Bruxelas propõe eliminação de pesca de arrasto

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Bruxelas propõe eliminação de pesca de arrasto

Postagem Número:#1/1  Mensagempor Savio » 21/07/2012 - 14:26:28

Bruxelas propõe eliminação de pesca de arrasto em águas profundas

Fonte:RTP Notícias

A Comissão Europeia quer reforçar o sistema de licenças de pesca de profundidade, com o objetivo de eliminar as práticas de arrasto pelo fundo e as redes de emalhar fundeadas, o que poderá afetar os Açores e Madeira.

A proposta de Bruxelas prevê ainda financiamento para os ajustamentos necessários às novas práticas, que afetarão maioritária e diretamente navios franceses, espanhóis e portugueses.

Sublinhe-se que a pesca de profundidade nas regiões ultraperiféricas portuguesas (Atlântico Nordeste) é exercida com palangres, sem utilizar redes de arrasto pelo fundo, e com navios da pesca pequena, mas Bruxelas admite que as medidas propostas tenham um impacto regional significativo.

A Comissão Europeia quer eliminar a pesca com redes de arrasto e redes de emalhar em águas profundas, que é exercida nas águas da UE e nas águas internacionais regidas por medidas de conservação adotadas no âmbito da Comissão de Pescas do Atlântico Nordeste.

O peixe-espada-preto e o goraz são espécies de profundidade de grande valor para os pescadores, nomeadamente os portugueses, enquanto a maruca azul e os granadeiros têm um valor médio.

Bruxelas destaca que algumas unidades populacionais de profundidade estão seriamente depauperadas -- é o caso do olho de vidro laranja e dos tubarões de águas profundas.

Para outras (maruca azul, lagartixa da rocha), a pesca é possível, desde que realizada de uma forma adequada do ponto de vista ambiental (por exemplo, evitando as capturas acessórias desnecessárias).

A fim de encontrar formas para testar artes de pesca menos prejudiciais e passar a utilizar técnicas e estratégias de pesca de menor impacto nestes ecossistemas frágeis, a Comissão Europeia decidiu financiar um estudo neste domínio, em cooperação com empresas com atividades ligadas às águas de profundidade.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Avatar do usuário
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 70
Mensagens: 1059
Imagens: 3
Registrado em: 22/01/2007 - 16:21:57
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron