Embrapa inicia primeiro sequenciamento do genoma de peixes

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Embrapa inicia primeiro sequenciamento do genoma de peixes

Postagem Número:#1/1  Mensagempor Chrony Joseph » 24/01/2012 - 22:25:55

Embrapa inicia primeiro sequenciamento do genoma de peixes brasileiros

Fonte: Globo Rural

O trabalho pretende aprimorar o melhoramento genético de espécies como tambaqui e cachara
por Globo Rural On-line


Tambaqui (Colossoma macropomum) e cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) serão as primeiras espécies brasileiras de peixe a terem seu genoma sequenciado. O trabalho, que já promoveu avanços no sequenciamento genético de espécies bovinas, suínas e de aves, se dará na segunda edição do Projeto Rede Genômica Animal da Embrapa em março deste ano.

Segundo informações da Embrapa, o sequenciamento dos peixes se dará no âmbito de quatro planos de ação do projeto que serão liderados por pesquisadores da unidade de Brasília e também da Embrapa Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas (TO).

“Tambaqui e cachara são espécies de grande importância comercial para o Brasil”, colocou Anderson Alves, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura e um dos coordenadores do trabalho, ressaltando que o sequenciamento do genoma no exterior tem possibilitado aprimorar o melhoramento genético de espécies de peixes o que se traduz em ganhos de produtividade. É o caso da tilápia (Oreochromis niloticus) e do salmão do atlântico (Salmo salar).

Entre as possibilidades do trabalho, segundo explica o pesquisador, está a identificação de genes importantes como aqueles responsáveis pelo crescimento ou pela resistência a doenças, por exemplo. Nesses casos, será possível selecionar exemplares com melhor perfil genético que cresçam mais e sejam menos vulneráveis a enfermidades.

Híbridos

Outro avanço promovido pela pesquisa, de acordo com a Embrapa, será o levantamento do grau de hibridização que envolve essas espécies. “Tanto o tambaqui como o cachara foram submetidos em cativeiro a diversos cruzamentos com outras espécies, e hoje esses híbridos já são encontrados na natureza”, assinalou Alves.

Com o sequenciamento, o pesquisador espera desenvolver uma plataforma de genotipagem capaz de identificar exemplares puros e híbridos na natureza e em plantéis de reprodutores. O projeto ainda ajudará a iniciar o banco de germoplasma de peixes da Embrapa, que será montado na unidade de Palmas.

Será a primeira vez que o Brasil sequenciará genomas de peixes. O primeiro pescado a ter o genoma sequenciado no país foi o camarão do Pacífico (Litopenaeus vannamei) executado no início da década de 2000 e financiado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Agricultura e Abastecimento e governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot