Tubarão-tigre é capturado na praia de Copacabana

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Tubarão-tigre é capturado na praia de Copacabana

Postagem Número:#1/2  Mensagempor Chrony Joseph » 02/08/2013 - 20:10:43

Fonte: Extra

Pescadores da colônia Z13, próxima ao Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio, capturaram um tubarão-tigre perto da orla, na manhã terça-feira. O animal de 1, 5m e cerca de 40kg é um filhote e foi encontrado por acidente pelos pescadores, que o prenderam em uma rede, enquanto buscavam peixes na praia.

De acordo com Manasi da Silva Rebouças, de 24 anos, que capturou o animal na companhia do pai, o achado foi surpreendente. “Nós ficamos surpresos. Esse tipo de peixe é muito difícil de se encontrar. A gente trabalha com pesca de rede de espera. Com certeza, o tubarão veio atrás de outros peixes para comer, mas acabou ficando preso na nossa rede e morrendo”, contou.

Imagem

O pescador disse ainda que o tubarão atraiu a atenção de curioso. “Quando a gente levou o bicho para a areia, muitos turistas vieram tirar fotos. Alguns ficaram assustados, mas nós dissemos a eles que fizemos a pesca em um lugar mais longe da orla e que eles poderiam ficar despreocupados”.

Imagem

Segundo o biólogo marinho Ricardo Andrade, nessa época do ano, frente frias com ventos sudoeste proporcionam correntes de água mais quente e limpa, que atraem peixes oceânicos. Assim, atrás desses peixes, possivelmente, veio o tubarão. Ricardo explica ainda que não há motivo para pânico com relação a presença do tubarão na praia. “O risco de você ser atacado por um tubarão aqui no Rio é muito pequeno. Embora esse tipo de animal seja mais comum no nordeste, não temos um histórico de ataque para nos preocuparmos”.

Segundo o especialista em tubarões Marcelo Szpilman, o tubarão-tigre é uma espécie feroz e solitária. São comuns em águas tropicais e subtropicais, encontrados em todo o mundo e comum no nordeste do Brasil. Quando adultos, podem chegar a 7m de comprimento e cerca de 700kg.

Turista morreu atacada por tubarão

No último dia 31, a paulista Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, morreu após ser atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, em Recife. A jovem teve parte da perna esquerda amputada, apresentou um quadro de parada cardiorrespiratória e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração.

Desde 1992, quando foi iniciado o registro deste tipo de acidente, 24 pessoas morreram e 59 foram atacadas.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/2  Mensagempor Fernando Rego » 02/08/2013 - 21:57:20

Isto prova que em toda costa brasileira, os Tubarões estão presentes, mais em algumas regiões que outras, mas eles estão em seu ambiente e temos que aceitar e respeitá-los. O que não podemos fazer é torná-los "monstros assassinos", já que são predadores natos dos oceanos e não caçadores de humanos!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron