Estudo mostra influência da lua sobre tubarões

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Estudo mostra influência da lua sobre tubarões

Postagem Número:#1/3  Mensagempor Chrony Joseph » 17/04/2013 - 17:31:52

Estudo chefiado por brasileiro mostra influência da lua sobre tubarões

Fonte: Terra Notícias

Descoberta pode ajudar a evitar a captura acidental dos predadores

Fatores ambientais, como as fases da lua ou a temperatura da água, afetam o comportamento dos tubarões, segundo um estudo liderado pelo brasileiro radicado na Austrália Gabriel Vianna, publicado no conceituado periódico científico PLOS ONE. Esta descoberta é importante porque pode ajudar a evitar a captura acidental destes temidos predadores, ameaçados de extinção.

Uma equipe de cientistas do Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália Ocidental e o governamental Instituto Australiano de Ciência Marinha passaram quase três anos monitorando tubarões-cinzentos-dos-recifes ('Carcharhinus amblyrhynchos'), na costa de Palau, no Pacífico.

Eles etiquetaram 39 tubarões - comuns em recifes de coral em toda a região do Indo-Pacífico - e usaram telemetria acústica para segui-los. Os estudiosos descobriram que os animais permaneciam em águas profundas durante a lua cheia e subiam para águas mais rasas na lua nova.

Padrões similares já tinham sido registrados em outras espécies de peixes, como o peixe-espada ('Xiphias gladius'), o albaroca-da-laje ('Thunnus albacares') e o atum patudo ('Thunnus obesus'), sugerindo que o comportamento do tubarão-dos-recifes estaria relacionado com a alimentação.

Segundo a pesquisa, o comportamento também pode ser uma resposta aos predadores, com os tubarões-dos-recifes tentando evitar mais luz perto da superfície, que poderia implementar as habilidades de caça de tubarões maiores.

"Também descobrimos que o comportamento do tubarão-cinzento-dos-corais está relacionado com a temperatura da água", explicou Gabriel Vianna.

Os tubarões, a maioria fêmeas adultas, mergulharam em média a uma profundidade de 35 metros no inverno, quando as águas mais profundas eram mais frias, e 60 metros na primavera, com a elevação das temperaturas. No verão, quando a camada mais quente da superfície da água se expandiu, os tubarões tenderam a se mover em profundidades variadas.

Os autores explicaram que, devido ao fato de serem animais de sangue frio, os tubarões podem preferir águas mais quentes para poupar energia. O estudo também mostrou que a hora do dia pode influenciar o mergulho dos animais.

"Nós ficamos surpresos ao ver tubarões indo cada vez mais fundo durante a manhã e o padrão exatamente inverso à tarde, gradualmente subindo em direção à superfície", relatou Vianna. "Isto combina com as mudanças de luz nos corais durante o dia. No nosso entendimento, esta é a primeira vez que estes padrões foram observados em detalhes entre tubarões-do-recife", acrescentou.

Vianna disse que a pesquisa tem implicações para a preservação da espécie, pois o comportamento dos tubarões ao mergulhar pode evitar que sejam capturados inadvertidamente por pescadores em diferentes horas do dia.

"Em lugares como Palau, que depende fortemente do turismo marinho e onde os tubarões são uma atração turística, a pesca de algumas dezenas de tubarões em populares áreas de mergulho poderia ter um impacto muito negativo na economia nacional", explicou.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/3  Mensagempor Beto » 17/04/2013 - 21:10:07

Na lua nova e a tarde nada de pé na água quando pesco de caiaque... kkkkkk
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#3/3  Mensagempor Fernando Rego » 27/06/2013 - 20:28:01

Todo cuidado é pouco, principalmente em nossa região, onde de vez em quando, acontecem ataques... e na beirinha!. O que é impressionante!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron