Governo brasileiro proíbe pesca de tubarão galha-branca

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Governo brasileiro proíbe pesca de tubarão galha-branca

Postagem Número:#1/2  Mensagempor Chrony Joseph » 14/03/2013 - 11:00:17

Fonte: DCI

Os animais que forem capturados acidentalmente também deverão ser devolvidos ao mar, mesmo que estejam mortos...

A pesca e a comercialização do tubarão galha-branca estão proibidos no Brasil. Instrução normativa publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial da União proíbe a pesca direcionada, o armazenamento, o transporte e a comercialização dessa espécie, conhecida cientificamente como Carcharhinus longimanus.

Há alguns anos, as autoridades ambientais tentaram incluir o tubarão galha-branca na lista de espécies ameaçadas do Brasil, mas as pressões do setor pesqueiro impediram a manutenção da espécie nessa lista. Especialistas na área afirmam que as barbatanas desse tipo de tubarão estão entre as mais valiosas no mercado internacional.

A barbatana de várias espécies de tubarão é usada para produção de alguns alimentos e iguarias populares, alertam autoridades norte-americanas responsáveis pela preservação da vida selvagem no país. A estimativa dos Estados Unidos é que, apenas no ano 2000, quase 600 mil tubarões galha-branca oceânicos tenham sido vendidos globalmente no comércio de barbatanas.

No Brasil, o governo conseguiu, por enquanto, controlar a exploração dessa espécie. Com a regra publicada nesta quarta-feira, além de proibir a pesca e a comercialização do galha-branca, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) definiu que os animais capturados de forma incidental também sejam, obrigatoriamente, devolvidos inteiros ao mar, mesmo que estejam mortos.

As regras não valerão apenas para as capturas com fins de pesquisa científica, autorizadas pelos órgãos ambientais. O governo alertou que vai suspender os cadastros, as autorizações, inscrições, licenças, permissões ou os registros da atividade pesqueira de embarcações, pescadores profissionais ou amadores e de indústrias de pesca que desrespeitarem a proibição.

Em Bangcoc, na Tailândia, onde, há uma semana, ocorre a Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o Brasil mantém os esforços para manter a aprovação do item que prevê maior controle no comércio internacional de algumas espécies de tubarões e arraias, incluindo o galha-branca.

A proposta apresentada para evitar a extinção desses animais foi aprovada por mais de dois terços dos votos das mais de 100 delegações presentes. Ainda assim, negociadores brasileiros relatam que alguns países que têm mais interesse nesse comércio tentam reabrir as votações. É o caso da China e do Japão, por exemplo.

O impasse, em nível internacional, deve ser concluído ainda esta semana, quando terminam as negociações sobre o comércio internacional de espécies ameaçadas.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/2  Mensagempor Kaito » 15/03/2013 - 04:22:42

É uma falta de consciencia lutar contra a proibição. Pois se em algumas decadas ou mais, de acordo com o reestabelecimento da população de galhas brancas a niveis seguros, dependendo do estrago já feito, quem sabe a pesca e tradicional e, ou comercial, poderias ser liberada moderadamente. A natureza sempre se reestrutura - quando o homen permite - foi o que aconteceu com os jacarés do pantanal e outras especiés. Agora do jeito que tá... matança indiscriminada, como diz o matuto: nem fazendo de barro...
Muito jovem para morrer e velho demais pro rock in roll...
Belchior
Avatar do usuário
Kaito
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 2
Mensagens: 75
Registrado em: 08/07/2011 - 11:07:32
Cidade/Estado: Olinda/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron