Recife mais perto de ter oceanário

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Recife mais perto de ter oceanário

Postagem Número:#1/6  Mensagempor Chrony Joseph » 04/08/2013 - 08:50:01

Fonte: Jornal do Commercio

Projeto prevê construção de três tanques, um deles destinado aos tubarões cabeças-chatas, apontados como responsáveis por ataques no litoral pernambucano
Dois terrenos no Recife estão sob análise na prefeitura para abrigar um oceanário com 2, 5 mil metros quadrados e investimento de R$ 110 a R$ 115 milhões. O projeto, desenvolvido pelo grupo francês Coutant, especializado na construção de aquários, prevê três grandes tanques, o maior deles destinado a tubarões cabeças-chatas. A espécie, comum na costa pernambucana, é apontada como uma das responsáveis pelos ataques, que já somam 59 desde 1992.

"Teremos um plantel deles, destinado não só à visitação, mas também a trabalhos de pesquisa científica e estágio de universidades locais", adianta Reni Puls, diretor da Seaquarium Brasil, com sede em Porto Alegre e representante do grupo francês no País. O executivo adianta que os recursos para a implantação do equipamento turístico são de investidores privados.

O Seaquarium Brasil informa ter indicado à Prefeitura do Recife nove áreas propícias à construção do oceanário. Uma delas, segundo o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, foi considerada a mais adequada. "Identificamos uma segunda, que não se encontrava nos planos da Seaquarium, mas que será sugerida por nós na próxima reunião com a empresa, nas próximas semanas", adianta.

O secretário prefere não revelar por enquanto a localização dos dois terrenos, porque ainda está concluindo o levantamento de dados sobre a situação jurídica e fundiária dos imóveis. Carreras informa que, embora o investimento seja privado, por se tratar de equipamento turístico que costuma conferir projeção internacional às cidades, tem o apoio da prefeitura para a implantação.

O Coutant, explica Reni Plus, tem experiência em construção de aquários desde a década de 60, quando ergueu o primeiro deles, em La Rochelle, na França. "A tecnologia de ponta empregada nos projetos é uma espécie de chancela para o negócio. Por isso já temos investidores interessados no empreendimento", garante o executivo. A empresa construiu recentemente oceanários nas Ilhas Maldivas, em Marrocos e na Turquia, em com um tanque com 6, 6 milhões de litros.

O projeto para o oceanário do Recife prevê, além do aquário para tubarões, um menor, destinado a corais, e outro a espécies antárticas, como os pinguins. "Ao todo serão cerca de 60 aquários, para espécies de água salgada e também de água doce. Os pequenos abrigarão, por exemplo, cavalos-marinhos", detalha.

Reni Plus informa que não é necessária a proximidade do mar. "Mesmo nos tanques de espécies marinhas temos que tratar a água e acrescentar elementos químicos para proporcionar a qualidade necessária à sobrevivência dos seres vivos", justifica. Segundo ele, esse será o terceiro a ser implantado pela Seaquarium no País. "Há implantação de projetos em curso em Foz do Iguaçu, de água doce, e em Porto Alegre."

A concepção do projeto do oceanário do Recife segue, de acordo com o executivo, o conceito de entretenimento educativo. "Não se trata apenas de um equipamento turístico."

Os projetos do Coutant, segundo ele, envolvem ações de educação ambiental para escolas, além de convênios com universidades. "Contaremos também com atividades de aquacultura e piscicultura. A criação de peixes em fazendas será a principal fonte de proteína no futuro, pois os mares estão entrando em colapso por conta da poluição e da sobrepesca", finaliza.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/6  Mensagempor Fernando Rego » 04/08/2013 - 13:54:24

Sabemos que local de peixes e qualquer outro animal é em seu meio ambiente, porém se estes empreendimentos servem para estudos científicos e educação ambiental, para tentar entender melhor estas espécies... , vamos ver no que dá!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/6  Mensagempor BrunoGuedes » 04/08/2013 - 22:15:50

so tem q ver q infelizmente a cultura do nosso pais nao da pra ter essas coisas n, infelizmente o povo acaba com tudo, nao sei se seria uma boa opcao
Avatar do usuário
BrunoGuedes
Ubarana
Ubarana
 
Tópicos: 5
Mensagens: 34
Registrado em: 19/10/2012 - 01:50:21
Cidade/Estado: Condado/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/6  Mensagempor Macacoviz » 04/08/2013 - 23:10:51

Que vejam custos de manutanção desses equipamentos urbanos em relação aos benefícios que vão trazer...
O Aquário de Fortaleza, por exemplo, possui um perigo muito grande de ser abandonado se construído, pois é um projeto de custo muuuito elevado tanto para construção como para manutenção. Encontramos o risco principalmente por ter seu foco no turismo, aonde acreditam que irá fornecer a maior parte da renda para sustentá-lo.
O que não vêem é a falta de investimentos em outros pontos que também são a base para o turismo crescer (além do lazer). Vemos a difícil circulação pela cidade com a falta de investimentos no meio de transporte, isso apenas com a situação física existente da cidade, imaginem com o impacto que esse projeto pode causar quando for abrigar grandes eventos (ou mesmo no dia-a-dia!).
A falta de segurança (com crimes que focam nos próprios turistas, já que eles só circulam em determinadas áreas da cidade de carteira cheia e vários equipamentos como máquinas e celulares... ).
A falta de treinamento para aqueles que irão receber os estrangeiros e falta de educação do povo que deveria lutar para que o edifício seja preservado ao invés de vandalizado...

O foco do Seaquarium pode até ser diferente (não sei se é... ) mas, de qualquer forma, também vai ser um projeto de grande investimento inicial, manutenção e impacto. Espero que tudo seja levado em conta e que tudo dê certo!
Avatar do usuário
Macacoviz
Galo
Galo
 
Tópicos: 8
Mensagens: 42
Registrado em: 06/02/2013 - 10:16:47
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/6  Mensagempor Fernando Rego » 04/08/2013 - 23:31:41

Lógico que o foco também será o turismo pedagógico, como parte de manutenção e renda para mantê-lo, mas espero que a finalidade principal sejam os estudos das especies e as pesquisas cientificas.
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#6/6  Mensagempor Beto » 05/08/2013 - 09:39:12

Acho que irá dar certo... assim espero... afinal estamos na mídia com os ataques de tubarões. Isso irá atrair o turismo para o aquário, como também os pesquisadores. Quando visitei o aquário de Lisboa fiquei fascinado. Espero ficar assim também com o nosso.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron