Surfista é atacado por tubarão na praia do Pina

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Surfista é atacado por tubarão na praia do Pina

Postagem Número:#1/19  Mensagempor CacoMarinho » 29/06/2011 - 12:39:26

Fonte: NE10

Recife voltou a registrar ataques de tubarão na orla da Capital, na manhã desta quarta-feira (29). Por volta das 10h30, deu entrada no Hospital da Restauração (HR) um surfista com a perna direita estraçalhada por um animal de espécie ainda não identificada.

Segundo o Instituto Oceanário de Pernambuco, a área onde ocorreu o incidente é considerada proibida para a prática de surf ou qualquer outro esporte náutico. Este foi o 54º ataque de tubarão registrado em Pernambuco. O último ocorreu no dia 7 de setembro de 2009, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.

De acordo com o taxista que socorreu a vítima até a unidade hospitalar, o rapaz identificado como Marlison Danilo Lima de França, 21, surfava com um grupo de cerca de 10 pessoas na localidade conhecida como Buraco da Véia (ver mapa abaixo), na Praia do Pina, Zona Sul do Recife, quando foi atacado pelo animal.

O taxista José Pedro Pilar da Silva (foto abaixo), em entrevista ao NE10, contou que quando viu, o rapaz já estava saindo da água pedindo ajuda. Ele não soube informar se outras pessoas ficaram feridas ou viram o tubarão.

A assessoria de imprensa do Hospital da Restauração (HR) informou que a mordida do tubarão atingiu perna e coxa do rapaz, mas não chegou a fraturar nenhum osso. O estado de saúde dele é estável. Marlison Lima de França foi submetido ao primeiro curativo, feito no setor de emergência do hospital, e seguirá para o bloco cirúrgico. Ele não corre risco de morte, mas a equipe médica ainda não se posicionou se o rapaz terá ou não a perna amputada.

Maria da Conceição de Lima (foto acima) e Peisne dos Santos, mãe e irmã de Marlison, respectivamente, estiveram no hospital na manhã desta quarta. Muito abalada, a mãe apenas comentou que sabia que o rapaz tinha o hábito de praticar o esporte nas horas vagas e que por várias vezes havia pedido que ele parasse. Já a irmã contou que Marlison não era profissional e que ele não praticava o surfe e sim body board. Segundo ela, o irmão não tinha prática e ia mais pela diversão de acompanhar os amigos.
Avatar do usuário
CacoMarinho
Moderador
Moderador
 
Tópicos: 104
Mensagens: 1911
Registrado em: 24/08/2006 - 16:59:35
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/19  Mensagempor Chrony Joseph » 29/06/2011 - 12:42:40

Tava demorando... :|
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/19  Mensagempor Branco Jr » 29/06/2011 - 13:08:40

Sei exatamente onde ocorreu esse ataque. Demorou! :roll:
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Avatar do usuário
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)
 
Tópicos: 95
Mensagens: 2306
Imagens: 25
Registrado em: 18/01/2007 - 18:29:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#4/19  Mensagempor Surfista-Pescador » 29/06/2011 - 14:12:14

Ataque de tubarão pode ter ocorrido por imprudência do surfista

Fonte: NE10

De acordo com informações do Instituto Oceanário de Pernambuco, a localidade da Praia do Pina, onde ocorreu o ataque de um tubarão a um jovem na manhã desta quarta-feira (29), é uma área onde a prática de surf e qualquer outro tipo de esporte náutico é proibida por decreto do governo estadual. Segundo o presidente do Instituto, Alexandre Carvalho, a área de probição desse tipo de prática no litoral pernambucano compreende o trecho que vai desde a praia de Zé Pequeno, no Bairro Novo, em Olinda, até a praia do Paiva.O que inclui totalmente a praia do Pina.

Alexandre informou ainda que esse período do ano, por ser inverno, é considerado de maior risco. "Há uma maior quantidade de chuvas, baixa salinidade do mar e as águas ficam mais turvas, o que dificulta a visibilidade dos tubarões", explica. Ele informou ainda que toda a área de proibição possui sinalização e se o banhista insiste em entrar no mar ele deve estar assumindo o risco.

As equipes de reportagem da TV Jornal e do Jornal do Commercio estiveram no local do acidente e constataram que não havia nenhuma placa indicando a proibição de esportes náuticos no ponto em que o surfista foi atingido. Sobre isso, Alexandre Carvalho, justifica que a orla pernambucana é a mais bem sinalizada do mundo, contando com mais de 60 placas no trecho de risco, que compreende cerca de 30 km de extensão. Ele confirma que há uma sinalização há cerca de 200m ao sul do local do acidente, em frente ao Cabanga Iate Club, próximo ao terminal de ônibus da linha circular."A distribuição das placas de sinalização não é linear, ela varia de acordo com o agravamento do risco de cada área, mas toda a orla está sinalizada e nós também realizamos campanhas de orientação duas vezes por mês nesses locais. A população está ciente do risco". Justifica Alexandre.

Um amigo do garoto atingido, o estudante Jeferson Alves da Silva, de 21 anos, informou que eles já praticam surf no local há cerca de 3 anos e que há sete ele já via grande movimentação de outros surfistas nesse trecho da praia, mas nunca soube de nenhum caso de ataques de tubarão lá e por isso não sentia medo. Ele contou que já chegou até mesmo a ver a ação de bombeiros realizando o trabalho de conscientização sobre o risco, mas mesmo assim eles continuavam frequentando o local. A mãe do garoto, Maria da Conceição de Lima, contou que também alertava o filho sobre os riscos de praticar surf nessa área.

Nas redes sociais o caso também repercutiu negativamente. A maioria dos internautas confirma que a Praia do Pina é conhecida por todos como uma área de risco e eles afirmam já ter visto as placas de sinalização no local.

ATAQUE - O jovem Marlisson Danilo Lima de França, de 21 anos, estava surfando com um grupo de cerca de oito garotos no trecho da praia do Pina popularmente conhecido como "Buraco da Velha", lozalizado próximo ao bairro de Brasília Teimosa, por volta das 10h30 desta quarta. Ele foi morido opr um tubarão na altura da perna direita e foi socorrido para o Hospital da Restauração, onde foi submetido a cirurgia. O acidente desta quarta-feira foi 54º registrado no estado desde 1992. O último caso havia ocorrido em 7 de setembro de 2009, na praia de Piedade, quando o garoto Geovane Tiago Barbosa de Freitas, de 15 anos foi mordido na altura das nádegas, tronco e pernas e não resistiu aos ferimentos.


Surfista é atacado por tubarão na praia do Pina

Fonte: [url=http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/animais/2011/06/29/NWS,535369,4,657,NOTICIAS,766-SURFISTA-ATACADO-TUBARAO-PRAIA-PINA.aspx]PE360Graus[/url]

Marlisson Danilo Lima de França teve a perna direita quase arrancada pelo animal e foi levado, por um taxista, para o Hospital da Restauração

Imagem
Imagem
Imagem

Após um intervalo de três anos, os ataques de tubarão voltaram a acontecer em Pernambuco. Um surfista foi mordido pelo animal em um local conhecido como Buraco da Velha na praia do Pina, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira (29). A vítima é Marlisson Danilo Lima de França, 21 anos, estudante do Senai.

Eram 10h quando um grupo de rapazes aproveitaram que a maré estava enchendo para surfar em um trecho que tem alto risco de ataque de tubarão. A maré enchendo e o tempo chuvoso são, segundo os especialistas, dois dos elementos que favorecem o ataque de tubarões. Marlisson Danilo teve a perna direita quase arrancada e foi levado, por um taxista, para o Hospital da Restauração, onde passou por uma cirurgia.

O carpinteiro naval André Gomes Cavalcanti (foto 5), que trabalha em um galpão perto do local do ataque, participou do socorro da vítima. "Ele estava já na pedra pedindo socorro e um colega dele botando pano. Eu tirei uma camisa minha e fiz um toniquete. Junto com os colegas da gente, colocamos ele no braço. Foi quando uma moto correu e chamou um táxi. A gente o colocou dentro do táxi, que o levou para [o Hospital da] Restauração", conta.

Com esse registro desta quarta-feira, sobe para 54 o número de ataques de tubarão no litoral de Pernambuco, que vêm sendo contados desde junho de 1992.
Avatar do usuário
Surfista-Pescador
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 1
Gincana (1)
 
Tópicos: 43
Mensagens: 943
Registrado em: 07/10/2008 - 21:03:58
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/19  Mensagempor Beto » 29/06/2011 - 14:30:40

As vezes quando pesquei por ali sempre via surfista. Era questão de tempo.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#6/19  Mensagempor AdolfoVacemberg » 29/06/2011 - 14:38:35

Realmente, a julgar pela quantidade de pessoas surfando enquanto pesco, a incidência de ataques chega a ser pequena. Lamentável que as pessoas ignorem os avisos e a notoriedade do fato. :oops:
Pescar é pura higiene mental, prazer em contato constante com a natureza...
Avatar do usuário
AdolfoVacemberg
Bicuda
Bicuda
 
Tópicos: 1
Mensagens: 58
Registrado em: 23/03/2011 - 10:33:49
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/19  Mensagempor Savio » 29/06/2011 - 15:18:07

Se realmente existem as placas e o surfista sabe, cabe a ele assumir as responsabilidades dos seus atos.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Avatar do usuário
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 70
Mensagens: 1059
Imagens: 3
Registrado em: 22/01/2007 - 16:21:57
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#8/19  Mensagempor Fernando Rego » 29/06/2011 - 18:24:54

Infelizmente aconteceu, mas nao foi por falta de aviso!
Ha muito tempo que as autoridades, veem alertando sobre a possibilidade de ataques, principalmente no inverno, mas ´´e ignorado por muitos!

L´´a na Praia do Paiva, o que mais vemos, s~~ao pessoas surfando; inclusive eu, uma certa vez entrei na intenç~~ao de salvar duas meninas, que estavam se afogando!

Depois analisando friamente, havia uma grande possibilidade de ataques naquela ´´area, mas graças a Deus nada aconteceu!
Nunca mais entro nestas ´´aguas!
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#9/19  Mensagempor Chrony Joseph » 29/06/2011 - 20:47:33

Quem tiver interesse em ver duas fotos da perna do surfista cliquem nos links abaixo: (não coloquei em exibição automática por serem fortes)

http://pescanordeste.com.br/forum/userpix/2_foto1tuba.jpg
http://pescanordeste.com.br/forum/userpix/2_foto2tuba.jpg
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#10/19  Mensagempor Fernando Rego » 29/06/2011 - 22:12:35

Putz! :shock:
Avatar do usuário
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)
 
Tópicos: 115
Mensagens: 4500
Registrado em: 10/12/2008 - 23:52:32
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#11/19  Mensagempor CacoMarinho » 29/06/2011 - 23:00:13

Impressionante as fotos. Pelo que vi aqui o garoto teve sorte. Aparentemente o tuba so deu a mordida inicial e soltou. Os cortes secos denotam isso. Agora que lapa de mordida!
Avatar do usuário
CacoMarinho
Moderador
Moderador
 
Tópicos: 104
Mensagens: 1911
Registrado em: 24/08/2006 - 16:59:35
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/19  Mensagempor Gustavo Adelino » 30/06/2011 - 09:53:44

Caco, é por isso que dizem que os tubarões não atacam o ser humano pra se alimentar, mas por acidente, ou seja, se confundem com uma presa marinha que fazem parte de sua alimentação diária e quando percebem o gosto diferente, soltam a vítima. Mas aí já é tarde e o estrago tá feito.

Nos peixes há uma semalhança grande quanto aos ferimentos causados no ser humano. Estes peixes foram devorados provavelmente por barracudas quando fisgados, mas os cortem são bem parecidos com os do garoto do presente caso:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 98
Mensagens: 1013
Registrado em: 25/02/2010 - 18:15:09
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 25 vezes

Postagem Número:#13/19  Mensagempor Stump » 30/06/2011 - 11:08:18

negada facilita... tem placa avisando, tem todo o histórico etc... esse saiu no lucro
Avatar do usuário
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)
 
Tópicos: 26
Mensagens: 633
Registrado em: 09/01/2007 - 21:25:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#14/19  Mensagempor Beto » 30/06/2011 - 15:33:16

As fotos da perna são fortes mesmo. Acho difícil ele não perder a perna.
Ia comentar o que Fernando falou. Na praia do paiva sempre que pesco por lá há surfistas, mesmo com as placas indicando o perigo de tubarão.
Imagem
Avatar do usuário
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)
 
Tópicos: 230
Mensagens: 3130
Imagens: 10
Registrado em: 23/10/2008 - 13:01:54
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#15/19  Mensagempor Ferreiro_AL » 30/06/2011 - 17:48:35

Eles aceitam o risco. Uma hora a conta chega.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Próximo

Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot