Brasil e A Latina defendem regulação da pesca de tubarão

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Brasil e A Latina defendem regulação da pesca de tubarão

Postagem Número:#1/4  Mensagempor Chrony Joseph » 06/03/2013 - 13:16:39

Brasil e América Latina defendem regulação da pesca de tubarão em convenção

Fonte: MSN Notícias

Bangcoc, 6 mar (EFE).- A América Latina adotou nesta quarta-feira durante a Convenção sobre o Comércio Internacional de Fauna e Flora (Cites), que está sendo realizada em Bangcoc, na Tailândia, uma postura quase unânime em defesa de propostas para a proteção dos tubarões, que o bloco asiático considera inaceitáveis.

Brasil, Colômbia, Equador, Costa Rica e Honduras apresentaram as iniciativas, que promovem conjuntamente com o apoio da União Europeia e os Estados Unidos, para regular as caça e o comércio de tubarões de ponta branca, martelo e sardo, além das raias mantas.

O bloco pede que as espécies sejam integradas em um artigo da Cites que regula sua captura. 'Todos compreendem que a inclusão no apêndice 2 não é algo problemático, que não proíbe a pesca, mas que procura que esta seja sustentável', disse à Agência Efe Fábio Hazin, da delegação brasileira.

A aprovação destas propostas significaria introduzir mecanismos de regulação e legalização da pesca de tubarões, como a emissão de permissões, certificados de procedência e registros do número de capturas.

Hazin, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, alertou que a falta de regulação atual levou a um 'forte declive' na população de tubarões, cujo ciclo de reprodução é lento e pouco conhecido.

Segundo a organização conservacionista PEW, a cada ano são caçados cerca de 100 milhões de tubarões devido à demanda comercial de sua barbatana no mercado asiático, sobretudo na China e Japão, que lideram a frente de países que rejeitam as propostas de proteção impulsionadas na Cites pela América Latina.

'A China e Japão querem manter a situação atual porque este volume de pesca só pode ser mantido sem regulação', explicou à Efe Maximiliano Bello, membro da PEW.

Bello acredita que todas as propostas sejam aprovadas, incluída uma que determina a regulação da pesca de raias mantas, que segundo ele aumentou nos últimos anos devido ao consumo de suas guelras para fabricar tônicos. A apresentação das propostas ocorreu pouco depois da Tailândia expressar sua oposição à regulação da pesca.

'A inclusão dos tubarões poderia afetar nossos pescadores que os caçam por erro em suas redes, que seriam submetidos a multas', disse o chefe do Departamento de Pesca tailandês, Wimol Jantrarotai, ao jornal 'Bangcoc Post'.

Para serem aprovadas, as propostas requerem maioria de dois terços nas votações, que acontecerão antes do final da cúpula, em 14 de março. EFE
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/4  Mensagempor Romildo » 06/03/2013 - 13:38:45

Chrony Joseph, você poderia fazer um resumo desta matéria, não entendi bem a questão da regulação, afinal regular a pesca seria bom ou ruim?
Pescar sempre, pegar o peixe talvez, desistir jamais
Avatar do usuário
Romildo
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 7
Mensagens: 215
Imagens: 1
Registrado em: 25/06/2011 - 17:30:25
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 2 vezes

Postagem Número:#3/4  Mensagempor Chrony Joseph » 06/03/2013 - 16:13:20

A pesca de tubarões é basicamente para retirada de barbatanas... São pescados, cortam suas barbatanas e os jogam de volta ao mar.

[vimeo]http://vimeo.com/6971061[/vimeo]

Toda regulamentação é válida, mas nenhuma funciona sem fiscalização... Em lugar nenhum do mundo! Principalmente no BraZil...

Embora sejam apenas as espécies galha branca, martelo e sardo, além da raia manta, o que vai ocorrer, de fato, é que em determinados países haverá um "boom" na pesca, pois hoje é simplesmente proibida... Enquanto em outros haverá uma queda considerável (Japão, China, Indonésia etc.) - que hoje assassinam tubarões soltando vivos sem barbatanas. Isto se lá houver fiscalização!



Em minha opinião o Brasil não tem nada que se envolver nisso! Mas... Mas... Esteja relacionado com os barcos pesqueiros japoneses que pescam em nossas águas continentais. :roll: Será? :?

Mas é apenas minha opinião pessoal. :wink:
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#4/4  Mensagempor Nando1311 » 06/03/2013 - 22:05:21

Eu concordo com a pesca mais nao desta forma, eu acho um ato muito desumano pegar os tubaroes e cortar as barbatanas e descartar o resto. :x
Avatar do usuário
Nando1311
Barracuda
Barracuda
 
Tópicos: 11
Mensagens: 289
Registrado em: 19/06/2012 - 10:01:58
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 4 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron