Núcleo de Tecnologia do Agreste criou repelente de tubarões

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Núcleo de Tecnologia do Agreste criou repelente de tubarões

Postagem Número:#1/3  Mensagempor Chrony Joseph » 30/07/2013 - 12:53:03

Núcleo de Tecnologia do Agreste desenvolveu, em 2004, equipamento que repele tubarões

Fonte: Blog do Jamildo

Desde 2004, existe um equipamento que pode resolver os ataques de tubarões em Pernambuco. A tecnologia foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia do Agreste (NTA), que funcionou por quase dez anos em Bezerros, no Agreste pernambucano, e foi fechado na última sexta-feira (26), por decisão do próprio fundador, o pesquisador Marcos Luna, que se diz decepcionado com a falta de reconhecimento ao trabalho do grupo.

Tudo começou quando o NTA recebeu uma visita da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O então presidente do grupo, deputado João Fernando Coutinho (PSB), lançou o desafio para o Núcleo desenvolver uma solução para os ataques.

Cerca de uma semana depois, a ideia do equipamento foi apresentada em audiência pública na Alepe e, um mês depois, ele estava pronto para uso.

"Ficou acertado que iríamos testar o equipamento, mas até hoje não tivemos esta oportunidade", lamenta Marcos Luna. "Fiquei tão chateado com o descaso total do governo que decidi fechar o NTA. Só queríamos o equipamento no Recife junto com o Governo", desabafa.

Durante um ano o aparelho foi testado. Um dos locais foi a praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife.

O pesquisador explica que a tecnologia do equipamento não é nova, mas foi adaptada para que tenha uma capacidade maior de extensão de trabalho.

São boias que emitem ondas eletromagnéticas, que atingem a chamada Ampola de Lorenzine do tubarão, responsável por captar os campos elétricos. O "ruído" das ondas incomodam o animal, que se afasta da orla.

"Não há prejuízos físicos para o tubarão. Ele só se incomoda com a onda e vai embora. Os outros animais e as pessoas também não são afetadas", explica.

As boias funcionam 24 horas e devem ser colocadas a uma distância de 15 metros uma da outra, ficando presas ao fundo do mar.

Quatro pessoas do NTA trabalhando para desenvolver a tecnologia. O NTA funciona por meio de parcerias, inclusive com órgãos internacionais. Além do "repelente de tubarão", o Núcleo criou o primeiro Peixe Robô do Brasil e equipamentos de locomoção para cegos.

Imagem

A discussão em torno dos ataques de tubarão voltaram à tona após um novo caso, registrado no dia 22 deste mês. A vítima foi a adolescente paulista Bruna Silva Gobbi, 18 anos, que tomava banho de mar em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando foi mordida. Ela chegou a ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira e, depois, encaminhada ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu menos de 12 horas depois do ataque.

Com isso, já são 59 ataques de tubarão em Pernambuco e 24 mortes desde que os casos começaram a ser contabilizados, há 21 anos.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/3  Mensagempor Macacoviz » 30/07/2013 - 13:52:14

Muito interessante! Queria ver em funcionamento.
Avatar do usuário
Macacoviz
Galo
Galo
 
Tópicos: 8
Mensagens: 42
Registrado em: 06/02/2013 - 10:16:47
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/3  Mensagempor Fernando Rego » 01/08/2013 - 17:15:51

Se este aparelho não oferecer risco ao meio ambiente e especificamente aos Tubarões, poderia ser testado! Quem sabe seria uma maneira de evitar a aproximação destas espécies, evitando assim mais ataques. Lembrando que eles estão em seu ambiente e nós é que estamos invadindo o seu espaço!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron