Salvador-BA: Potência náutica

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Salvador-BA: Potência náutica

Postagem Número:#1/1  Mensagempor Chrony Joseph » 09/11/2011 - 10:27:31

Fonte: Tribuna da Bahia

Potência náutica por criação, Salvador abandonou a vocação marítima para investir em outras áreas e viu outras zonas portuárias se tornarem destaque no país. Agora, a capital baiana corre atrás do tempo para novamente ser reconhecida como um dos principais destinos da navegação comercial em território brasileiro.

Desde o último dia 4, a cidade sedia a I Semana Náutica Baía de Todos os Santos, que tem como objetivo fortalecer a percepção da atividade marítima como vetor de crescimento socioeconômico e gerador de emprego e renda, além de incentivar e promover o turismo náutico na região.

“Salvador é uma cidade marcada geograficamente pela Baía de Todos os Santos, no entanto a cidade pouco aproveita da náutica para ampliar sua economia. O evento serve para mudar esse panorama buscando mais interação entre a cidade e o mar”, afirmou o secretário municipal de Relações Internacionais, Leonel Leal.

Segundo Leal, a atividade náutica tem atraído cada vez mais os olhares de empresas nacionais e estrangeiras, seja em razão da grande extensão litorânea, da crescente atividade econômica ou mesmo das grandes regatas nacionais e internacionais que aportam em cidades brasileiras. Contudo, Salvador ainda não possui estrutura e profissionais devidamente capacitados para suprir a demanda que uma potência náutica demanda. “Existe um déficit na academia.

Faltam cursos universitários que contemplem os conteúdos da náutica. Ainda são poucos os estudos da economia, da engenharia, e do turismo náutico. Faltam profissionais especializados. Queremos, com esta semana, criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a ampliação do setor, em todos os segmentos”, disse o secretário, que apresenta nesta quarta-feira (09), a partir das 8h30, no Yacht Clube da Bahia, o seminário “Desafios da Náutica no meio Acadêmico”.

A I Semana Náutica Baía de Todos os Santos segue até o dia 13 de novembro, com ampla programação que acontecerá de forma simultânea, em diversos locais da capital baiana. Serão realizados seminários, palestras, exposições, regatas, e outros eventos esportivos, além de atividades para crianças, entre elas, visita a barcos, cursos gratuitos de diversas modalidades e campeonato de pesca recreativa.

“É um esforço de forma coletiva para trazer e debater a náutica buscando maior interação entre Salvador e o mar. Queremos disseminar a prática de esportes, turismo e campanhas de preservação na Baía de Todos os Santos. Tudo isso porque Salvador nasceu do mar, e nossa expectativa é que voltemos a ter no mar o nosso principal meio de conexão com o mundo”, pontuou Leal. Informações sobre a semana náutica podem ser obtidas no site http://www.semananauticabts.com.br.

Investimentos Previstos – O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) vai investir aproximadamente US$ 85 milhões na Baía de Todos os Santos. Os recursos são do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), e serão aplicados na implantação de infraestrutura náutica em toda a área.

Entre as ações previstas, está um programa de despoluição e saneamento, a reforma e ampliação do Porto de Salvador, construção de píeres e atracadouros públicos, requalificação de terminais náuticos e hidroviários, além da atração de investimentos privados e estímulo à implantação de marinas privadas, bases de charters e receptivos turísticos.

A recuperação do Patrimônio Histórico-cultural a exemplo da Escola Agrícola em São Francisco do Conde; do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias; do Quartel dos Bombeiros, Centro Histórico Salvador; é outra área de investimento. Acontecerá ainda a qualificação profissional e capacitação empresarial voltadas para a produção associada ao turismo e na área de fabricação de barcos esportivos, equipamentos e complementos.

Regata Charente-Maritme - O ponto alto da I Semana Náutica Baía de Todos os Santos será a chegada da regata transatlântica, Charente-Maritme, que saiu de La Rochelle na França em 25 de setembro, passado, rumo a Salvador. Os primeiros velejadores aportaram nas águas da Baía no último domingo (30).

Este ano, 79 barcos de diversas nacionalidades participam da Regata, 10 deles desistiram e apenas 69 completarão a prova, entre eles, do navegador baiano Kan Chuh, velejador já experiente em outros percursos de longa duração, mas que realiza um sonho antigo de fazer a travessia do Atlântico a solo, num mini Transat 6.5.

Programação da Semana Náutica

Sexta-feira, 04 de novembro de 2011
Expo-Náutica (1º dia)
Horário: das 9h às 22h
Local: Shopping Iguatemi
Evento aberto ao público.

Sábado, 05 de novembro de 2011
Expo-Náutica (2º dia)
Horário: das 9h às 22h
Local: Shopping Iguatemi
Evento aberto ao público.
Regata de Vela, Pesca Esportiva e Curso Manejo de Pescado
Horário: das 9h as 16h
Local: Dique do Tororó

Evento aberto ao público.
Visita ao Terminal Pesqueiro
Local: Ribeira
Somente para convidados.

Domingo, 06 de novembro de 2011
Expo-Náutica (3º dia)
Horário: das 13h às 21h
Local: Shopping Iguatemi

Evento aberto ao público.
Regata de Monotipos
Horário: a partir das 12h
Local: Mont Serrat (Praia da Boa Viagem)
Competição aberta ao público.

Terça-feira, 08 de novembro de 2011
Seminário de Avaliação Náutica
Local: Yacht Clube da Bahia
Somente para convidados.

Quarta-feira, 09 de novembro de 2011
Seminário Educação Superior e Náutica
Horário: das 8h30 as 12h
Local: Yacht Clube da Bahia
Evento aberto ao público.

Quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Cerimônia de Premiação da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6, 50 2011
Local: Yacht Clube da Bahia
Somente para convidados.

Sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Campeonato Brasileiro de Remo Master (1º dia)
Local: Ilha de Itaparica
Competição aberta ao público.

Sábado, 12 de novembro de 2011
Campeonato Brasileiro de Remo Master (2º dia)
Local: Ilha de Itaparica
Competição aberta ao público.

Domingo, 13 de novembro de 2011
Desfile da Regata Charente-Maritime/Bahia Transat 6, 50 2011
Horário: a partir das 09h00
Local: Farol da Barra
Evento aberto ao público.
Exposição no Farol da Barra e Visita ao Museu Náutico
Horário: das 9h as 12h
Local: Farol da Barra (Projeto Rua de Lazer)
Evento aberto ao público.
Obs.: Programação sujeita a alterações.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot