa, onde ele paga pelo bolso, aí que ele sente mesmo.

agora, eu ja fui em tudo quanto é praia aqui no RN e NUNCA vi uma fiscalizaçao do ibama, nem com relaçao a redes de arrasto, muito menos com relaçao a pesca de praia. na cidade é justamente o contrario, só vejo os trollers da fiscalizaçao passeando no centro da cidade, nas praias, que é o local certo para eles, nunca vi nenhum.

eu fiz a minha, mais fiz porque quero ter minha consciencia tranquila, pois sei que dificilmente vou ser fiscalizado. e tb tenho total cosnciencia que o dinheiro que paguei vai para os bolsos de algums lá em brasília, fica tudo por lá mesmo.
Avatar do usuário
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 26
Mensagens: 633
Registrado em: 09/01/2007 - 21:25:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#54/59  Mensagempor Rafael Monteiro » 29/07/2010 - 13:31:22

Stump, realmente a fiscalização na nossa região é muito baixa ou nem existe, porém agora com a criação do MPA a esperança é que esse desenvolvimento melhore e que começem a valorizar a dar o verdadeiro valor a pesca amadora que ela merece.
Avatar do usuário
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 69
Mensagens: 1290
Imagens: 15
Registrado em: 04/06/2006 - 16:18:30
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#55/59  Mensagempor Almir » 29/07/2010 - 18:11:37

Sim, mas é para acreditarmos "neles" ou nessa "estória"?
Desconfio que a vontade de meia dúzia não vai mudar nada, é necessário que haja uma volumosa atividade da fiscalização e interesse político, e este eu acho complicado, até porque não há tantos exemplares de peixes tão bons na PDP, e os que pescam embarcados (como esporte) não são representativos (quantitativamente falando).
Quanto a quantida de de licenças, acho normal. Não vejo centenas de pescadores em nenhum local, estamos todos espalhados e não somos tantos em relação ao todo.
E economicamente falando, dar-se (a máquina pública) mais atenção à pesca artesanal como meio de subsistência e a pesca comercial para não haver "exageros", mas... o resto...
Ouve o conselho de quem muito sabe; sobretudo, porém, ouve o conselho de quem muito te estima.
Avatar do usuário
Almir
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 11
Mensagens: 256
Registrado em: 23/04/2009 - 14:50:23
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#56/59  Mensagempor Chrony Joseph » 09/08/2010 - 22:07:13

Segue e-mail que recebi do Leonardo Costa do MPA, acredito que tenha sido enviado a todos que tem licença de pesca.


Ministério da Pesca e Aquicultura
Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura
Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura
Coordenação Geral de Registro e Licenças da Pesca Amadora
Setor Bancário Sul, Quadra 02, Lote 10, Bloco J, 6° andar.
Edifício Carlton Tower - Brasília/DF, TEL; (61) 2023-3229
CEP: 70.070120 – rgppescaamadora@mpa.gov.br



Brasília, 09 de agosto de 2010.

Ao senhor

Chrony Joseph


Senhor Chrony Joseph,

1. O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) é responsável pela política nacional da pesca amadora desde o primeiro semestre de 2009. Entretanto, o ministério passou a emitir com exclusividade as licenças de pesca amadora somente a partir de julho de 2010.

2. Como milhares de brasileiros são adeptos da pesca amadora, a informação sobre as mudanças no setor é importante para que todos estejam com sua licença em dia.

3. A pesca amadora é uma das atividades de lazer e entretenimento mais praticadas em todo o mundo. Favorece a preservação ambiental e é capaz de estimular fortemente a economia.

4. O Brasil tem todas as condições para aproveitar melhor o seu potencial natural para a pesca amadora. Conta com quase 14% da água doce do mundo e um extenso e belo litoral.

5. Existem lugares apropriados para a pesca recreativa em todas as regiões brasileiras.Impulsionar a pesca amadora é um desafio não só para o ministério como para todos os brasileiros. Ela pode gerar renda e milhares de empregos, no comércio, na indústria e no turismo.

6. Neste processo, os diversos veículos de comunicação pode contribuir com a divulgação da pesca amadora responsável. E também para orientar o público sobre a concessão e renovação de licenças e sobre a autorização para competições, que são atribuições exclusivas do nosso ministério.

7. Desde modo, encontram-se em anexo informações sobre os referidos assuntos, indispensáveis para o planejamento de todas as ações no setor.

8. Agradecemos, desde já, a colaboração de todos os profissionais deste importante veículo de comunicação.



Atenciosamente,



Michel Lopes Machado
Coordenador Geral de Registro e Licenças de Pesca Amadora



LICENÇA PARA PESCA AMADORA

O serviço de emissão da Licença de Pesca Amadora está disponível no sítio eletrônico do Ministério da Pesca e Aqüicultura: http://www.mpa.gov.br.

Categorias e taxas para a prática da pesca amadora:

· Categoria A – desembarcada custa R$ 20, 00 (vinte reais)

· Categoria B – embarcada custa R$ 60, 00 (sessenta reais), quem optar pela categoria embarcada, poderá também pescar na categoria desembarcada.

· Categoria C - subaquática custa R$ 60, 00 (sessenta reais) importante lembrar que a prática subaquática é indicada apenas para quem pratica a pesca de mergulho em apnéia.

O pagamento poderá ser efetuado na rede bancária ou lotérica.

Validade da Licença de Pesca Amadora

A licença para pesca amadora é válida em todo território nacional pelo prazo um ano a contar da data de pagamento.

A “Licença Provisória” terá validade de 30 dias após o pagamento do boleto bancário. Após ter efetuado o pagamento do boleto que o usuário imprimiu no sítio eletrônico do Ministério da Pesca, o pescador deve retornar a este sítio e imprimir a sua licença de pesca amadora definitiva.

Dispensados da taxa da Licença de Pesca Amadora

Aposentados;
Maiores de 60 anos (mulher);
Maiores de 65 anos (homem);
Menores de 18 anos;


AUTORIZAÇÃO PARA COMPETIÇÃO DE PESCA AMADORA


Competição de Pesca é toda atividade na qual os participantes devem estar inscritos junto à entidade organizadora, com o objetivo de concurso com ou sem premiação.

Para promover uma competição a entidade organizadora deverá dirigir-se à Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA) da Unidade da Federação onde será realizado o evento e solicitar a Autorização para a Competição.


Documentação necessária

Abertura do protocolo na Superintendência Federal do MPA em seu estado;
Preenchimento do formulário de pedido e autorização para competição de pesca amadora, disponível em http://www.mpa.gov.br
Documentação complementar (Port. IBAMA nº 004 de 19 de março de 2009);
Cópia de comprovante de inscrição no Cadastro Técnico Federal – CTF/IBAMA, disponível no sítio eletrônico http://www.ibama.gov.br, em “serviços on line”.
Cópia do regulamento da competição;
Declaração da entidade organizadora responsabilizando-se pela inscrição somente de pescadores devidamente licenciados;
Se a competição visar a captura de atuns e afins (pesca oceânica), declaração da entidade organizadora responsabilizando-se pelo custeio das despesas com observadores de bordo.

O registro das atividades relacionadas à Pesca Amadora tem sua coordenação no Ministério da Pesca e Aquicultura em Brasília – DF /Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura – SEMOC, Departamento de Registro da Pesca e Aqüicultura – DRPA, Coordenação Geral de Registro e Licenças da Pesca Amadora – CGRPA.

Dúvidas, sugestões ou esclarecimentos podem ser obtidos Assessoria de Comunicação do MPA, telefone (61) 2023.3505 e email: ascom@mpa.gov.br.


Leonardo Costa
DRPA/CGRPA
Ministério da Pesca e Aquicultura
(61) 2023-3244
leonardo.costa@mpa.gov.br
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#57/59  Mensagempor Chrony Joseph » 20/11/2012 - 10:48:11

Pessoal, está "rolando" um boato sobre fiscalizações em nosso litoral para verificar se pescadores estão com a licença de pesca e que esta licença aumentou para R$ 60, 00!

Acebei de postar uma resposta no tópico Pesca preventiva de tubarões no litoral de PE (clique aqui) falando sobre possíveis fiscalizações do CEMIT/IBAMA relacionado a "pesca preventiva" de tubarões, acredito que este boato tenha surgido como consequência disso...

Quanto a licença de pesca, leiam mais detalhes em [url=http://www.mpa.gov.br/index.php/pescampa/amadora/autorizacoes-e-licencas/licenciamento]Licença da Pesca Amadora (clique aqui)[/url], abaixo trecho com informações do MPA:

PREZADO AMIGO PESCADOR AMADOR

Com a promulgação da Lei 11.959, de 29 de junho de 2009 a emissão da Licença da Pesca Amadora, antes do IBAMA, passou a ser de competência do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, que agora disponibiliza este serviço em meio on line. Seguem abaixo as novidades que foram incorporadas na nova “licença”, bem como, informações importantes sobre as quais o pescador amador deverá estar ciente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A Licença para Pesca Amadora do MPA é válida por 1(um) ano em todo território nacional e, uma vez licenciado, o pescador pode pescar em qualquer região do país, não havendo necessidade de pagamento da licença estadual. No entanto, as normas estaduais devem ser respeitadas quando forem mais restritivas do que a norma federal. O limite de cota de captura e transporte federal de pescado por pescador é de 10 kg mais um exemplar para águas continentais e 15 kg mais um exemplar para águas marinhas e estuarinas.
A licença de pesca amadora é individual, portanto o boleto, após impresso, somente pode ser pago uma única vez.
A licença provisória apenas terá validade mediante a apresentação do comprovante de pagamento bancário.
Não é preciso tirar duas ou mais licenças, a categoria C cobre a categoria B e a categoria B cobre a categoria A, porém a licença para pesca subaquática - categoria C- é recomendada somente para quem pratica a pesca subaquática (de mergulho).
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#58/59  Mensagempor Gil » 20/11/2012 - 14:04:48

Chrony, legal esse e-mail, eu acessei no dia de ontem o MPA e li toda essa premissa, preenchi o formulário e paguei a taxa de R$ 20, 00, referente à categoria "A". Como só efetuei o pagamento hoje, acredito que em mais alguns dias a minha licença definitiva esteja disponível no site, por enquanto estou com a provisória.

Agora, no boleto para pagamento fica claro que o pagamento é exclusivo no Banco do Brasil.

Depois de preencher o formulário ainda somos convidados a responder a uma pesquisa, é bem interessante. Eu respondi!
Avatar do usuário
Gil
Pampo
Pampo
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 6
Mensagens: 193
Registrado em: 09/08/2012 - 16:12:14
Cidade/Estado: Olinda/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#59/59  Mensagempor Andrezinho » 20/11/2012 - 14:22:44

Já fiz a minha tbm, categoria A, estou com o boleto acredito que devo está pagando amanhã!, já tirei a provisória e respondi o questionário!
O pescador comum mente, o sábio escuta, e o tolo discute... ^^
Avatar do usuário
Andrezinho
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 22
Mensagens: 416
Imagens: 8
Registrado em: 07/08/2011 - 00:24:58
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Anterior

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron